sábado, 30 de outubro de 2010

Resolvido o problema de abastecimento de água na cidade

Em uma entrevista, concedida ao radialista J. Martisn da Rádio Aquarela FM, o Presidente do SAAE, Heitor Pessoa, informou que os equipamentos que foram danificados pela água no açude Sousa já foram reparados e dentro de poucas horas o abastecimento de água para Canindé deverá estar normalizado.

Prefeito municipal faz rodízio de secretários


Conforme o Portal Canindé noticiou no dia 3 de setembro, por ocasião da troca de comando da Guarda Municipal,  que de acordo com informações de fontes ligadas ao prefeito, haveria a possibilidade de outros secretários também serem substituidos, esta informação foi confirmada pois na manhã de ontem, 29/10, o Prefeito Municipal de Canindé Cláudio Pessoa anunciou mudanças e remanejamentos em pastas de seu secretariado: Lindeval Moura, da Educação passa a assumir a Fundação de Esporte e Cultura, em seu posto assume Rosimeire Cardoso, que antes era secretária de Ação Social, pasta que está sendo assumida interinamente pela Sub-Secretária Baiquinha; Michel Brito que antes era Chefe de Gabinete passará a assumir a Secretaira de Ouvidoria, e em seu lugar assume Diana Gomes, que anteriormente já tinha feito parte da administração Cláudio Pessoa.
Em seu pronunciamento, o Prefeito Cláudio Pessoa, negou a participação de seus secretários que foram substituidos em qualquer irregularidade cometida, e afirmou que as mudanças foram necessárias para aprimoramento de sua administração, e quando se fizer necessário, outras mudanças como estas poderão acontecer. 
Com relação ao novo secretário de Ação Social, há nomes já sendo sondados, mas o prefeito preferiu aguardar para uma posterior definição.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Equipamento do SAAE afunda no açude Sousa e deixa cidade sem água


No final da tarde de terça-feira (26/10), a balsa  que dava sustentação aos equipamentos do SAAE, no açude Sousa, foi danificada por motivo ainda desconhecido, chegando a afundar, deixando bomba e motores debaixo d'água, interrompendo assim o bombeamento de água para abastecimento de Canindé.
De acordo com o Presidente do Sistema de Abastecimento de Água e Esgosto de Canindé, Heitor Pessoa, providências estão sendo tomadas para que o problema seja contornado o mais breve possível. 
Mesmo assim, em algumas partes da cidade o abastecimento está normalizado, tendo em vista o bombeamento que está sendo feito do açude São Mateus.  

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Secretaria de Educação de Canindé fecha convênio com agricultores de Caridade para fornecimento de merenda escolar



A Secretaria de Educação do município de Canindé fechou convênio com agricultores do município de Caridade, os quais passarão a fornecer 30% da merenda escolar a ser distribuida nas escolas municipais, ou seja, os alunos consumirão produtos da agricultura familiar da região, tais como tapioca, mel, frutas, verduras e muitos outros itens.
De acordo com a Secretário de Educação do município, Lindeval Moura, os agricultores de Canindé não puderam ser incluidos no convêncio por não estarem com a documentação necessária devidamente regularizada.

Macaco causa rebuliço no bairro Alto Guaramiranga


Um macaco prego, de proximadamente 2 anos, chamou a atenção da população, quando na última terça-feira (26/10), apareceu na rua Joaquim Macário, no bairro Alto Guaramiranga.
Depois de muito rebuliço e corre-corre, o macaco foi parar na casa de Dona Irismar Freitas, que entregou o macaco aos cuidados do zoológico e posteriormente será encaminhado ao Ibama.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Marcada a data para o exame classificatório para cursos de Ensino Médio no IFCE, Campus Canindé


Com provas previstas para o dia 12 de dezembro, das 9 às 12 h, o IFCE de Canindé disponibiliza vagas para  os Cursos de Técnico em Telecomunicações, no turno manhã, e Técnico em Eventos, no turno da tarde, na modalidade de cursos integrados, que englobam o Ensino Médio juntamente com o Curso Técnico, com duração de 8 semestres, cujo pré-requisito aos participantes é ter o Ensino Fundamental completo.
Maiores informações podem ser conseguidas através do fone (85) 3343.0572 ou pelo site www.caninde.ifce.edu.br.
As inscrições são gratuitas, com aulas ministradas em um único turno, em escola pública e gratuita, com ensino reconhecidamente de alta qualidade.
Desde o início deste semestre letivo, os cursos de Ensino Médio e Ensino Superior do IFCE já funcionam na sede definitiva do Campus de Canindé, localizado no bairro Jubaia, em modernas e amplas instalações.

______________________________________________________________________________________

Frutas e verduras pelo menor preço e a melhor qualidade, você só encontra no Juarez das Frutas.
Fone: 3343.1123

800 motoqueiros visitam Canindé no final de semana


No último domingo (24/10), cerca de cinco motorromarias visitaram o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé. Eram motoqueiros vindos dos municípios de Reruitaba, Martinópole, Paracuru, Tianguá, e do Conjunto São Vicente de Paulo, em Fortaleza. 
De acordo com Germano Silva, Assessor de Romarias da paróquia, cerca de 800 motoqueiros estiveram visitando a cidade, e foram condecorados com a comenda do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, onde receberam as bênçãos de boas vindas. 
Além dos motoqueiros muitos outros visitantes vindos principalmente em caravanas de ônibus, também, estiveram em romaria a Canindé. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Homem morre em acidente no semáforo do bairro Alto Guaramiranga

Por volta das 16:30 h desta sexta-feira (22/10), morreu em um acidente, no cruzamento das ruas José Veloso Jucá e Joaquim Custódio, onde fica lozalizado um semáforo, o motoqueiro Antonio Aldeci Batista de Oliveira, de 22 anos de idade, que guiava uma moto Honda Fan, de placa NQX 5137, com inscrição de Canindé.
De acordo com informações de populares, ele chegou a colidir com um automóvel Hilux, de placas HXY 0869, guiado por um homem não identificado que fugiu do local sem prestar socorro à vítima.
Um mototaxista também foi envolvido no acidente, de nome Antonio Valdemir Freitas Alves, 25 anos, que foi socorrido com fraturas em uma das pernas, e levado ao Hospital São Francisco, em Canindé.

Mais cinco ruas serão pavimentadas em Canindé


Na manhã desta sexta-feira (22/10), o prefeito municipal Cláudio Pessoa acompanhando de sua comitiva visitou cinco ruas na cidade de Canindé, onde assinou ordem de serviço para a pavimentação em pedra tosca, tratam-se das ruas: Zuil Vieira, no bairro do Esse; Luís Fabiano III, no bairro do Monte; Célio Martins, no bairro Riacho São Francisco; Adelino Martins, no bairro Santa Clara e rua João Neco, no bairro Bela Vista.
De acordo com o prefeito, a execução das obras deve ser imediata.

CDL escolhe logista do ano


A Câmara de Dirigentes Logistas de Canindé escolheu, através de seus associados, o empresário Iran Lobo, proprietário da Gráfica Canindé, como logista do ano. Iran será agraciado, no próximo dia 17 de dezembro, com a comenda César Campos, considerada a mais importante para a classe empresarial de Canindé.
Além da Gráfica Canindé, mais duas empresas reeberão uma comenda como empresa destaque, JP Celulares e Panificadora Modelo. A informação foi passada pelo presidente da CDL Canindé, Antonio Alves Pereira, nesta quinta-feira (21/10).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novos audios da missa de Canindé, em que esteve presente o candidato José Serra

O site Luis Nassif Online divulga audios da missa de 16/10/2010 em Canindé, em que estava presente o candidato a presidência da república, José Serra.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-novos-audios-da-missa-do-caninde

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Veja fotos da cerimônia de encerramento da Festa de São Francisco em 2010





Fotos da procissão com a imagem de São Francisco, dia 17/10/2010, em Canindé







Visita de José Serra a Canindé




No último sábado, dia 16/10, o candidato a presidência da república pelo PSDB, José Serra, esteve visitando Canindé, onde participou de uma reunião política com correligionários e da celebração da santa missa às 16 horas, na praça da gruta de Nossa Senhora de Lourdes. 
José Serra estava acompanhado do Senador Tasso Jereissati, Lúcio Alcântara, Marcos Cals, Senador Mão Santa, dentre outros. 
Os políticos, ao chegarem ao local da missa, foram assediados pela imprensa e populares o que gerou um certo tumulto, causando uma irritação ao celebrante, identificado como frei Francisco, que estava em Canindé por ocasião da Festa, culminando em desentendimentos entre os políticos e o celebrante. Além disto houve manifestação de militantes do PT e PSDB que entraram em confronto e trocaram insultos, justamente na hora da missa, gerando uma polêmica de repercussão nacional.
Um panfleto que atacava a candidata Dilma que estava sendo distribuido durante a missa  também teria sido uma das causas. Padre Francisco tentou explicar que não se tratava de um panfleto distribuido pela igreja e que seriam calúnias contra a candidata Dilma. Quando o Senador Tasso revidou o posicionamento de Frei Francisco, teve início, então, o tumulto.
De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, presente ao local, após a celebração, os franciscanos tiveram que sair da gruta escoltados por seguranças e pela polícia militar, por se sentirem ameaçados naquele momento.

Fotos da Romaria de Carretas vindas de Codó, no Maranhão








Coordenada pelo Sr. Francisco Oliveira, a tradicional romaria de carretas vindas de Codó, no Maranhão, neste ano com uma caravana 15 carretas que transportaram cerca de 2500 romeiros,  mais uma vez  fez presença marcante na Festa de São Francisco.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

José Serra estará em Canindé neste sábado


Neste sábado (16/10), o candidato a presidente do Brasil, José Serra, visitará o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé. Ele estará em Canindé para participar da Festa de São Francisco, quando assistirá uma missa às 11 h, na praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, e em seguida participará de uma reunião com lideranças regionais.
José Serra virá a Canindé juntamente com o Senador Tasso Jereissati, contando também com a presença de outras lideranças municipais e estaduais do PSDB.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aquarela FM dá um show de cobertura da Festa de São Francisco 2010


Neste ano de 2010, a Rádio Aquarela FM está dando um show de cobertura dos festejos de São Francisco, em Canindé.
Com repórteres prontos para levar até você a melhor cobertura da festa do nosso padroeiro, sob o comando de Assis Vieira, contando com uma grande equipe montada para levar a melhor informação do Estúdio "A", na rua 29 de julho 411-b e do Estúdio "B", diretamente da praça da Basílica, levando uma programação especial para os nossos ouvintes durante a Festa de São Francisco.
Segundo a Diretora Financeira e proprietária da rádio, Daniela Monteiro, o objetivo é de levar as últimas notícias do que acontece na Festa de São Francisco das Chagas 2010, não só aos canindeenses que moram aqui e também em outras localidades, mas para o público em geral, que podem sintonizar a informação ágil e sempre atualizada da Rádio Aqualera Fm, através do blog da rádio,  na internet.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Praça dos Romeiros a cada noite fica mais lotada nas novenas de São Francisco

A cada noite, a Praça dos Romeiros fica cada vez mais lotada com a presença de romeiros e paroquianos participando das novenas em louvor a São Francisco da Chagas, em Canindé. 
Nesta terça-feira (13/10), acontenceu a quinta noite de novena na Praça dos Romeiros, celebrando, também, o dia de Nossa Senhora Aparecida, e uma grande multidão lotou aquela praça.  A partir de hoje (13/10), com a chegada de mais peregrinos, até sábado (16/10), quando acontecerá a última novena, grande multidão deverá se fazer presente nas celebrações da Praça dos Romeiros, para participar deste grande e especial momento de prova de fé e devoção, quando romeiros vindos de todo o Brasil e principalmente do Nordeste visitarão Canindé. 
Vale ressaltar, que o encerramento da Festa de São Francisco das Chagas em 2010 acontecerá neste domingo (17/10), com uma grande procissão com a imagem do Santo pelas principais ruas da cidade.

Chegam, nesta sexta-feira (15/10), as carretas vindas de Codó-MA

Chegam, na manhã desta sexta-feira (15/10), 19 carretas vindas de Codó, no Maranhão, que neste  ano de 2010 trarão mais de 3 mil pessoas em peregrinação ao Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé. Esta romaria das carretas de Codó-MA é uma das grandes tradições no período da Festa em visita  à nossa  Canindé. 
Os romeiros deverão ficar alojados na Escola Caic, no bairro Palestina.

Missa dos Comunicadores na praça da Gruta

Como todos anos acontece, foi celebrada a "Missa dos Comunicadores", desta vez na praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada atrás da Basílica de São Francisco das Chagas, às 16 h , neste dia 12 de outubro, presidida por frei Marconi Lins, Ministro da Província de Santo Antonio e concelebrada por outros religiosos presentes. 
A Missa é uma homenagem aos comunicadores que trabalham nos orgãos de imprensa, e contou com a participação de repórteres, jornalistas e radialistas locais.




Fotos de romarias a pé vindas de Fortaleza

Já chegaram a Canindé as tradicionais romarias "Dom Joaquim", "Da Glória" e "Da Paz", com grupos de cerca de 300 pessoas, que anualmente peregrinam a pé até Canindé, durante o período da Festa de São Francisco.





terça-feira, 12 de outubro de 2010

Canindeenses fazem promessas para acompanhar procissão do Painel de São Francisco

No período da Festa de São Francisco, existem vários momentos que marcam a fé dos devotos no santo. Um deles é a procissão do Painel de São Francisco da Chagas, que neste ano de 2010 está completando 120 anos de existência. Para o canindeense Francisco Ferreira Costa, de 54 nos de idade, é um momento de agradecimento pelas graças alcançadas e por tudo que acontece de bom em sua vida, pois há mais de 20 anos o devoto participa das cinco primeiras procissões, ajudando a levar o painel. Assim como o Sr. Francisco Costa, muitos outros canindeenses e romeiros fazem sua confissão de fé e devoção ao santo acompanhando as procissões com o painel.

domingo, 10 de outubro de 2010

Polícia divulga nomes de presos na mega operação policial realizada em Canindé


Ao todo foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, com 9 pessoas presas em flagrantes. 

Foram presos: Francisco Flávio Silva Ferreira e Aline Silvestre Ferreira na Rua Alain Carneiro, bairro João Paulo II, com o casal a policia encontrou cerca de 500 reais, 10 papelotes de maconha e 05 celulares, marido e mulher foram autuados em flagrantes por tráfico de drogas; Francisca Olivanda Marques Uchôa, Francisco Erivanio Bernadino Moreira e Elizaldo Gama dos Santos, o trio foi preso na Rua Joaquim Cordeiro, bairro Alto Guaramiranga com cerca de 01 quilo de maconha, 500 gramas de cocaína, 100 gramas de crack, uma balança, vários celulares e aproximadamente 1400 reais. Assim como os primeiros todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas; Antonio Morais da Silva, preso na Rua irmã Manuela - Alto Guaramiranga, com 100 gramas de cocaína e 60 gramas de crack e vários celulares, também autuado por tráfico de drogas. Já o comerciante Francisco Evandro dos Santos, conhecido como Evandro Raquel foi preso no seu próprio comércio na Rua Mozart Pinto, Bairro Centro, no seu comércio a policia encontrou 72 cartuchos calibre 12, 86 cartuchos calibre 22, 35 cartuchos calibre 32, 22 cartuchos calibre 36, 10 cartuchos calibre 38, 04 cartelas de cartuchos calibre 40, 37 tubos de polvora e 19 caixas de espoleta, este foi autuado por posse e venda ilegal de munição. João Batista Franklim foi preso na comunidade de Madeira Cortada - Zona Rural de Canindé, na sua casa a policia encontrou uma espigarda calibre 12 e vários passáros. E por último foi preso Antonio Jocélio Bezerra de Sousa na localidade de Ipú Monte Alegre preso com 01 revólver calibre 32 e uma espingarda socadeira. Ambos  foram autuados por posse ilegal de arma de fogo.Todos os presos se encontram na Delegacia Regional de Policia Civil.

40 anos de celebração da missa dos vaqueiros


Os vaqueiros do município de Canindé e da região comemoraram os 40 anos de celebração da santa missa em louvor aos vaqueiros no período da Festa de São Francisco.
De acordo com Dina Martins, vaqueira e Mestra da Cultura, a primeira missa que foi celebrada aconteceu no dia 1 de outubro de 1970.
A missa dos vaqueiros, neste ano de 2010, foi celebrada pelo pároco frei João Amilton na igreja de São Pedro, no bairro Alto do Moinho, e contou com a participação de grande número de vaqueiros, dentre eles o Sr. Cosmo Paulino Viana, de 83 anos, residente em Vila Campos, considerado o vaqueiro mais antigo vivo de Canindé.

Fotos: Tom Lima - Sr. Cosmo Paulino, 83 anos.

Repórter Otacílio Duarte entrevistando Sr. Cosmo



















Sr. Cosmo caracterizado de vaqueiro
.