segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

24 candidatos concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA divulgou os nomes dos candidatos que estão concorrendo ao cargo de Conselheiro Tutelar no município de Canindé. A eleição está marcada para acontecer no próximo dia 27 de março.

Confira aqui os nomes (apelidos) e números dos candidatos:

Aglaê Caúla Barros (Aglaê) - nº 50; Augostinho Silva Abreu - nº 49; Antonio Ferreira Uchoa - nº 15; Antonio Honório Ricardo Freire - nº 21; Clara Rejane Saraiva da Rocha (Clarinha) - nº 16; Eufrázio Silva Batista (Eufrázio) - nº 14; Francisca Aleluia Pereira Barbosa (Aleluia) - nº 34; Francisca Cesarina Alves Bezerra (Pequena) - nº 43; Francisco José Gonçalves da Cruz (José Gonçalves) - nº 40; José Erialdo Pimenta (José Leal) - nº 45; José Raimundo dos Santos (Bilinha) - nº 33; José Valdenir Costa Almeida (Nizinho) - nº 23; Júlio César Lira Abreu - nº 17; Luís Roberto Oliveira de Negreiros (Bebeto) - nº 47; Manoel Pereira dos Santos (Manoel Pereira) - nº 20; Maria Aparecida Maciel Bianor (Cida Bianor) - nº 46; Maria de Fátima das Graças Santos (Gracinha) - nº 24; Maria do Socorro Cosme Marçal (Socorro Marçal) - nº 27; Noélia Barros dos Santos (Noélia) - nº 25; Paulo Pereira de Sousa (Paulo Pereira) - nº 30; Raimundo dos Santos Roque (Ibernon) - nº13; Raimundo José Alves Araújo (Raimundo José) - nº11; Raimundo Moura Muniz Júnior (Raimundo Júnior) - nº 39 e Rosa Brito Matias (Rosa) - nº36.

____________________________________________________________________________________
Farmácia Luiza - A Farmácia que conquistou seu coração
Tele-entrega: 3343.3395

Engenheiro da Secretaria de Saúde do estado visita terrenos em Canindé para localização do Hospital Regional do Sertão Central


Esteve em visita de trabalho à Canindé, o engenheiro do Núcleo de Obras e Manutenção da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Maurício Peixoto, que veio verificar a adequação dos terrenos oferecidos pelo município de Canindé para alocar a possível construção do Hospital Regional do Sertão Central.


Dr. Maurício veio conhecer as justificativas que o município de Canindé oferece como localização geográfica estratégica para a implantação do Hospital Regional. A princípio, ele observou que os terrenos estão localizados em pontos estratégicos da cidade, apresentando excelente localização, com acesso facilitado à BR 020 e às CEs que interligam diversos municípios que compõem a região do Sertão Central, Maciço de Baturité e Inhamuns, e que já contam com infraestrutura de energia elétrica, água, telefonia, saneamento básico e área suficiente e adequada ao projeto com cerca de 4 hectares.


Dr. Maurício foi recepcionado por uma comissão de representantes de instituições públicas e da comunidade,  onde estiveram presentes: Dr. Rosélia Soares de Mesquita, da 5ª Célula Regional de Saúde/Canindé; Dra. Clara Medeiros, Secretária Municipal de Saúde; Dra. Aline, do Consórcio da 5ª Micro-regional de Saúde; Paulo Magalhães, do CDL de Canindé; Uiratê Paiva, representando a empresa que elaborou o projeto de viabilidade técnica; Vanderlan Teixeira do Núcleo de Endemias e Júlio Cezar "Alemão", representante do Conselho Municipal de Saúde.


"Alemão", que é um dos articuladores da campanha em prol da instalação do Hospital Regional em Canindé, se mostra confiante que os critérios técnicos irão prevalecer, pois o município de Canindé geograficamente atende a todos os requisitos pré-estabelecidos pelo governo do estado.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Paróquia divulga datas de primeiras eucaristias em 2011


A Pastoral Catequética da Paróquia de São Francisco das Chagas, em Canindé, divulgou as datas de realização das celebrações das primeiras eucaristias nos bairros da sede do município.

As celebrações serão realizadas nas seguintes datas:

Mês de Março:
- Canindezinho: dia 5
- Boa Vista: dia 12
- Riacho São Francisco: dia 13
- Can: dia 20
- Monte: dia 26
- São Mateus: dia 27

Mês de Abril:
- Imaculada Conceição e Palestina: dia 2
- Bela Vista: dia 3
- João Paulo II e Coração de Jesus: dia 9
- Centro e Conjunto Habitacional: dia 10
- Santa Terezinha e Cachoeira da Pasta: dia 16
- Santa Luzia: dia 17
- Esse: dia 28
- Alto do Moinho e Campinas: dia 30

De acordo com Lucélia Araújo, coordenadora da Pastoral Catequética, receberão o sacramento da primeira eucaristia cerca de 700 catequisandos.
As celebrações acontecerão sempre às 19 h, com exceção do Centro que acontecerá às 8 h da manhã, na Igreja de São Tarcísio.  

____________________________________________________________________________________
Car Peças : Peças e Acessórios - Com Serviços de Mecânica em Geral
Loja 1: Rua Euclides Barooso, 478
Loja 2: Rua Tabelião Facundo, 309

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Iniciada a reforma da Igreja das Dores em Canindé


Após concluída a reforma da Igreja do Monte, a Paróquia de São Francisco das Chagas deu início aos trabalhos de reforma da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no centro de Canindé, reforma que incluirá, dentre outros itens, a mudança do telhado e nova pintura externa.
Os trabalhos deverão estar concluídos antes do início do mês de maio, quando    na Igreja das Dores são realizadas tradicionalmente as novenas marianas.

Prefeito de Canindé ganha mais dois aliados na Câmara Municipal


Aconteceu na manhã de hoje, 25/02, na Câmara Municipal de Canindé mais uma sessão, na qual compareceram somente 8 dos 10 vereadores, mas até às 10:30 h apenas 4 vereadores permaneceram presentes. A sessão teve que ser encerrada mais cedo, por falta de quórum nas votações de projetos e inquérito da CPI a ser aprovado pela Câmara de Canindé.
Presume-se com isso, que o prefeito de Canindé, Claudio Pessoa, teria ganho mais dois aliados para a sua base de apoio na Câmara Municipal; seriam eles: o Vice-Presidente da Câmara, Panta e o Segundo Secretário, José Alexandre, que antes faziam parte do bloco da oposição.
Assim, o prefeito Cláudio passaria a ter a sua base aliada composta agora  por 6 vereadores: Marinha Coelho, Germano, Ramin, Toinho do Gordim, Panta e Alexandre. Apenas 4 vereadores permaneceriam na oposição ao prefeito: Ximenes Filho, o Presidente, Robson Saraiva, Chico Justa e a Primeira Secretária, Zeleide Araujo.

Detentos cavam túnel e tentam fugir da cadeia


Na noite quinta para sexta-feira, 24/02, os detentos da Cadeia Pública de Canindé, mais precisamente os 24 presos da cela de número 2 cavaram um túnel de dois metros de profundidade e um metro e meio de largura e tentaram fugir, mas a guarda da cadeia observou o barulho e solicitou reforço policial, evitando, assim, a fuga.
Após vistorias, a polícia encontrou nas celas, 7 carregadores de celular, 5 aparelhos de telefone celular, 4 facas, 3 cosocos, 3 colheres de metal, 2 cachinbos para uso de crack, e uma máquina de cortar cabelos. 
A Cadeia Pública de Canindé continua ainda interditada pela justiça e  nenhuma providência por parte da Secretaria de Justiça foi tomada até o momento. 
De acordo com o juiz das execuções penais, Dr. Antonio Josimar Almeida Alves, há muito tempo que ele já vem procurando as autoridades do município e do estado, mas não foram tomadas providências para solucionar o problema.

Prefeitura realizará bailes em praça pública no Carnaval 2011 em Canindé


Na manhã de quinta-feira, 24/02, o secretário de cultura do município, Michel Brito, confirmou que a prefeitura já está planejando a organização e que realizará bailes em praça pública no Carnaval 2011 em Canindé, isto nas quatro noites de folia. Ressaltou, que em virtude da dificuldade por que passa o município, neste ano não contaremos com grandes atrações, apenas bandas locais animarão os foliões. As bandas ainda serão escolhidas por licitação

No último dia de carnaval, acontecerá o desfile das “cutruvias”, já tradicional no carnaval de Canindé, quando homens vestidos de mulher desfilam em cortejo pelas ruas da cidade.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Delegada Municipal ouve testemunhas do caso cabo Stênio

Na tarde desta quarta-feira, 23/02, a Delegada Municipal de Canindé, Cláudia Oliveira Guia, ouviu três testemunhas favoráveis à Antonio Carlos Abreu Pereira, que foi vítima dos disparos efetuados pelo ex-vereador cabo PM José Stênio Maciel,  na última sexta-feira, 18/02, nas proximidades da Câmara Municipal de Canindé.
De acordo com o advogado da família da vítima, Dr. Victor Diogo Sampaio, o processo está sendo acompanhado para que não ocorra distorções dos fatos e rebateu o depoimento dado pelo acusado, que teria alegado legítima defesa. Para Dr. Victor, existem testemunhas que provam exatamente o contrário do que foi alegado por cabo Stênio. 
Segundo as testemunhas, Antonio Carlos estava em um bar quando foi surpreendido por cabo Stênio de arma em punho, que foi logo efetuando os disparos. Dr. Victor alegou ainda que a vítima estava desarmada, sem condições de se defender.
O celular do PM foi encontrado e entregue à Delegada Cláudia Guia. Este celular contém informações de uma possível ligação que teria sido feita passando informações de onde estaria Antonio Carlos, poucos momentos antes do incidente.

Jovem morre com suspeita de dengue hemorrágica em Canindé


No final da manhã desta quarta-feira, 23/02, um adolescente de 14 anos de idade, residente no bairro Bela Vista, em Canindé, faleceu após dar entrada no Hospital Regional São Francisco com suspeita de dengue hemorrágica. 
Além deste óbito, uma criança de 7 anos, residente no bairro Palestina, deu  também entrada no Hospital Regional São Francisco com suspeita de dengue hemorrágica, e foi encaminhada para atendimento especializado em Fortaleza.
De acordo com Jocélia Oliveira, coordenadora do setor de epidemias do município, os dois casos serão investigados para confirmar ou não o diagnóstico de dengue hemorrágica.  

_____________________________________________________________________________________
Farmácia Luiza - A Farmácia que conquistou seu coração
Tele-entrega: 3343.3395

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Matéria publicada no Portal Canindé ganha destaque na mídia


A matéria "Artesã transforma material reciclável em arte", publicada pelo Portal Canindé, em 08 de dezembro de 2010, ganhou destaque na mídia estadual, e foi também divulgada na rádio Aquarela Fm de Canindé,  na revista Atual.com e também pela TV Diário.
A matéria citada,  destacava o trabalho de "Adriana Maria Martins Almeida, 46 anos, que há pelo menos duas décadas utiliza garrafas pets, pintura em madeira e barro, telhas, bordados, crochê e muitos outros trabalhos que são comercializados em Canindé para prover o seu próprio sustento".
Adriana se mostra muito feliz pela oportunidade de ver valorizado e reconhecido o seu trabalho e pela repercussão muito positiva que a matéria teve na mídia.

Já circula na cidade a primeira edição de 2011 da Revista Atual.com


Já circula na cidade de Canindé, com distribuição gratuita, a edição nº 6 da revista Atual.com, já em seu segundo ano divulgando os fatos em destaque de nossa terra, valorizando a cultura, o empreendedorismo e outros temas importantes do nosso cotidiano.

População faz protesto "bem humorado" sobre os buracos nas ruas da cidade


Um inusitado protesto sobre os buracos nas ruas da cidade foi feito por populares na Av. José Veloso Jucá, no bairro Alto Guaramiranga, em Canindé, onde em um desses buracos foi colocado o boneco "Zé Buraco", numa forma humorística de reclamar, bem  típica dos cearenses.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ex-vereador Cabo Stênio se apresenta à polícia

No final da tarde desta segunda-feira, 21/02, o cabo PM José Stênio Maciel, ex-vereador de Caninde, se apresentou na companhia de seu advogado, Dr. Tibério Almeida Peres, na Delegacia Regional de Canindé. Cabo Stênio é acusado de ter baleado na última sexta-feira, dia 18/02, com um tiro no braço direito e outro na cabeça seu desafeto político Antonio Carlos Abreu Pereira, 37 anos, nas proximidades da Câmara Municipal de Canindé, ocasião em que também foi vítima de uma bala perdida Regiane Oliveira Cruz, 34 anos, que foi atingida  por um disparo no pé direito. 
Em seu depoimento, o cabo Stênio alegou legítima defesa. Segundo Cabo Stênio, ao chegar a um bar, nas proximidades da Câmara Municipal, Antônio Carlos teria lhe agredido e ele para se defender acabou atirando.
De acordo com a Delegada Municipal, Dra. Cláudia Oliveira Guia, foi instaurado inquérito para apurar o caso e cabo Stênio foi enquadrado por tentativa de homicídio.

CPI ameaça pedir prisão para intimados faltosos não localizados pela polícia


A Polícia Civil de Canindé, comandada pelo delegado Dr. Dionísio Amaral da Paz, realizou diligências no sentido de localizar alguns secretários e outros convocados, que fazem parte da atual administração municipal, para serem conduzidos até a Câmara Municipal de Canindé e assim prestarem depoimento à CPI. Mas segundo informou o vereador presidente da CPI, Chico Justa, a polícia só conseguiu localizar três pessoas para prestarem depoimento, as demais mais uma vez não foram localizadas. 
Vale ressaltar que as três pessoas encontradas foram conduzidas pela polícia até a Câmara Municipal para, então, prestarem depoimento. 
Diante disto, o presidente da CPI declarou que pedirá, então, à justiça a prisão dos faltosos e assim conseguir deles os depoimentos.

Sai nova lista dos aprovados para o cargo de Guarda Municipal

Cumprindo determinação do juiz  da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Dr. Antonio Josimar Almeida Alves, a Comissão Organizadora do Concurso da Prefeitura Municipal de Canindé, anunciou em 17 de fevereiro,  a lista de classificados para o cargo de Guarda Municipal, como segue:

1º Antonio Ivan Cavalcante Farias, 2º Francisco Handerson Mendonça Menezes, 3º Jonas Neri Castro, 4º Fábio Silva Braga, 5º Orismilde Neco Ferreira, 6º Francisco Ronyelle Martins Souza, 7º Audizio Bezerra de Almeida, 8º Francisco Willian Gomes Ferreira, 9º José Erilson Sousa Feitosa, 10º Francisco Regis Justa Santos, 11º Wecley Cosmo Martins, 12º Josimar Sousa Inacio, 13º Francisco Osmaci Lucena Pereira, 14º Diego Freire Abreu e 15º Carliane Cavalcante Rodrigues.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Reinaugurada a Igreja do Cristo Rei



A paróquia de São Francisco das Chagas reinaugurou, no último sábado, 19/02, a Igreja do Cristo Rei, conhecida como Igreja do Monte.

Inaugurada em 30 de junho de 1915, ano de grande seca no estado do Ceará, a Igreja do Cristo Rei, mais conhecida como Igreja do Monte, arquitetada e construída por Thomaz Barbosa Cordeiro, teve o início de suas obras em 1909, sendo definitivamente concluída somente no ano de 1917, com o apoio da população, que carregava os tijolos em procissão até o local da construção.
A  construção da Igreja do Cristo Rei, no bairro do Monte, se deu diante da determinação de Frei Cirilo de Bergamo, depois de ordenar a colocação de uma cruz de madeira vinda da Serrinha do Limoeiro, no local onde então seria construída a Igreja do Coração de Jesus,  que posteriormente passaria a ser devotada ao Cristo Rei.


A atual reforma orçada em R$ 107.568,32 modificou instalações elétricas, pintura e afrescos,  ganhando uma nova inluminação nos padrões da existente na Basílica de São Francisco, dentre outros detalhes nas partes internas e externas  da igreja, sem descaracterizar a originalidade daquela ermida, considerada a 15ª estação da via sacra que inicia-se na Igreja de Nossa Senhora das Dores.

 Esta reforma foi idealizada pelo pároco Frei João Amiltom, que se mostra bastante feliz  com o resultado das obras, que foram coordenadas pelo engenheiro Maurício Rabelo, o mesmo que foi responsável pela última reforma por que passou a Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé.  


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Homem é baleado por ex-vereador em frente a Câmara Municipal de Canindé

Na manhã de hoje, 18/02,  o ex-vereador Cabo Stênio  após disparar 6 tiros, atingiu, na região da cabeça e no braço, Antônio Carlos Abreu Pereira, 37 anos,  conhecido como "Antonio Carlos Lira", da comunidade de Vazante do Curu, em Canindé, logo após um desentendimento entre os dois, nas proximidades do prédio da Câmara de Vereadores de Canindé, no momento em que acontecia uma sessão da Câmara. 
Segundo informações, já havia uma rixa antiga entre os dois por motivos políticos.
Uma mulher, Regiane Oliveira Cruz foi, também, atingida no pé pelos disparos, vítima de uma bala perdida durante o incidente.
O ferido foi socorrido por um parente, um sobrinho, Giovanni Lira, e levado ao Hospital São Francisco, onde foi atendido por uma equipe médica e posteriormente transferido para Fortaleza, em consequência da gravidade dos ferimentos.
A Polícia Militar, sob o comando do Ten Cel Onofre, do 4º Batalhão, está fazendo diligências para prender o Cabo Stênio por tentativa de homicídio.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Polícia faz apreensão de armas de fogo em Boa Viagem


A polícia militar FTA de Canindé e o COTAM de Fortaleza fizeram um trabalho conjunto que resultou na apreensão de várias armas de fogo e munição no município de Boa Viagem, que estavam em posse de José Everardo de Sousa, na Fazenda Poldrinho, na comunidade de Poço da Pedra e José Esterval Rodrigues da Silva, no distrito Ibuaçu. 
Na operação, a polícia apreendeu várias espingardas de grosso calibre, revólveres, munição e até um colete à prova de balas.

A polícia conseguiu chegar até esse arsenal de armas e munição após a prisão de Antonio Genival Maciel, de 48 anos, morador da comunidade de Poço da Pedra,  em Boa Viagem, que havia sido preso em Canindé, na noite da última quarta-feira, 16/02, de posse de um revólver calibre 38 e mais 14 cartuchos intactos.
As armas apreendidas e os infratores foram levados para procedimentos na Delegacia Regional de Canindé.

Fotos: Nilton Araújo

___________________________________________________________________________________
Car Peças - Peças e Acessórios - Serviços de mecânica em geral
Loja 1: Rua Euclides Barroso, 478
Loja 2: Rua Tabelião Facundo, 309

Prefeito dá ordem de serviço para construção de casas no distrito de Salitre



O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa assinará nesta quinta-feira, 17/02, no Distrito de Salitre, a ordem de serviço para reconstrução de 22 casas.
A obra faz parte do Projeto de Controle da Doença de Chagas no município, com valor estimado em aproximadamente 400 mil reais e prazo de conclusão em 120 dias.
As famílias beneficiadas ganharão casas de alvenaria que substituirão as antigas, de taipa, ficando, assim, mais protegidas do besouro causador da doença de Chagas.
A informação foi passada pela assessoria de comunicação do município, através de Clara Moura.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Assaltantes levam mais de R$ 10 mil de comerciante no bairro Alto Guaramiranga

Por volta do meio dia e meia desta quarta-feira, 16/02, bandidos rederam  o comerciante Antonio Tobias  e tomaram de assalto R$ 10.400,00 da vítima.
De acordo com informações do comerciante, ele teria sacado o dinheiro na agência da Caixa Econômica Federal, e provavelmente teria sido vítima de uma saidinha bancária, pois na primeira parada que fez em uma oficina no bairro Alto Guaramiranga, foi abordado por dois homens que anunciaram o assalto. Um deles chegou a efetuar dois disparos, mas ninguém foi atingido. 
A polícia foi acionada e faz diligências na tentativa de localizar os assaltantes. 

______________________________________________________________________________________
Juarez das Frutas - Frutas e Verduras pelo menor preço e com a melhor qualidade.
Fone: 3343.1123 

899 famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família em Canindé


O gestor do Programa Bolsa Família em Canindé, João Paulo Teixeira Paulino, divulgou na manhã desta quarta-feira, 16/02, que 899 famílias de Canindé estão entre as beneficiadas por este programa do governo federal.
De acordo com João Paulo Paulino, cada família beneficiada será notificada por carta de sua inclusão no Bolsa Família.


Uma outra informação repassada pelo prefeito municipal de Canindé, Cláudio Pessoa, foi que na próxima semana, a prefeitura irá iniciar a distribuição de 140 mil kg de feijão para os cadastrados no Programa Bolsa Família em Canindé. 
De acordo com Cláudio Pessoa, a remessa do feijão foi feita pela CONAB, e a distribuição acontecerá em locais tanto da sede como da zona rural  do município.

Escola da zona rural infestada por pixilinga


Os moradores e pais de alunos da comunidade da agrovila Barro Branco, localizada próxima ao açude Sousa, município de Canindé, reclamam que os alunos da escola municipal Xavier de Medeiros estão impossibilitados de frequentarem as aulas devido as instalações da escola estarem infestadas por pixilinga. 



Além disto, outro problema existente  é a água retirada de um cacimbão, utilizada por alunos e professores, imprópria para consumo humano. 

A reportagem do Portal Canindé procurou, na manhã de hoje, 16/02, a secretária de educação do município de Canindé, Rosemary Cardoso, que informou que providências já estão sendo tomadas para solução destes problemas: um profissional foi contratado para abastecer o colégio com água potável do açude Sousa;  e uma equipe será contratada para fazer a desinsetização das instalações da escola.
____________________________________________________________________________________
Farmácia Luiza - A Farmácia que conquistou seu coração
Fone: 3343.3395

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cemitério de Canindé sem espaço para receber novos sepultamentos

Cemitério São Miguel, em Canindé
Na manhã desta terça-feira, 15/02, o Ministério Público, através do Promotor de Justiça, Dr. Sérgio Peixoto Marques,  realizou uma audiência com representantes da paróquia, Frei João Amilton; secretário do meio ambiente, Maninho Barroso; o empresário André Lima, e representante do prefeito municipal, para discutir a questão da falta de espaço para novos sepultamentos no Cemitério de Canindé. 

Cemitério São Miguel, em Canindé
Segundo Frei Amilton, o cemitério São Miguel, que é administrado pela paróquia de São Francisco, em dois anos possivelmente estará com capacidade esgotada para novos sepultamentos, e há a necessidade de uma licença ambiental por parte da Semace para aquele espaço localizado em área central da cidade, e urgência da construção de um novo cemitério.
Frei Amilton falou, também, da possibilidade de que a administração do cemitério São Miguel, no futuro, passe para a prefeitura municipal de Canindé.

Um cemitério de iniciativa particular, o projeto  Cemitério Parque São Francisco, já em fase de acabamento, empreendimento do empresário André Lima, da Funerária Poupa Urna, está sendo construído em uma área localizada no bairro da Campinas, com construção a ser concluída já agora em março ou abril.
Este novo cemitério terá disponibilizado 5 % dos jazigos para a igreja e  5 % para Ação Social da Prefeitura Municipal de Canindé, a título de doação.

Irmão de vereador de Canindé é assassinado em Aratuba

Na noite da última segunda-feira, 14/02, foi vítima de homicídio Damião Ferreira Uchôa, de 58 anos de idade, residente no sítio Cantinho, município de Aratuba, local onde aconteceu o crime. 
De acordo com informações de familiares, a vítima foi encontrada morta, com sinais de agressão de fortes pancadas na cabeça e sua casa foi encontrada com  objetos e móveis totalmente revirados, o que leva a suposição de um possível latrocínio. O corpo foi necropsiado no IML de Canindé.
Damião é irmão do vereador de Canindé, Germano Uchôa.
A investigação sobre o crime ficará a cargo do Delegado Regional de Baturité, Milson Teixeira.

Campus Canindé do IFCE é também opção para jovens de Estados vizinhos


O IFCE de Canindé, universidade federal, pública e gratuita, tem atraído muitos jovens, inclusive vindos de outros Estados, como é o caso do jovem Adolfo Pinheiro Maia, de 23 anos, natural de Natal/RN, que veio a Canindé para cursar Licenciatura em Educação Física, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Canindé.
Segundo Adolfo, a opção pelo IFCE Campus Canindé foi pela qualidade do curso, por ser uma universidade federal, pública e gratuita, e pelo fato de ser próximo ao seu Estado de origem; pela facilidade e as várias opções que o atual sistema do ENEM proporciona aos jovens na escolha dos diversos cursos e também de um local que seja mais conveniente aos estudantes.
O IFCE Campus Canindé oferece cursos de graduação em Licenciatura em Educação Física, Tecnológico em Gestão de Turismo e Tecnológico em Rede de Computadores.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

709 eleitores podem ter os títulos cancelados na 33ª Zona


Os eleitores que não votaram e nem justificaram o voto nas últimas três eleições terão até o dia 14 de abril de 2011 para regularizarem a situação junto a Justiça Eleitoral. 
Somente na 33ª Zona Eleitoral, 709 eleitores estão pedentes de regularização perante a justiça eleitoral:  466 eleitores do município de Canindé, 114 de Itatira, 77 de Caridade e 51 de Paramoti.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 33ª Zona, Agripino Nunes, cada eleitor em situação irregular deve comparecer ao Cartório Eleitoral e pagar uma pequena taxa como multa simbólica por não ter comparecido nem justificado sua ausência aos pleitos eleitorais. Caso não compareçam para regularizarem a situação, terão seus títulos cancelados.

______________________________________________________________________________________
Car Peças - Peças e Acessórios - Serviços de Mecânica em Geral
Loja 1: Rua Euclides Barroso, 478 e
Loja 2: Rua Tabelião Facundo, 309

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Apostador de Madalena ganha mais de R$ 26 milhões na Mega-Sena



Um apostador de Madalena, cidade vizinha à Canindé, no sertão central cearense, e outro do Rio de Janeiro (RJ), foram os sortudos que acertaram as seis dezenas do concurso 1.257 da Mega-Sena, no sorteio do último sábado, 12/01, e  cada um levará o prêmio de R$ 26.211.767.61, informou a Caixa Econômica Federal.
O Sorteio aconteceu em Balneário Arroio do Silva (SC), e os números sorteados foram: 02 - 15 - 26 - 27 - 30 - 52.
A quina teve 154  bilhetes premiados com R$ 24.358,21 cada um. 
A quadra  teve um total  de 11.765 acertadores e prêmio  R$ 455,48 para cada um.

Fonte: Ceará Agora

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Paróquia de Canindé divulga CF 2011

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez, cujo tema é "Fraternidade e a Vida no Planeta", e tendo como Lema: "A criação Geme as Dores de parto".
Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária."
(Fonte: www.portalkairos.net )
Em Canindé, a paróquia já está divulgando em emissoras de rádio o tema da CF 2011 e planejando como deve ser trabalhado o tema na sede e na zona rural do município.
De acordo com Fábio Soares, coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, a intenção é levar a mensagem ao maior número de pessoas possível.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Justiça bloqueia R$ 804 mil da Prefeitura de Canindé


Desde o mês de dezembro último que a justiça do trabalho vem bloqueando 25% dos recursos do Fundo de Participação dos  Municípios - FPM da Prefeitura Municipal de Canindé. Isto acontece devido a ações impetradas na justiça do trabalho por funcionários públicos municipais que se sentiram prejudicados em questões trabalhistas. 
Este bloqueio foi dividido em 4 parcelas, a serem pagas nos meses de dezembro 2010, janeiro, fevereiro e março de 2011. 
Neste mês de fevereiro de 2011 aconteceu o bloqueio da terceira parcela estipulada pela justiça no valor de
R$ 439 mil; mas uma declaração feita no final da tarde de hoje, 10/02/,  pelo Procurador do Município de Canindé, Júnior Portela, e o Secretário de Finanças, Jorge Luís, informou que um outro bloqueio, no valor de R$ 365 mil, que não estava previsto (totalizando um bloqueio de R$ 804 mil, neste mês de fevereiro), causou forte impacto nas finanças do município e com isto poderá gerar atraso no pagamento de funcionários das secretarias que fazem parte do fundo geral.
Segundo informou Dr. Jorge, estudos estão sendo feitos para amenizar os impactos deste bloqueio. 
O Procurador do Município, Júnior Portela, esclareceu ainda, que as ações trabalhistas em questão não foram geradas na administração atual e sim em gestões anteriores, mas só agora houve o despacho final por parte da justiça do trabalho.

Passagem molhada destruída pela correnteza prejudica moradores

Passagem Molhada da rua Presidente Dutra, em 10.02.2011

Os moradores da rua Presidente Dutra estão se sentindo prejudicados, pois a passagem molhada localizada naquela rua, que foi destruída pelas chuvas em  2009, e na época havia sido recuperada com a colocação apenas de barro nos buracos,  não resitiu as primeiras chuvas agora em 2011 e ficou totalmente intrasitável para pedestres e veículos. 
Os moradores das proximidades daquela via se sentem prejudicados e esperam providências por parte da secretaria de infra-estrutura do município para  reconstrução da passagem molhada o mais breve possível.

____________________________________________________________________________________
Frutas e Verduras com o menor preço e a melhor qualidade, você só encontra no Juarez das Frutas.
Fone: 3343.1123

Asfalto novo da Avenida São Francisco já apresenta deterioração



O asfalto recém colocado na Avenida São Francisco já apresenta deterioração, mais especificamente no trecho que fica em frente ao Conjunto Habiltacional Milton Monteiro. 
O que chama a atenção é o fato de que de acordo com informações do Secretário de Infra-estrutura, Dr. João Bosco, as obras de recapeamento asfáltico daquela avenida foram dadas como concluídas no incício desta semana, na terça-feira, 08/02. 

Segundo adiantou Dr. João Bosco, a mesma empresa responsável pela obra da Avenida São Francisco irá iniciar  os trabalhos de asfaltamento da rua Euclides Barroso.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Polícia Militar recaptura 12 fugitivos da Cadeia Pública de Canindé


A Polícia Militar de Canindé recapturou, até as 17:15 h desta quarta-feira, 09/02, 12 presos que tinham fugido da Cadeia Pública de Canindé, na madrugada do último domingo, 06/02; faltando apenas 4 fugitivos para serem recapturados, tendo em vista que na realidade tinham fugido 16 presos e não 17 como havia divulgado anteriormente a polícia, pois após uma recontagem, foi constatado que o preso Francisco de Assis Severiano de Morais, incluído na listagem dos fugitivos, não havia fugido.
Faltam ser recapturados: Antonio Martins Guerra, o "Nego"; Francisco de Assis da Silva, o "Assis Palestina"; Joanes Nascimento Leonel, o "Rato" e José Edmar Serafim dos Santos, o "Zé Dimar".
Vale ressaltar, que a Cadeia Pública de Canindé continua interditada e até o momento nenhuma nova medida foi anunciada por parte da Secretaria de Justiça do Estado.

_____________________________________________________________________________________
Farmácia Luíza - A Farmácia que conquistou seu coração
Tele-entrega: 3343.3395

Jovens de Canindé ensaiam projeto para encenação da Paixão de Cristo em 2011


Faltando apenas dois meses para a Semana Santa, jovens da Pastoral da Juventude, em Canindé, já se preparam para a encenação do projeto da peça da Paixão de Cristo em 2011. 
Cerca de 40 jovens estão empenhados para essa apresentação, que neste ano será encenada em 19 quadros.

Segundo o coordenador do projeto, Cláudio Barreto, teremos muitas novidades na montagem deste ano, que contará com encenações em dois dias: na Sexta-feria Santa e no Domingo da Ressurreição. 


A encenação da Paixão de Cristo é um espetáculo já tradicional no calendário  de eventos da paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Delegacia Regional de Canindé poderá também ser interditada

 Delegacia Regional de Canindé

Na manhã desta terça-feira, 08/02, o juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, concedeu entrevista coletiva pedindo o apoio da imprensa local para solucionar o problema do sistema penitenciário do município, pois já teria pedido a colaboração de políticos locais, mas até agora não houve manifestação neste sentido.
O juiz que  já procedeu a interdição da Cadeia Pública de Canindé, comentou que poderá também interditar a Delegacia Regional de Canindé, tendo em vista uma ação civil pública impetrada a pedido do Ministério Público da comarca local, devido a fragilidade, precariedade e inadequação das instalações da Delegacia de Canindé, que necessita urgentemente de uma reforma e ampliação do prédio e  também contar com um maior número de profissionais para atender a crescente demanda de atendimentos na região. 
Vale ressaltar, que há cinco anos tramita no Congresso Nacional um projeto para a construção de uma cadeia pública em Canindé, com capacidade para abrigar 120 presos, mas falta representatividade política (deputados estaduais e federais) do município para reivindicar a liberação dos recursos.

___________________________________________________________________________________
Frutas e Verduras com o menor preço e a melhor qualidade, você só encontra no Juarez das Frutas.
Fone: 3343.1123

Secretária explica bloqueio de recursos da saúde


Na manhã de hoje, 08/02, a Secretária de Saúde do município de Canindé, Clara Medeiros, concedeu entrevista às emissoras de rádio locais explicando o bloqueio de recursos do Ministério da Saúde para o município de Canindé.
De acordo com a secretária, não houve grande perda de recursos, quando houve apenas bloqueio de verbas somente por um mês de um PSF - Programa Saúde da Família da zona rural; e isto só aconteceu por conta de cruzamentos de dados, quando se detectou que um médico que prestou serviços ao município de Canindé, havia também prestado serviços a outro município.

Ministério da Saúde suspende repasse de recursos para Canindé

Pelo fato de irregularidades detectadas em auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) não terem sido corrigidas, 24 municípios do Ceará terão supensos os repasses de recursos dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal, oriundos do Ministério da Saúde, conforme publicou o Diário Oficial da União, na última segunda-feira, 07/02. Em todo o Brasil, um total de 280 municípios serão afetados pela medida.
O município de Canindé está incluído nesta lista.
Segundo informou o Ministério da Saúde, as irregularidades detectadas não se referem necessariamente a fraudes, mas pelo fato da presença de falhas cometidas pelas equipes, tais como a falta de documentação ou pagamentos em duplicidade.

Municípios do Ceará com recursos suspensos:

Alcântaras

Apuiarés

Aquiraz 

Baixio 

Boa Viagem 

Canindé 

Caucaia 

Fortaleza

Graça

Guaraciaba do Norte

Horizonte 

Iguatu

Independência

Itaitinga 

Itapipoca 

Jaguaruana

Jardim

Juazeiro do Norte

Maranguape

Miraíma

Mombaça 

Nova Russas

Potengi

Solonópole

Fonte: Ceará Agora

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Justiça interdita Cadeia Pública de Canindé

Depois da fuga de 17 presos na madrugada do último domingo, 06/02, o juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Antonio Josimar de Almeida Alves, considerando as condições precárias em que se encontram as instalações, determinou a interdição da Cadeia Pública da Comarca de Canindé, até que a Secretaria Estadual da Justiça adote providências efetivas para transferir os presos condenados para as penitenciárias estaduais, bem como reduzir a quantidade de presos provisórios de acordo com a capacidade do estabelecimento prisional, transferindo-os para estabelecimentos adequados.


O juiz também determinou que não será permitida a entrada de outros presos, condenados ou provisórios, também suspendeu por um prazo de 15 dias as visitas aos presos, e os presos envolvidos na fuga da Cadeia Pública serão isolados dos demais internos durante os banhos de sol por um período de 10 dias. Determinou, também, ao comando da Polícia Militar que instaure procedimento para apurar eventual responsabilidade dos policiais militares que estavam de serviço na cadeia pública no horário em que ocorreu a fuga.

____________________________________________________________________________________
Farmácia Luíza - A Farmácia que conquistou seu coração
Tele-entrega: 3343.3395

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cadeia Pública de Canindé registra maior fuga de detentos da história

Na madrugada deste domingo, 06/02/11, na Cadeia Pública de Canindé-CE, após abrirem um buraco da cela de nº 02 para a cela de nº 03 e em seguida abrirem outro buraco para o corredor lateral, 17 DETENTOS acabaram fugindo.

Buraco na sela 2

Buraco na sela 3


Buraco na sela 3 com saída pelo corredor lateral

Polícia perseguindo fugitivos no bairro do S

Perseguição policial aos fugitivos no bairro Palestina

Momento em que a polícia faz a prisão de um dos fugitivos no bairro Palestina 

Os detentos já foram devidamente identificados, são eles: ANTÔNIO MARTINS GUERRA, vulgo “NEGO”; FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA, vulgo “ASSIS PALESTINA”, FRANCISCO ELDER DE OLIVEIRA, vulgo “MIUDINHO”; FRANCISCO TEIXEIRA DA SILVA, vulgo “CHICO DOIDO”; JOANES NASCIMENTO LEONEL, vulgo RATO; JOSÉ EDNARDO ALVES JERONIMO; JOSÉ EDMAR SERAFIM DOS SANTOS, vulgo “ZÉ DIMAR”; FRANCISCO ALEXSSANDRO SOUSA CARDOSO, vulgo “LEQUE”, JOÃO PAULO DE OLIVEIRA JUSTINO; ANTÔNIO GLEIDSON SILVA PAULINO vulgo “GUAXINIM”; FRANCISCO FABRÍCIO SOUSA DE ASSIS; FRANCISCO ALEXANDRE CARDOSO LOBO; FRANCISCO AURÉLIO ALMEIDA ARAÚJO; FRANCISCO IRAMILSON MONTEIRO COELHO; JOSÉ EUDES CAETANO DE FREITAS; VALDENIR GALVÃO DOS SANTOS e FRANCISCO DE ASSIS SEVERINO DE MORAIS.
A polícia já fez a captura de alguns dos fugitivos. Após a confirmação dos dados, informaremos com maiores detalhes aos nossos internautas.