quinta-feira, 31 de maio de 2012

Juiz estabelece prazo de 30 dias para legislação sobre o reordenamento urbanístico e do trânsito de Canindé



Na noite da última quarta-feira (30), o juiz da 1º Vara da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, intermediou mais uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, camelôs, comerciantes, dentre outras pessoas interessadas no projeto que vai reordenar alguns aspectos na cidade de Canindé, principalmente no que se refere ao trânsito e ocupação de espaços públicos, tais como calçadas e praças.
Na ocasião, ficou estabelecido aos representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que até o dia 30 de junho toda a legislação que regulamenta a reordenação urbanística e do trânsito da cidade deverá estar concluída e votada. Outras reuniões devem ainda acontecer para que outras decisões sejam tomadas, relacionadas às feiras livres e aos camelôs da praça Tomaz Barbosa, já que isto, ainda, não foi decidido por falta de local adequado para transferência dos ambulantes.    

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Canindé ganha mais um veículo de comunicação



Foi lançado neste mês de maio, em Canindé, o Jornal Interativo, o qual passará a partir de agora a ser mais um veiculo de comunicação que vai deixar informada a população canindeense e também da região, num iniciativa do jornalista e radialista Chico Carloto e da radialista Stênia Saraiva.
De acordo com os idealizadores do projeto, o novo Jornal circulará uma vez por mês na região com notícias resumidas o que proporcionará mais qualidade à informação. O Jornal Interativo também apresenta outra novidade, além de ser atualizado nos mais diversos assuntos que dizem respeito à comunidade local e regional, terá impressão colorida, transmitindo, assim, mais vida à informação veiculada.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Governo do Estado abre seleção para Policlínicas. Há vagas para Canindé



A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) abriu inscrições exclusivamente via Internet, pelo site www.esp.ce.gov.br, que acontecerão no período de 29 de maio até 04 de junho de 2012, para os Consórcios Públicos de Saúde das Microrregiões de Acaraú, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara.
O Processo Seletivo Público Simplificado oferece mais de 600 vagas para os Centros de Especialidades Médicas (Policlínicas Tipos I e II) distribuídas nos cargos de Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico de Gesso, Técnico em Radiologia, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, além de Médicos Especialistas em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Radiologia/Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Cardiologia/Ergometria, Cardiologia/Ecocardiografia, Mastologia, Neurologia, Angioplastia e Endocrinologia.
Para concorrer, o candidato terá que preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português portador de certificado de igualdade e de outorga do gozo de direitos políticos e civis; estar em gozo com seus direitos políticos; quando do sexo masculino, haver cumprido as obrigações e encargos militares previstos em lei; ter 18 (dezoito) anos de idade completos, até a data da admissão; possuir os requisitos de escolaridade exigidos para o exercício do emprego e o respectivo Registro no Órgão de Classe, quando for o caso, no ato da admissão; e apresentar outros documentos que se fizerem necessários, no decorrer do Processo Seletivo e/ou na admissão. A admissão será pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o resultado final está previsto para o dia 28 de junho.

Fonte: Escola de Saúde Pública do Ceará

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Evento de Ciclismo Race Bike 2012 acontecerá em Canindé no dia 22 de julho


Conforme publicação na revista Bikefit, já está confirmado para o dia 22 de julho o evento nacional de ciclismo Race Bike 2012, que acontecerá na Fazenda Jardim, no Km 311 da BR 020, em Canindé, com premiações nas categorias Júnior, Elite Masculino, Elite Feminino, Sub 23, Sub 30, Sub 40, Over 40, Over 50 e Cicloturismo.
O organizador do evento, o jovem Alexandre Henrique Vieira Lourenço, proprietário da Loja Bicipeças, informa que as vagas serão limitadas em 200 inscrições e não haverá inscrições no local, no dia da realização do evento.
Para maiores informações acessar www.blogbicipecas.blogspot.com, ou contactar pelo e-mail bicipecas@hotmail.com, ou pelos telefones (85) 8681.8444 e (85) 3343.0775

101 anos de Coroação de Nossa Senhora, em Canindé

Os 101 anos de Coroação de Nossa Senhora, em Canindé, que desta vez foi transmitida em rede nacional para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão, contou com participação de grande público de paroquianos e visitantes que lotou a praça dos Romeiros, em mais este momento especial de fé e louvor em homenagem à Nossa Senhora.

























Fotos: Everton Félix/ Multicores

domingo, 27 de maio de 2012

Alunos da EEFM Frei Policarpo produzem projeto "Nas Ondas da Rádio História"

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Frei Policarpo, localizada no bairro Alto Guaramiranga, em Canindé, realizou o projeto “Nas Ondas da Rádio História”. A iniciativa aconteceu durante o mês de abril, com as turmas do 3º ano do ensino médio.
O projeto possui cunho pedagógico ao mesmo tempo que incentiva o protagonismo juvenil e a democratização da comunicação. Consiste na produção de podcasts, com duração máxima de 10 minutos, sobre a temática estudada em sala de aula. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela disciplina de história, relacionando o assunto com o contexto histórico e sua relação com a atualidade.
Após o processo de formação e orientação, os alunos utilizaram o Laboratório Educacional de Informática para realização de pesquisas, montagem de roteiros, gravações e edições dos programas de rádio.
Os podcasts estão disponibilizados no blog da escola: http://freipolicarpo.blogspot.com.br/
Fonte: Jorge Severino

sábado, 26 de maio de 2012

Governo Municipal promove reunião para implantação do Projeto Selo Sebrae de Qualidade para hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes de Canindé


No próximo dia 28 de maio, segunda-feira, às 19 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal de Canindé, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoverá uma reunião de sensibilização para a implantação do Projeto Selo Sebrae de Qualidade, com uma palestra da consultora Ana Paula Rodrigues, para o segmento de hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes de Canindé.
Segundo afirmou o Secretário Plínio Gomes, na oportunidade, será apresentado o diagnóstico elaborado recentemente pelo SENAC, através de seminários e informações do setor.

IFCE Campus Canindé divulga lista de CLASSIFICADOS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – EDITAL 01/2012


Veja no link abaixo a lista dos Classificados para O Curso de Especialização em Educação Física Escolar, do IFCE Campus Canindé:

http://caninde.ifce.edu.br/images/uploads/APROVADOS_NO_CURSO_DE_ESPECIALIZAO_EM_EDUCAO_FSICA_ESCOLAR2.pdf

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Reunião discute opções de relocalização dos camelôs da praça Tomaz Barbosa



Foi realizada, no Fórum de Canindé, na noite da última quarta-feira (23), uma importante reunião com a presença de autoridades do município, representantes dos camelôs e o Juiz da 1º Vara da Comarca local, Antônio Josimar Almeida Alves. O objetivo da reunião foi discutir a retirada dos camelôs da praça Tomaz Barbosa, a qual é ocupada por vendedores ambulantes já há muitos anos, devido à falta de opções de emprego na cidade, como ressaltou Epifânio Saraiva, Presidente da Associação dos Camelôs de Canindé, pois pela necessidade de colocar pão na mesa faz com que mais de cem pais de famílias ocupem aquele espaço público. Mas como existe uma recomendação do Juiz ao governo do município para desocupar os espaços públicos na cidade, o assunto está sendo discutido entre as partes com mais assiduidade.
De acordo com o Juiz Antônio Josimar, os camelôs terão que desocupar a praça como também outros locais estratégicos ocupados irregularmente, mas isto só irá acontecer quando o poder público oferecer um novo espaço digno como opção para que esses pais de famílias possam continuar ganhando seu sustento. No decorrer da próxima semana, acontecerão mais três reuniões para encaminhar as ideias apresentadas pelas partes interessadas no assunto e assim criar soluções para os problemas em debate.

Também, foram discutidas na mesma reunião mudanças para a Feira da Agricultura Familiar, na praça Azul e a situação da Feira Livre da rua Gervásio Martins.   

Escritor Arievaldo Viana promove seu livro "O Baú da Gaiatice" numa noite de autógrafos no Restaurante Aquarius, em Canindé

Escritor Arievaldo Viana e sua esposa Juliana, acompanhados de amigos na noite de autógrafos do livro "O Baú da Gaiatice"

Na noite de sexta-feira (25), no Restaurante Aquarius, em Canindé, o renomado escritor e cordelista Arievaldo Viana promoveu seu livro "O Baú da Gaiatice", e foi prestigiado com a presença de amigos e admiradores de seu trabalho, para uma noite de autógrafos, que contou com a participação especial da Banda Outros Toques, comandada pelo cantor e radialista Assis Vieira.
O Livro é uma publicação da "Assaré Editora" e já está em sua 3ª edição. 



Poetas Pedro Paulo Paulino, Nilber Santiago e Arievaldo Viana

Assis Vieira e Banda Outros Toques 


Bandidos assaltam lotéricas em Paramoti e Pedra Branca e tomam moto em Canindé


Por volta das 14h20 de quinta-feira (24), na cidade de Paramoti, dois homens armados de revólver assaltaram a Casa Lotérica da cidade.
Os assaltantes andavam em uma moto Honda/XR 250 Tornado, de cor vermelha, ano 2002, de placa HXM 5091, inscrição do município de Caridade.
Os marginais fugiram para um matagal, nas proximidades do presídio de Caridade, onde a moto foi encontrada abandonada. A polícia fez diligências no local, mas ninguém foi preso.

Já por volta das 15h20, no município de Pedra Branca, três homens armados de revólver também assaltaram a Casa Lotérica daquele município, de onde foi levada a quantia de, aproximadamente, R$ 3 mil reais. Os assaltantes estavam em duas motos; sendo uma Fan, de cor vermelha, e outra Tornado, de cor preta. A Políicia Militar conseguiu efetuar a prisão de Joelço Nunes da Silva Nascimento, de 18 anos, suspeito de envolvimento no assalto.

Já na cidade de Canindé, por volta das 21h00 de quinta-feira (24), na Rua Simão Barbosa, em frente à praça do hospital, dois homens não identificados a pé e armados com revólver, renderam Francisco Antônio dos Santos, residente Bairro do Monte, e tomaram da vítima uma moto Honda CG 125 Titan, de cor vermelha, de placa HWV 7119, em seguida fugiram, tomando rumo ignorado.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Comissão do DETRAN CE realizará provas de prática de direção no final de semana, em Canindé



A Comissão Volante do DETRAN CE vai estar em Canindé a partir do próximo Sábado (26), para a realização das provas práticas de direção, que terão a participação de mais de 2.500 candidatos à CNH Popular.
De acordo com Wiliam de Oliveira, Chefe do DETRAN em Canindé, a Comissão fará o atendimento no Colégio Estadual Paulo Sarasate, mas as provas práticas deverão ser realizadas na pista lateral da Praça Dr. Aramis.
A expectativa da comissão é atender cerca de 500 candidatos por dia, iniciando a partir das 8 horas da manhã.
A comissão deve permanecer em Canindé até terça-feira (29), quando todos os candidatos já estiverem sido atendidos. 
Para maiores informações o candidato deve procurar a Auto Escola em que fez as suas aulas de prática em direção.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Decidido: cargas e descargas de mercadorias, a partir de agora, só das 13h até 6h da manhã




O juiz titular da 1º Vara da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, esteve, na noite da última terça-feira (22), reunido com os comerciantes locais e com o poder público municipal para discutir um horário de cargas e descargas de mercadorias mais adequado para proporcionar maior fluidez no trânsito na cidade.
Ficou determinado, por ocasião desta reunião, que a partir de agora, o horário de cargas e descargas na área do Centro será a partir das 13 horas até as 06 horas da manhã, sendo que fica permitido o trânsito livre durante o dia todo para esta atividade, desde que seja utilizado o carro tipo “mercedinha”. Já para os caminhões de grande porte, só haverá permissão nos horários já citados; sendo que ainda será votada uma lei na Câmara Municipal de Vereadores para a regularização de toda a situação em questão.
Outras reuniões ainda irão acontecer envolvendo outras categorias como os carros de horários, camelôs, mototaxistas, dentre outros interessados na reorganização do trânsito, para que tudo seja de fato encaminhado e decidido ouvindo-se todas as partes interessadas.
No que se refere às calçadas, a maioria dos comerciantes da cidade, principalmente os do Centro, já estão conscientes da recomendação do juiz para o comprimento da lei, e a prefeitura já colocou permanentemente fiscais nas ruas para que a lei seja de fato cumprida.


_______________________________________________________________________________
Import's.com - Levando o Mundo até Você
Óculos, joias, relógios, brinquedos, presentes e importados em geral

Galeria Frei Lucas Dolle - Loja 7

Assaltantes levam R$ 10 mil de mercadinho no Centro da cidade


Por volta das 12:40hs de terça-feira (22), dois homens armados em uma moto assaltaram o Mercadinho Katiane, localizado na rua Euclides Barroso, no Centro de Canindé, onde também funciona um Posto de Atendimento do Bradesco Expresso.
De acordo com Maria Gorete Almeida Abreu, proprietária do comércio, os bandidos chegaram de armas nas mãos e anunciaram o assalto, levando mais de 10 mil reais em espécie e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.
A polícia fez diligências, mas não conseguiu pistas que levassem ao paradeiro dos bandidos.
Já é a segunda vez que o mercadinho é assaltado em menos de três meses. O dinheiro roubado pertencia ao Bradesco, informou a proprietária.

____________________________________________________________________________
Gomes & Contadores Associados - Gestão Empresarial
Fone: (85) 3343.0078    

terça-feira, 22 de maio de 2012

Motociclista morre após colidir com carreta na BR 020


Por volta das 17:30 hs de segunda-feira (21), morreu vítima de um acidente de trânsito na BR020, mais precisamente na comunidade de Vila Medeiros, em Canindé, Pedro Maurício Prudêncio, de 32 anos, residente na rua Belo Horizonte, no bairro Palestina.
De acordo com as informações passadas pelo irmão da vítima, Antônio Prudêncio, seu irmão ia da cidade de Canindé para a Japuara, quando uma carreta na mesma direção veio a colidir com a motocicleta guiada pela vítima, vindo a tirar-lhe fatalmente a vida.
O motorista da carreta fugiu, tomando rumo ignorado.


____________________________________________________________________________
Farmácia Luíza - A Farmácia que conquistou seu coração
Tele-entregas: 3343.3395 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Audiência discutiu o sofrimento do homem do campo



Representantes dos Sindicatos e movimentos da agricultura da Região de Canindé estiveram participando na manhã da última sexta-feira (18), na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Canindé SINDSEC, de uma audiência pública para debater a situação de seca que enfrentam, atualmente, os agricultores.
De acordo com os relatos dos representantes dos sindicatos rurais, a situação está se agravando a cada dia que passa e muitos dos animais já estão passando sede e fome. Os humanos, se não houver uma agilidade por parte dos governantes, podem enfrentar a mesma dificuldade.
Os agricultores querem liberação de recursos e frentes de serviços, além de abastecimento d'água através de carros pipas, dentre outras providências. 
Além de representantes do Governo do Estado e do Governo Federal, houve a participação do gerente do Banco do Nordeste, Fernando Fernandes, falando da liberação de recursos através das linhas de créditos oferecidas pelo Banco.
De acordo com o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra, já somam, hoje, mais de mil e cem municípios vivenciado essa problemática no Nordeste Brasileiro, mas que a Presidenta Dilma já está tomando todas as providências necessárias para amenizar o sofrimento dos agricultores e agricultoras que passam por essa situação por conta da estiagem.
Outra informação confirmada é que o recuso do Garantia Safra deve ter o pagamento iniciado até a segunda quinzena de junho para os municípios que tiverem antecipado o pagamento das parcelas.    

domingo, 20 de maio de 2012

Inaugurada unidade da Rede de Atendimento Balcão SEBRAE em Canindé


 

Foi inaugurada no final da tarde da última quinta feira, 17, em Canindé, a Rede de Atendimento Balcão SEBRAE, que vai facilitar o acesso às informações técnicas para os empresários canindeenses. De acordo com o diretor técnico SEBRAE CE, Alcir Porto Gurgel Júnior, todas as ações, programas e projetos serão atendidos no município de Canindé e destacou, ainda, a importância do atendimento na cidade, o que vai facilitar o acesso também para o empreendedor individual.
Na ocasião, participaram do evento o Prefeito Cláudio Pessoa, o Presidente da CDL, Paulo Magalhães, representantes das agências bancarias locais, empreendedores e empresários convidados.
O atendimento Sebrae em Canindé está funcionando na rua Joaquim Magalhães no mesmo prédio onde funciona o Setor de Arrecadação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, com o apoio da prefeitura através do Secretário Plínio Gomes.


sábado, 19 de maio de 2012

Assaltantes de Banco aterrorizam Apuiarés


Por volta de 00h30 da última sexta-feira (18), cerca de oito homens fortemente armados se dividiram em grupos e cercaram o destacamento de polícia do município de Apuiarés e efetuaram vários disparos de escopeta calibre 12 e pistolas contra as viaturas e a sede do destacamento daquele município.
No momento da ação dos bandidos apenas quatro policiais Militares estavam de plantão e se mantiveram na retaguarda, mas em meio ao tiroteio ninguém saiu ferido.
De acordo com informações da policia, o restante dos homens foram em direção ao Banco do Brasil e explodiram caixas eletrônicos da agência. Logo após, eles se dirigiram ao Bradesco e fizeram mais uma explosão. Até o momento não foi revelado o valor da quantia roubada.
Os assaltantes fugiram num veículo Polo, de cor preta, que foi abandonado a cerca de 3km de Apuiarés, em via carroçável a caminho de Pentecostes. A polícia já encontrou o carro incendiado. Testemunhas afirmam que uma moto também teria sido usada na fuga.
A polícia está realizando buscas na região com reforços da Capital e de destacamentos vizinhos, como General Sampaio, Pentecostes e Canindé.


Audiência Pública discute reordenamento urbanístico e do trânsito em Canindé



O juiz titular da 1º Vara da comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, presidiu, na noite de quinta-feira (17), uma audiência pública para debater a problemática do desordenamento do transito na cidade. O juiz fez a intermediação entre o governo municipal, comerciantes e camelôs; diante a audiência publica ficou definido de imediato que as calçadas ficarão livres para o uso de pedestres; quanto ao tema cargas e descargas de mercadorias, este será definido na próxima terça-feira, em uma reunião com as partes interessadas. Já a situação dos camelôs da Praça Tomaz Barbosa e de outros pontos estratégicos será decidido em uma reunião que irá acontecer na próxima quarta-feira no fórum de Canindé, todas com o intermédio do Juiz Dr. Josimar.
Participaram do debate na Audiência Pública: representantes dos camelôs, comerciantes, Conselho das Cidades, representado pela arquiteta Fábia Sales, Prefeito Claudio Pessoa e secretariado, representantes da Câmara de Vereadores, dentre outros.
Para o presidente da CDL, Paulo Magalhães, foi sem dúvidas um momento oportuno para todas as partes serem ouvidas para que as soluções sejam em beneficio de todos.
Já a arquiteta Fabia Sales lembrou a importância de fazer uma revisão na legislação municipal para o avanço da cidade principalmente para o desenvolvimento urbanístico do município.
Epifânio Saraiva, Presidente da Associação dos Camelôs, demostrou preocupação com a situação da categoria, já que o município não oferece muitas opções de trabalho para geração de emprego e renda para a população, mas está confiante na sensibilidade do Juiz e das autoridades do poder público na solução do problema.
Para o Juiz Antônio Josimar, a audiência correspondeu com às expectativas; também, demostrou otimismo com o empenho de todas as partes que buscam a solução do problema e acredita que essas reuniões discutirão formas de encontrar o caminho para uma melhor organização das ruas da cidade.
 


Comunidades do Sertão Central louvam Nossa Senhora


No sábado que antecede a coroação de Nossa Senhora em 2012, em Canindé, marcada para o dia 26 de maio, outras comunidades canindeenses se preparam para realizar, também, coroações de Nossa Senhora. Neste Sábado, 19/05, acontecem coroações em Ipu Monte Alegre, Ipueira dos Gomes e Botinitinho, dentre outras as comunidades de Canindé.
Já em Caridade, município vizinho, as comunidades que se preparam para a coroação em Pereiros, próximo a São Domingos, que terá a cerimônia de coroação de Nossa Senhora, também, neste Sábado, 19/05.
Já a Coroação de Nossa Senhora em Caridade, que acontecerá no dia 02 de Junho, quando se comemora 100 anos de coroação naquele município, contará com a presença do grande cantor Padre Antônio Maria.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escola Profissionalizante Capelão Frei Orlando realiza I Feira Profissional do Comércio


A Escola Profissional Capelão Frei Orlando realizou nos dias 14 e 15 de maio a I Feira Profissional do Comércio, promovida pelos alunos do Curso Técnico em Comércio e pela Coordenação da escola. 
Durante a Feira, aconteceram apresentações de projetos culturais, exposição para microempreendedores, palestras gerenciais, abordando temas como Marketing, Gestão de Pessoas, Financiamento e Empreendedorismo, dicas para o crescimento de negócios, dentre outras. 
A Feira contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Canindé e do comércio local em geral.
De acordo com o presidente da CDL, Paulo Magalhães Filho, foi um momento importante para esses jovens que demonstraram desde já suas habilidades para o crescimento nesta área do empreendedorismo.
Para a Diretora da Escola, Tailana Queiroz, foi um momento importante por conta do aprimoramento de conhecimentos diante o envolvimento de todos os alunos que participaram direta ou indiretamente do evento. Já para o jovem Fernando Silva, um dos organizadores da feira, o evento superou todas as expectativas dos estudantes, em termos de participação da comunidade empresarial local.