sábado, 31 de março de 2012

Secretário Airton Maciel anuncia retomada da obra da Estátua de São Francisco



O Secretário de Infraestrutura do município de Canindé, Airton Maciel, anunciou na última quarta-feira, dia 28 de Março, a retomada dos trabalhos da obra da praça no entorno da Estátua de São Francisco, em Canindé.  De acordo com o que informou o secretário, o reinício da obra vai acontecer na próxima segunda feira, dia 2 de Abril.
As atividades serão agora executadas pela empresa Gabia Construções e Engenharia e os trabalhos deverão estar concluídos até o final deste ano.
A obra de urbanização da Estátua de São Francisco teve início no mês de Junho do ano de 2010 e tinha como meta principal a construção de estacionamentos para 200 ônibus, 100 micro-ônibus e 322 automóveis, além de 60 lojas, postos de enfermagem e policial, campanário para realização de missas, restaurantes, anfiteatro, banheiros, vias de acesso, entre outros benefícios. Na época quem ganhou a licitação foi a impressa EPB Projetos Construções e Serviços Ltda., que tinha um prazo de 180 dias para a conclusão dos trabalhos, mas houve um desentendimento entre a empresa e a prefeitura, o que acabou paralisando por várias vezes a obra, até o governo municipal anunciar que iria fazer uma outra licitação para executar a obra, que vai custar aos cofres públicos R$ 2.285.000,00, com recursos adquiridos através de emenda parlamentar ainda na gestão do ex-prefeito Glauber Monteiro.
O pronunciamento do Secretário Airton Maciel deixa a população canindeense cheia de esperanças, pois com a realização do projeto haverá mais geração de emprego e renda através do turismo religioso, pelo menos é o que espera a comunidade local. 


sexta-feira, 30 de março de 2012

Inauguração no Shopping Via Centro agita noite da sociedade canindeense








Foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 30/03/2012, em Canindé, uma loja das Óticas Diniz, localizada no mais novo empreendimento comercial de Canindé, o Shopping Via Centro, o primeiro shopping a ser instalado em Canindé.
A noite foi movimentada com a presença da sociedade canindeense, que foi brindada e recepcionada com um coktail, um desfile de modas e show da banda Outros Toques, do radialista e cantor Assis Vieira.








Bandidos tentam explodir caixa eletrônico do Bradesco de Itatira

Por volta das 2 horas da manhã desta sexta-feira, 30/03, cerca de cinco a seis homens tentaram explodir um caixa eletrônico do banco Bradesco, em Itatira. Segundo informou a polícia, os homens chegaram a colocar explosivos no caixa, mas fugiram logo em seguida num veículo de cor prata, que não foi identificado, sem levar nenhum dinheiro.
Fonte: Diário do Nordeste

Resultado Final da Seleção para Professores Temporários da SEDUC

Confira no link abaixo, o resultado final da Seleção para Professores Temporários da Secretaria de Educação do Estado do Ceará:

http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2012/resultado/2etapa_final/resultado.php

Paróquia de São Francisco das Chagas comemora 6 anos do Terço dos Homens, em Canindé



A paróquia de São Francisco das Chagas em Canindé comemorou na noite da última quinta-feira, dia 29 de Março, seis anos da implantação do terço da Mãe Rainha rezado pelos homens, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro Centro. O evento que marcou a data, contou com a participação de várias pessoas das mais diversas comunidades que fazem parte da paróquia de Canindé. De acordo com o coordenador do terço dos homens em Canindé, Eduardo Cruz, o movimento começou pequeno, mas logo foi tendo maior adesão por parte dos homens da cidade e hoje o movimento do terço dos homens de Canindé tem servido de referência para outros Municípios da região. Além do Centro da cidade,  homens de 17 comunidades já aderiram também à implantação do terço no Município de Canindé.
O terço da Mãe Rainha é rezado pelos homens da cidade toda quinta-feira, a partir das 19h na Igreja de Nossa Senhora Das Dores. Para marcar a importante data, o evento da última quinta-feira contou com a participação das mulheres e logo após  à oração do terço, foi realizada uma confraternização entre os presentes ao evento.


Fotos: Carlos Silva

quinta-feira, 29 de março de 2012

Vídeo oficial da campanha "Canindé quem vem a ti, jamais esquece", produzido pelo alunos Anderson Alves e Lennon Lopes do Curso de Turismo do IFCE

Inaugurada a primeira agência de publicidade de Canindé


Foi inaugurada oficialmente na última segunda-feira, dia 26/03, a Atual.com Mídias e Produções, primeira agência de publicidade em Canindé, que está funcionando na rua Josias Gondim, 430, Sala 02, no Centro de Canindé.
A Atual Mídias e Produções é a solução em publicidade que estava faltando para atender a demanda exigida hoje no mercado dos Sertões de Canindé, pois este novo grupo de comunicação que foi recentemente formado através da criação da Revista Atual.com está se unindo a novos parceiros com a intenção de melhorar a comunicação entre as pessoas e as empresas e principalmente  aprimorar este serviço na região. A ideia dos radialistas Ênio Marcos e Xisto Lima, que antes seria apenas mais um simples veículo de comunicação social que fora criado, na verdade está se tornando um grande grupo que interage com a modernidade dos novos tempos, mirando o futuro. Por isso a Atual.com Mídias e Produções além de melhorar a imagem das  empresas, abre uma fonte de opções na internet, informes impressos, mídias de áudio, panfletos e outros serviços que visam oferecer qualidade nos serviços prestados por este novo grupo de comunicação da região de Canindé .    
__________________________________________________________________________________
Gomes & Contadores Associados - Gestão Contábil Empresarial 
Registro, Alteração,Transformação,Encerramento de Empresas, Planejamento Tributário,Declaração do Imposto de Rrenda e Projetos de Financiamento para Empresas.  Fone (85) 3343 0078 

Secretaria de Segurança inicia reforma no xadrez da Delegacia


O delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas, esteve no final da manhã da última terça-feira, dia 27/03, na Delegacia Regional de Policia Civil de Canindé para anunciar uma pequena reforma naquela unidade prisional, principalmente nas celas onde ficam abrigados os presos. De acordo com Dantas, além da recuperação da parte elétrica e hidráulica das celas da Delegacia de Canindé, vai ser feita também uma pintura no prédio além da recuperação do gabinete da delegada. Dantas afirmou, ainda, que neste primeiro momento o que está sendo feito é apenas um paliativo, porque o governador já teria autorizado à reforma de todas as Delegacias Regionais do interior do estado em um total de 19 unidades,  incluindo a de Canindé e, portanto, a grande reforma vai ter que esperar mais um pouco. Esta reforma no xadrez da delegacia atende a uma determinação judicial datada do dia 1º de março, por parte do juiz da 1º Vara da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, que através de uma Ação Civil Publica promovida pelo Ministério Publico interditou as celas da Delegacia de Canindé até que uma providência fosse feita no prazo máximo de 30 dias. A reforma já foi iniciada e não será necessário remover nenhum preso para a realização dos trabalhos que deverão ser concluídos num prazo de cinco dias. 

quarta-feira, 28 de março de 2012

IFCE campus Canindé promove a III Mostra Acadêmica das Licenciaturas - 2011.2


O IFCE campus Canindé promoverá de 29 a 31 de março a III Mostra Acadêmica, com o objetivo de estimular a produção e divulgação científica e cultural dos cursos de licenciatura em Educação Física e Matemática. A programação inclui palestras, avaliações físicas, relatos das práticas pedagógicas de estágio, oficinas de matemática, festival de dança, atividades culturais, apresentação de trabalhos científicos, pôsteres e comunicações orais, encerrando com jogos intergrupos no sábado pela manhã.
A mostra está sendo organizada pela Coordenadoria das Licenciaturas, coordenações e docentes dos cursos de licenciatura em Educação Física e Matemática, com o apoio da Coordenação de Extensão, Pesquisa e Inovação do campus Canindé.

Fonte: Site IFCE

Funcionários dos Correios vítimas de acidente de trânsito em Caridade


Por volta das 7h30 da manhã de terça-feira, 27/03, aconteceu uma colisão frontal na BR 020, mais precisamente na comunidade de São Gerardo, entre uma moto de cor prata, placa NUY 1328, inscrição de Canindé, e uma Saveiro de cor prata, placas HZA 5217, inscrição de Canindé. A moto era guiada por Luiz Alexandre Saraiva Cruz, de 33 anos de idade, e na garupa da moto vinha Maria Daniele Maciel Gomes, de 23 anos. As duas vitimas são funcionários dos Correios em Caridade,  foram socorridas  para o Hospital Regional São Francisco e transferidas  para o IJF centro Fortaleza com ferimentos graves;  já o condutor da Saveiro, Francisco Jocélio Vieira, se evadiu do local do acidente,  vindo posteriormente a se apresentar  na Delegacia Regional de Canindé.
De acordo com o que apurou a Polícia Rodoviária Federal, o motorista da Saveiro ao se desviar de um buraco na pista, invadiu a contra mão e colidiu frontalmente com a motocicleta. 





Escola Frei Policarpo comemora 45 anos de fundação e bons serviços prestados à comunidade canindeense


No último dia 25 de março deste ano, o Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Policarpo completou 45 anos de existência e de serviços prestados à Educação no município de Canindé, mas a celebração oficial aconteceu na terça-feira, dia 27/03, com uma programação toda voltada para a importância do evento, iniciando durante a manhã com a execução dos hinos, missa celebrada pelo pároco frei João Amilton, uma palestra sobre cidadania com frei Jean Sousa, conclusão do torneio do interclasse; já à noite, houve algumas apresentações musicais e apresentação de dança com o Grupo Xique-Xique, e em seguida  aconteceu a entrega da comenda Família FP - 45 anos, para instituições e personalidades que fazem parte da história da Escola Frei Policarpo.
A primeira diretora, Divanira Santiago Barroso, fundadora da escola em 25 de março de 1967, na cerimônia representada pelo seu neto Mateus Lemos Barroso, foi uma das homenageadas. Dona Divanira se diz muito feliz em ver que a semente por ela plantada, agora colhe bons frutos, tendo em vista que a Escola Frei Policarpo é tida como referência no Ensino Público de qualidade, no Estado do Ceará.
De acordo com o atual diretor da escola, Márcio Sérgio, a Escola Frei Policarpo conta hoje com 1.008 alunos nos turnos manhã, tarde e noite, sendo duas turmas do Ensino Fundamental e 22 turmas do Ensino Médio; contando com um quadro de 35 professores, 18 funcionários e 04 gestores.

terça-feira, 27 de março de 2012

Sai o resultado preliminar da Seleção para Professores Temporários da SEDUC

Saiu o resultado preliminar da Seleção para Professores Temporários da SEDUC, após provas de títulos.

Veja no link a seguir o resultado preliminar :

 http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2012/resultado/2etapa/resultado.php

Sai o resultado da 1ª Etapa do Concurso da PM

A Polícia Militar do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, divulgou o resultado final nas provas objetivas, resultado final na primeira etapa do concurso e a convocação para a inspeção de saúde, referentes ao concurso público para ingresso no cargo de Soldado PM da Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE). 

Acesse o link abaixo e veja o resultado da primeira fase do Concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará:

http://www.cespe.unb.br//concursos/pmce2011/arquivos/ED_002_2011_PMCE___RES_FINAL_PROV_OBJ_E_CONVOC_EXAM_MED_BIOMET_E_TOXIC.PDF

Ancião morto a facadas, quando trabalhava no roçado


Foi encontrado morto com várias facadas pelo corpo, por volta do meio dia da última segunda-feira, 26/03, Francisco Miguel, de 70 anos de idade, residente no bairro do Açudinho, distrito de Campos Belos, em Caridade, local onde ocorreu o crime.
De acordo com familiares da vítima, o ancião foi esfaqueado em várias partes do corpo. Após algumas diligências, os policiais militares do destacamento de Caridade, comandados pelo sargento Clarindo com o apoio dos agentes do pró-cidadania, conseguiram identificar e prender os autores do homicídio, os irmãos Antônio Sandro Ferreira Dias, 34 anos, e Francisco Luiz Ferreira Dias, 35 anos, ambos residentes em Campos Belos.
A polícia informou que os irmãos foram presos dentro de um ônibus quando tentavam fugir. Após serem presos, os acusados confessaram o crime e disseram à polícia que após tomarem bebidas alcoólicas haviam seguido a vítima quando ela ia para o roçado; e que por volta das 7horas da manhã assassinaram o ancião, enquanto um segurava o idoso o outro desferiu as facadas e disseram, ainda, que o homicídio foi motivado por vingança, já que há certo tempo atrás a vitima, em meio a uma confusão, teria desferido uma facada em um dos acusados. Os irmãos foram autuados em flagrante na Delegacia Regional de Canindé no artigo 121 do CPB.
O corpo da vitima foi levado ao IML para ser feita a necropsia.            

segunda-feira, 26 de março de 2012

Vítima reage a assalto e atira no rosto de bandido


Por volta das 4h00 da manhã do último sábado, 24/03, foram vítimas de assalto Maria José Santos, 50 anos, e Guilhermino Gomes dos Santos, 59 anos. O casal é proprietário de um botequim que fica na localidade de Caraúbas, no município de Caridade.
Dois ladrões chegaram à residência das vítimas e atiraram em Maria José. Ao perceber a ação dos marginais, Guilhermino reagiu ao assalto e feriu um dos acusados com um tiro de garrucha no rosto do bandido que foi identificado como sendo José Francisco Garcia, 35 anos, natural de Baturité/CE, e residente na Fazenda Inaná, em Caridade/CE. Com o assaltante foi apreendido o revólver Taurus, oxidado, cano médio, municiado com 6 cartuchos intactos.
O bandido  foi levado ao Hospital de Caridade e transferido para o Hospital Regional São Francisco, em Canindé, depois ao IJF Centro, em Fortaleza.
José Francisco foi enquadrado por assalto e lesão. 
A vítima Maria José também foi socorrida ao hospital com uma lesão próxima ao pescoço, mas passa bem.
Já Guilhermino compareceu a Delegacia Regional de Canindé, prestou esclarecimento dos fatos e foi liberado.

domingo, 25 de março de 2012

Detentos usam da criatividade e criam peças artesanais de papel e material reciclável


Os detentos da Delegacia Regional de Policia Civil de Canindé estão usando da criatividade para ajudar a passar o tempo e a sair da ociosidade, fazendo um trabalho de artesanato utilizando papel ofício, cola, isopor e outros tipos de material reciclável. 
As peças artesanais que são produzidas através da imaginação e criatividade dos presos são vendidas pelos familiares dos detentos, a preços que variam de cinco a quarenta reais, dependendo do tamanho das peças e do material utilizado. Muitas das peças fabricadas são feitas por encomendas. Para ilustrar a criatividade, eles reproduzem a réplica de suas prisões. Boa parte do material que é utilizado pelos detentos é doação da comunidade.





sexta-feira, 23 de março de 2012

Juiz de Canindé bloqueia contas do Fundo de Participação e do Instituto de Previdência do Município

O juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Dr. Antonio Josimar Almeida Alves, na terça-feira, 20/03, concedeu liminar que bloqueia as contas do Fundo de Participação do Município e do Instituto de Previdência de Canindé, até que a prefeitura providencie o pagamento atrasado aos servidores.
Dr.Josimar atendeu ação impetrada pelo sindicato de servidores municipais de Canindé, por não receberem o pagamento referente ao mês de fevereiro de 2012. 
O pagamento dos proventos atrasados deverá ser feito em até 48 horas após a data do mandado judicial.
A prefeitura de Canindé informou que até a quinta-feira 22/03, ainda não havia sido notificada sobre o caso.
Segundo informou o prefeito Cláudio Pessoa, o pagamento deve ser regularizado até a próxima semana.
O juiz Dr. Josimar, também estabeleceu que o pagamento de servidores seja feito até o dia 10 de cada mês a partir de abril de 2012; pois segundo o magistrados, caso isto não ocorra, os gestores das prefeituras poderão responder por improbidade administrativa.
Fonte: G1 Ceará

População comovida com acidente do radialista canindeense Ivan Oliveira


A população do município de Canindé está bastante comovida e faz fortes orações rogando a Deus pela recuperação do radialista Ivan Oliveira, que trabalha na Rádio São Francisco AM de Canindé.
O radialista Ivan Oliveira exerce a função de repórter na emissora e é muito querido pela população local. Desde o último sábado, 17/03, Ivan está internado no Instituto Dr. José Frota IJF, em Fortaleza,  após se envolver em um acidente de moto naquele mesmo dia na capital cearense, quando fazia uma visita a um irmão.
De acordo com o que informou a família do radialista, ele estava na garupa de uma moto Shineray de 50 cilindradas, guiada por seu irmão, quando foram colididos por outra moto em um cruzamento na capital.
Ivan Oliveira foi socorrido, chegou a fazer uma cirurgia na perna direita, mas de acordo com informações da família, houve uma infecção e os médicos tiveram que amputar a perna do radialista, que permanece internado em estado grave no IJF em Fortaleza.
Todas as emissoras de rádio locais comentaram o acidente do radialista e os colegas de profissão estão solidários ao momento triste vivenciado pelo radialista e sua família. 
A comunidade canindeense  faz correntes de orações pedindo a recuperação do jovem comunicador.

Assaltantes de farmácia de Paramoti presos em Caridade

Foi preso em Caridade, por volta das 11h30min da manhã da última quinta-feira,   22/03, Carlos dos Santos Silva,  21 anos, acusado de participação em um assalto a uma farmácia no Município de Paramoti.
De acordo com o inspetor Castro, da Polícia Civil de Canindé, no momento da prisão houve reação por parte do acusado e ele foi contido com um tiro na perna direita; em seguida foi socorrido ao Hospital Regional São Francisco, após atendimento médico, foi levado à Delegacia Regional de Canindé, onde foi autuado por assalto juntamente com o seu comparsa Antônio Marcos do Nascimento Ferreira, de 25 anos, o qual já havia sido preso em uma operação anterior na localidade de Várzea Comprida, em Paramoti. 

quinta-feira, 22 de março de 2012

IFCE Campus Canindé participa da InfoBrasil 2012


Com uma programação focada em público de interesse e usuários da área de Informática, TI & Telecom, a InfoBrasil 2012 aconteceu em  Fortaleza entre os dias 13 e 16 de março.
Representando o IFCE campus Canindé, participaram do evento os seguintes alunos: Cláudio Pereira, Dhiego Alves Oliveira, Glaucivânia Luz, Kelvin Dias Lopes, Luiza Domingos, Marcelo Gomes e Mário Carneiro Rocha, acompanhados dos professores Domingos Sávio Soares Felipe e Rita de Cássia Castro.
Eles apresentaram os artigos "Cloud Computing: definições e análise para além das vantagens" e "Gestão da vulnerabilidade em cloud computing: um cenário da nuvem pública", submetidos e selecionados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Fonte: Site IFCE

EEEP Capelão Frei Orlando tem 48 aprovações de alunos em Universidades Públicas e bolsistas do ProUni


A Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, em Canindé, conseguiu excelentes resultados nos processos seletivos 2012 para o ingresso no Ensino Superior Gratuito.
Foram 48 aprovações em Universidades Públicas e Bolsistas do ProUni. 
Até bem pouco tempo, um feito desta natureza era algo praticamente improvável, pois os alunos de escolas públicas, e principalmente os do interior, na sua grande maioria, não têm acesso a cursinhos preparatórios e teoricamente ficavam em desvantagem com os alunos da capital.
Exemplo disso é a aluna Brenda Timbó que obteve o 13º lugar em História na UECE e 13º lugar em Administração em Gestão Pública na UFC.
Segundo a diretora da EEEP Frei Orlando, Taylana Queiroz, o bom resultado dos alunos é fruto do comprometimento de todos os educadores que fazem a comunidade escolar e das ações desenvolvidas vinculadas diretamente à preparação dos alunos para o ENEM.

Fonte: Revista Atual.com

Ancião morre atropelado na BR 020



Por volta das 08h30min da última quarta-feira, 21/03, foi vítima de um atropelamento na BR 020, nas proximidades da comunidade de Vila Medeiros, Francisco Vieira Filho, 72 anos, residente no bairro Palestina, em Canindé.
O carro atropelador foi um Fiat Siena, de cor prata, placas HXG 7974, inscrição de Fortaleza e era conduzido por José Oliveira dos Santos, de 78 anos, residente na Lagoa do Juvenal, que contou a polícia que a vítima apareceu de repente na pista e mesmo freando não foi possível evitar o acidente.

 _________________________________________________________________________________
Farmácia Luíza - A Farmácia que conquistou seu coração
Agora com a Promoção Cliente Feliz : Comprando medicamentos, recarregando seu celular, usando o Bradesco Expresso e comprando produtos da Perfumaria Luíza, você concorre a : 3 bicicletas, 2 ventiladores, 1 ferro de passar, 1 prancha para cabelo, 1 aparelho medidor de pressão, 2 celulares e a 2 prêmios de R$ 500,00 - Tele-entrega: 3343.3395 - Rua Mozart Pinto, nº 124 - Centro - Canindé/CE 

Canindé ganha mais uma obra do Governo Federal



O governo municipal de Canindé anunciou no final da manhã da última terça-feira, 20/03, a construção da Praça dos Esportes e da Cultura, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. De acordo com a secretária de governo em Canindé,  Diana Célia Gomes, a Praça será construída no bairro Bela Vista, e vai suprir boa parte da necessidade de equipamentos culturais e esportivos que falta na cidade, especialmente nos Bairros. 
O equipamento será associado ao CRAS e vai melhorar no atendimento da população em especial à juventude. A Praça está orçada em mais de dois milhões de reais que serão oriundos dos Ministérios da Cultura e Esportes, o equipamento vai integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias. 
O governo federal disponibilizará o projeto básico e fará a transferência dos recursos de maneira  integral ao município, sem necessidade de contrapartida financeira. A praça será construída, numa área de 3.000 m2, e contará ainda com a construção de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS. O projeto contempla também a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. 
A Prefeitura já disponibilizou o terreno e terá a responsabilidade pela gestão, manutenção e funcionamento da Praça. Diana informou, ainda, que o prefeito já assinou convênio com a Caixa Econômica e  que em pouco tempo será aberto o processo de licitação.

 _______________________________________________________________________________
Gomes & Contadores Associados - Gestão Contábil Empresarial 
Registro, alteração, transformação, encerramento de empresas, planejamento tributário, declaração do imposto de renda e projetos de finaciamento para empresas.  Fone (85) 3343 0078 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Multidão participa do encerramento da Festa de São José


Encerrou-se na última segunda-feira, dia 19 de março, no bairro Bela Vista, em Canindé, a Festa de São José,  padroeiro daquela comunidade. 
Após a procissão da Basílica à Capela de São José, foi celebrada uma missa festiva, presidida por Frei Jean que na homilia destacou a importância da família seguir o exemplo de José.
O evento foi marcado pela comemoração dos 25 anos de evangelização na comunidade e da construção da capela de São José no bairro. 
Como já é uma tradição, uma verdadeira multidão participou dos ritos finais dos festejos ao santo.





terça-feira, 20 de março de 2012

Governo Federal lança Programa Nacional de Educação no Campo - Pronacampo


A presidenta Dilma lançou nesta terça-feira, 20/03/2012, o Programa Nacional de Educação no Campo – Pronacampo, que oferece apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo, atendendo escolas rurais e quilombolas. O investimento anual do programa será de R$1,8 bilhão. 
“Dentro da nossa estratégia de combate à miséria, junto com o Bolsa Família, a nossa busca ativa, este programa é um dos eixos estratégicos porque aposta não só em retirar as pessoas das condições de miséria a que foram condenadas durante décadas, mas implica sobretudo em garantir que as gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades à sua frente”, disse a presidenta, em solenidade no Palácio do Planalto. 
Serão criados o Programa Nacional do Livro Didático – em que três milhões de estudantes receberão material relacionado à realidade do campo – e o Mais Educação, que oferecerá diversas atividades pedagógicas.
A formação de professores também receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para profissionais do campo e de escolas quilombolas. Para desenvolver a educação de jovens e adultos e a educação profissional e tecnológica, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo, destinando 120 mil bolsas de estudo.
Quanto ao eixo de infraestrutura física e tecnológica, o programa apoiará a construção de três mil escolas e a aquisição de oito mil ônibus escolares, além de promover a educação digital e o uso pedagógico da informática por meio da instalação de recursos digitais em 20 mil centros educacionais até 2014.

Fonte: Site Dilma.com.br

Governo do Estado beneficia comunidades participantes do Projeto São José


O Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes e o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, entregaram, em Canindé, na última segunda- feira, 19 de março, quando é comemorado o dia de São José, santo padroeiro do Estado do Ceará, 109 tratores e 55 projetos de abastecimento d'água à 60 mil famílias que trabalham com agricultura familiar nos municípios cearenses. O benefício faz parte do projeto São José. 
Na ocasião, o Governador agradeceu a parceria com o Governo Federal e também com o Banco Mundial, representado na solenidade pelo seu diretor no Brasil, Makhtar Diop.





Participaram da solenidade de entrega o Ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos, Leônidas Cristino; o Senador Inácio Arruda; o Vice-governador Domingos Filho; o Presidente da Assembléia Legistlativa, Roberto Cláudio; os Secretários da Casa Civil, Arialdo Pinho; da Fazenda, Mauro Filho; do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão; o Presidente da Cagece, Gotardo Gurgel; os Deputados Federais Domingos Neto e João Ananias, Deputados Estaduais, Prefeitos e autoridades da região também prestigiaram o evento.
O governador Cid Gomes informou que vai estar de volta a Canindé no próximo dia 4 de abril para inaugurar o projeto Caminhos de Assis.