quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Corpo de Frei Lucas é sepultado na Bahia

Após uma missa de corpo presente, foi sepultado na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013, o corpo de Frei Lucas Dolle, no município de Cairu, na Bahia, atual paróquia onde trabalhava.

Em Canindé, será rezada uma missa de sétimo dia em homenagem ao ex-pároco Frei Lucas Dolle, às 9 horas da manhã da próxima segunda-feira, dia 4 de março.


Segue em paz, inesquecível amigo!
Nós muito lhe agradecemos por tudo que fez por todos nós e pelo nosso Canindé!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mais informações sobre o acidente com Frei Lucas Dolle

Foto: Site www.nasmalhasdalei.com.br


Um acidente automobilístico envolvendo um veículo Fiat Uno placa de Cairu, foi registrado na manhã desta terça, 26, por volta das 10h30minh, na BR-101, depois do entroncamento de Valença próximo ao município de Presidente Tancredo Neves.

O veículo capotou em uma curva após partir a barra de direção, caindo em uma ribanceira de aproximadamente 60 metros, à vítima Frei Lucas Dolle, do Convento Santo Antônio de Cairú estava indo para uma reunião do Clero em Amargosa, ele estava sozinho e utilizava o cinto de segurança. Frei Lucas, estava com 83 anos e completaria 84 no próximo dia 12. 

O corpo será encaminhado para o DPT de Valença para ser necropsiado.

Fonte: Site www.nasmalhasdalei.com.br

Frei Lucas Dolle falece em acidente automobilístico na Bahia


O ex-pároco de Canindé, Frei Lucas Dolle faleceu, na manhã de hoje, terça-feira, 26 de fevereiro de 2013, vítima de um acidente automobilístico na Bahia.

Frei Lucas Dolle iniciou seus trabalhos como pároco de Canindé no ano de 1967, onde permaneceu por cerca de 20 anos, realizando um trabalho marcante na evangelização de paroquianos e romeiros de São Francisco das Chagas e contribuindo de forma grandiosa para o desenvolvimento do município como um todo.

Em homenagem ao valoroso franciscano Frei Lucas Dolle, por tudo o que ele representa para Canindé e para os canindeenses e romeiros de São Francisco das Chagas, o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, decretou três dias de luto no município.

Adiado julgamento do caso do Agente Penitenciário Neto


Foi adiado para o próximo dia 21 de Março, o julgamento dos três acusados de participação na morte do Agente Penitenciário e Diretor da Cadeia Publica de Canindé, Francisco José Barreto e Silva (Neto), de 31 anos.

De acordo com o o juiz das execuções penais, Antônio Josimar Almeida Alves, o motivo do julgamento não acontecer nesta terça-feira foi pelo fato do representante do Ministério Publico está de férias e a Promotora Substituta alegou não conhecer o processo. Já é a segunda vez que esse julgamento foi adiado.  

Os réus são; Alexandre Silvestre de Freitas (o Bombom), Antonio Gleydson Silvestre de Freitas (o Gavião) e Elizael Mendes Cruz (o Israel). O quarto acusado de envolvimento no crime, José Mário Pires Magalhães o qual é apontado como mandante do assassinato do agente, desta feita, ainda não será julgado, pois na época da audiência de instrução, ele ainda estava foragido.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Homem de 70 anos é vítima de homicídio na Zona Rural de Canindé

No domingo (24), por volta das 20:30h um homem conhecido por Francisco Alves Pereira "vulgo Chichico", 70 anos, foi vítima de homicídio, na localidade de Água Boa, a 15km de Canindé.
 
A polícia foi informada a respeito do crime pela esposa do acusado, conhecido como Francisco Rodrigues Moura, que informou que a vítima tinha ido pegar emprestado uma rede para dormir e que quando o acusado percebeu a vítima na porta de sua casa sacou de uma faca desferindo um golpe abaixo do peito, do lado esquerdo, uma única furada levou a vítima a óbito. 
 
Após o rabecão chegar e serem feitos os procedimentos cabíveis, os policiais foram até a casa do acusado mas não mais o encontraram .

Julgamento dos acusados de envolvimento no crime do Agente Penitenciário Neto deverá acontecer na terça-feira, dia 26


Está marcado para acontecer nesta terça-feira, 26 de fevereiro, a partir das 08h30mim, o julgamento de três dos acusados de participação na morte do Agente Penitenciário e Diretor da Cadeia Publica de Canindé, Francisco José Barreto e Silva (Neto), de 31anos.

Estão previstos para sentarem no banco dos réus: Alexandre Silvestre de Freitas (o Bombom), Antonio Gleydson Silvestre de Freitas (o Gavião) e Elizael Mendes Cruz (o Israel). O quarto acusado de envolvimento no crime, José Mário Pires Magalhães o qual é apontado como mandante do assassinato do agente, desta feita, ainda não será julgado, pois na época da audiência de instrução, ele ainda estava foragido.

O julgamento irá acontecer no Fórum Dr. Gerôncio Brígido Neto, em Canindé, com previsão de duração e de mais de um dia. Os quatro acusados, por motivo de segurança, estão presos em Penitenciarias Federais.

O Agente Penitenciário e Diretor da Cadeia Pública de Canindé, Francisco José Barreto e Silva, 31, mais conhecido como “Neto”, foi morto com vários disparos de arma de fogo na rua Joaquim Magalhães, no Centro da cidade, na noite da segunda-feira, de 24 de Maio de 2010.

De acordo com as informações à época do crime, Neto tinha saído do trabalho quando recebeu uma ligação da cadeia na qual uma pessoa dizia que um preso estava passando mal. Ele voltou para a unidade, mas não levou o colete a prova de balas. Quando saiu em sua moto, foi seguido por dois homens que também seguiam em outra moto. A dupla alcançou o agente e efetuou vários disparos, quatro deles atingindo a vítima que era natural de Canindé, mas morava em Fortaleza.

Segundo o que foi apurado, a história de que um preso estaria passando mal pode ter sido apenas uma simulação para que Neto voltasse ao presídio. Possivelmente, uma pessoa com um celular estaria próxima à Cadeia, e teria informado o momento em que Neto saiu do local.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Vereador terá que fazer teste para comprovar se é alfabetizado



O vereador eleito pelo município de Itatira, Gleidson Moura Lopes, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB,  terá que fazer uma prova para comprovar se sabe ler e escrever, a decisão foi do TRE CE através da relatora Juíza Mônica Rodrigues de Lima, que atendeu recurso contra diplomação do vereador Gleidson, ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral de Itatira, objetivando a cassação do diploma de Gleidson Moura Lopes, vereador eleito em 2012, na forma do art. 262, I, do Código Eleitoral.

A inelegibilidade apontada envolve dúvidas quanto à alfabetização ou não do recorrido, porquanto, de acordo com a 33ª Zona Eleitoral, seu registro de candidatura teria sido deferido equivocadamente com base em documento falso, qual seja, certificado de conclusão de ensino médio, como sugere declaração da Coordenadora de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - CODEA do Município. 

O Procurador Regional Eleitoral opinou pela necessidade de realização de novo teste de alfabetização de Gleidson Moura, antes de se pronunciar quanto ao mérito da demanda.

Diante a denúncia, o TRE CE determinou que o juiz da 33º Zona Eleitoral aplique uma nova prova para comprovar se o vereador Gleidson Moura Lopes é mesmo alfabetizado.

Fonte: TRE CE


Polícia prende quadrilha fortemente armada em Boa Viagem

Policias Militares da 4ªCia do 4ºBPM de Canindé, lotados no Município de Boa Viagem, efetuaram por volta das 21h30 da última sexta-feira (22 ), a prisão de 4 homens que estavam fortemente armados no bairro Padre Paulo. em Boa Viagem.

As prisões aconteceram na rua José Soares Neto, na altura do nº 5898. De acordo com os policiais, após receberam uma denúncia de disparos de arma de fogo, foram ao local e quando estavam chegando, alguns dos homens tentaram empreender fuga da residência sendo efetuados alguns disparos pela equipe policial e realizado o cerco à residência, onde foram abordados e presos Francisco Felipe Pereira de Sousa, 19anos, Macio Nunes Fernandes, 23 anos, Arlen de Paula Sousa Ferreira, 31 anos, e Thiego do Nascimento Ferreira, 22 anos, todos residentes em Boa Viagem.
Com a quadrilha foram apreendidos: (02) duas escopetas cal. 12, capacidade para um cartucho e municiada cada; (3) revólveres (1) cal. 38, cano médio especial, capacidade para seis cartuchos e municiado com seis cartuchos intactos e numeração raspada; (01) cano médio reforçado, capacidade para seis cartuchos e municiado com seis cartuchos intactos e numeração raspada; (01) revólver Pucara de fabricação argentina, cano médio reforçado, capacidade para seis cartuchos e municiado com seis cartuchos intáctos e numeração raspada; foram ainda apreendidos mais (09) nove cartuchos cal. 12 e (05) cinco cartuchos cal. 38, totalizando assim a apreensão de (11) cartuchos cal. 12 e (23) cartuchos cal. 38; também com o bando foram apreendidas (03) três motocicletas, sendo uma FAN 150 de cor preta, ano 2010, e Placa OCT-9028, a qual havia sido tomada de assalto por volta das 18h30min, na cidade de Madalena; (01) uma moto Honda Titan 150, de cor verde, de Placa DOX-7268/SP, e (01) uma moto Honda Twister, de cor vermelha, Placa DCN-5833, sendo que as duas últimas foram utilizadas pelos indivíduos que tomaram a primeira de assalto.
Os presos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo na Delegacia Municipal de Boa Viagem.

IV Romaria dos Motociclistas Amigos do Asfalto, de Luís Correia - PI, visita Canindé

Chegou a Canindé, na tarde da sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a IV Romaria dos Motociclistas Amigos do Asfalto, vinda de Luís Correia, no litoral do Piaui.



Conforme informou a nossa reportagem, Chiquinho Araújo, um dos participantes, mais de 200 motociclistas estiveram fazendo parte deste evento, que sempre marca presença em Canindé, nesta época do ano.

Os motociclistas estarão retornando para Luís Correia, na manhã deste domingo, 24.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Adolescente canindeense morre em Fortaleza vítima de tiro acidental


Uma adolescente de 17 anos, identificada como Carla Rodrigues, morreu, no começo da tarde da última terça-feira (19), no interior da residência dela, na Rua Domingos Bonifácio, 198, bairro Carlito Pamplona. Conforme a Polícia, ela pode ter sido vítima de um tiro acidental, disparado por um adolescente de 16 anos, que está desaparecido.

Logo que chegou ao local do crime, o perito Ireudo Pereira constatou várias lesões no corpo da adolescente. Após realizar o exame, ele avaliou que havia uma única perfuração de entrada de tiro no braço direito da vítima. A bala transfixou o corpo, atingiu a axila direita, saindo no lado esquerdo do tórax e se alojando no braço esquerdo. "Pode ter sido um tiro acidental, mas as investigações é que vão mostrar", frisou o perito.

Viaturas do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) estiveram no local e os PMs entrevistaram Lucineide Oliveira Fernandes, mãe do adolescente. Ela contou que no momento do disparo, Carla, o filho, e uma jovem identificada por Daiane, estavam na casa.

Lucineide Fernandes afirma que deu abrigo a Carla porque a garota não tinha residência fixa. Uma amiga dela, que se identificou por Lídia, contou que Carla tinha muitas inimigas, por conta de namorados.

O comandante do BPRaio, major PM Márcio Oliveira, coordenou as ações de buscas ao adolescente suspeito de ter atirado. A mãe dele não explicou como uma arma de fogo foi parar na residência dela. Lucineide Fernandes garante que o filho não tem envolvimento com drogas ou outros delitos. Na casa, os policiais não encontraram a arma, que pode ser um revólver. 


O corpo da vitima foi sepultado na manhã desta sexta-feira (21) no Cemitério São Miguel em Canindé
Os familiares da garota residem do Bairro do Monte e no Bairro Bela Vista

Fonte: Diário do Nordeste 

Chagas Barros se desfilia do PMN



O ex-presidente do Partido da Mobilização Nacional - PMN do Município de Canindé, Francisco das Chagas Barros, em entrevista concedida a nossa reportagem, informou porque pediu desfiliação do Partido. 

De acordo com Chagas Barros, a Comissão de Ética da Executiva Municipal do Partido havia expulsado do PMN o vereador eleito Antônio de Pádua Oliveira (Antônio do Ives), pois segundo apurou a comissão de ética do partido, o vereador havia cometido infidelidade partidária na época da campanha, quando o partido apoiou o candidato a prefeito Celso Crisóstomo e o vereador Antônio do Ives, segundo a denúncia, teria apoiado o candidato Jesus Romeiro da Silva.

O vereador Antonio do Ives chegou a ser expulso do PMN do Município de Canindé, mas conseguiu recurso na executiva estadual e ainda tornou-se presidente provisório do PMN.

Como a presidência deixou de ser exercida por Chagas Barros, que também disputou  as eleições para vereador; Chagas, agora, decidiu pedir desfiliação do partido.       

O caso, agora, está com a Promotoria de Justiça da Comarca de Canindé que deverá decidir sobre esta questão. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Reunião debate formas de facilitar Carga e Descarga de Mercadorias no Centro de Canindé



Às 19h , da terça feira (19), foi realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Canindé -CDL uma Reunião de Diretoria, com a presença dos membros diretores e do presidente, Paulo Magalhães Filho, e que contou, também, com a presença do Secretário da Guarda Municipal (SEDECIST), Carlos Alberto Moreira Martins, Inspetor Francisco Gean, Vice-Prefeito Paulo Justa e representantes de emissoras de rádio locais.O tema da reunião foi: "Carros de horários e Carga e Descarga de Mercadorias"


Após os debates , o que  ficou definido é que os empresários deverão direcionar os seus veículos de forma mais rápida para a entrega de suas mercadorias, focando o horário de menos movimento e assim flexibilizar para que permaneça a Carga e Descarga (Entrega) de Mercadorias para os clientes da Zona Rural que se utilizam de Carros de Horários para fazerem compras em Canindé, sem tumultos e sem causar transtornos para o trânsito no Centro da cidade.

Agentes de Endemias de Canindé reativam Associação



Aconteceu, no final da tarde de terça-feira (20), no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Canindé, uma Assembleia para reestruturar e reativar a Associação dos Agentes de Endemias do Município.


Já faz alguns anos que foi criada uma Associação Regional dos Agentes de Endemias, mas esta se encontrava desestruturada e desativada, porém nesta assembleia da última terça-feira, foi deliberada a criação de uma nova diretoria, que a partir de agora passará a atuar somente no Município de Canindé.


A nova mesa diretora da AACEC é composta por 12 membros e tem como presidente o agente de endemias Gustavo Justa e foi eleita por unanimidade em assembleia geral.


Fotos: Página do Facebook dos Agentes de Endemias de Canindé

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática 2013



Os alunos das Escolas Públicas do Ceará já poderão se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática, que acontece em três níveis: O Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o Nível 2, para os do 8º e 9º anos e o Nível 3, para os do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013 começaram na segunda-feira (18), e os alunos terão até o dia 5 de abril para se inscrever. As inscrições devem ser feitas pela internet, através do site http://www.obm.org.br/opencms/ .
Na edição de 2012 cerca de 800 alunos cearenses foram premiados na Olimpíada, dentre os quase 20 milhões de participantes a nível nacional.


A Olimpíada é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), existe desde 2005, e é promovida pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.


Fonte: Arimatéia Filho e Ickaro Silva

Paróquia lança Campanha da Fraternidade de 2013, em Canindé



Foi realizada pela Paróquia de São Francisco das Chagas, em Canindé, no último domingo (17), a abertura da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema é “Fraternidade e Juventude” e o lema" Eis-me aqui, envia-me!".

A celebração da abertura da CF 2013 teve início às 18h, com uma procissão da Igreja de Nossa Senhora das Dores até a Basílica de São Francisco, e contou com  a participação especial dos jovens canindeenses, que lavavam o ícone da cruz semelhante ao da JMJ 2013, terminando com uma Santa Missa na Basílica de São Francisco.



Durante a missa, que foi presidida pelo Pároco de Canindé, Frei João Amilton, aconteceu uma apresentação de jovens, colocando a situação de atenção que a juventude enfrenta hoje.
  
Frei Amilton destacou o papel do jovem na sociedade e a responsabilidade que temos em colocar os jovens no caminho do bem, para uma vida mais próxima de Deus, da família e da comunidade.




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Parceria com o IBAMA: filhotes de tartarugas tracajá do Zoológico de Canindé são reintroduzidos à natureza


O Zoológico do Santuário de São Francisco é um dos espaços mais visitados na cidade de Canindé.
Trata-se de uma grande área arborizada que abriga uma diversidade de espécies de animais da fauna brasileira.
Esse ambiente, aliado ao bom tratamento (manejo, alimentação adequada, recintos adaptados, entre outros), está possibilitando a procriação de várias espécies, dentre elas os filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis), um espécie de tartaruga.

A parceria com outros órgãos ambientais, como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis), tem possibilitado proporcionar muitas dessas espécies à reintrodução na natureza.

Um exemplo foram a soltura de 160 (cento e sessenta) filhotes de tartarugas tracajá, no dia 29 de janeiro de 2013, no Parque Ambiental do Utinga – Belém-PA. A área do Parque está inserida em uma região de topografia plana com suaves ondulações, constituída por tabuleiros, terraços e várzeas, pertencentes às terras sedimentares baixas da Amazônia, esculpidas em sedimentos de Grupo Barreiras (LERAY, 2010).

Os filhotes de tracajá, nascidos no Zoo de Canindé, tiveram que passar por um processo de adaptação para a soltura definitiva, por isso primeiramente passaram pelo Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, no dia 24 de janeiro, onde receberam todo tratamento necessário à reabilitação para posterior soltura, em seu habitat natural.

Fonte: Site Santuário de Canindé  

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Moradores da rua General Sampaio, em Canindé, reivindicam calçamento para aquele logradouro


Com a chegada das chuvas, os moradores da rua General Sampaio, em Canindé, sofrem com o problema da rua ficar totalmente intransitável, devido ao acúmulo de lama no local.

O problema já ocorre há alguns anos. Desta feita, os moradores reivindicam que autoridades locais tomem providências para solucionar urgentemente o problema com a pavimentação daquele logradouro.

24 cavalos concorrerão ao VI GP Haras Primavera, em Canindé



Acontecerá, no primeiro final de semana de março, o 6º Grande Prêmio de Velocidade do Haras Primavera, em Canindé, mais um evento de sucesso a ser realizado pelo empresário Rafael Leal, que tem como objetivo atrair turistas e investidores para o município.

No dia 2 de março de 2013, o Haras Primavera de Canindé, irá promover, durante o VI Grande Prêmio Haras Primavera, um leilão de 20 Potros Quarto de Milha de Velocidade, geração 2011, de altíssima qualidade.

Para o Grande Prêmio Haras Primavera neste ano de 2013, há previsão de que 24 animais deverão concorrer em busca do prêmio maior; inclusive, 21 cavalos já chegaram ao Haras Primavera, em Canindé, faltando chegar apenas mais três.

Na Sexta-feira (1º de março), haverá apresentação dos animais às 14h. Às 19h, entrada gratuita para interessados em apostas.

No Sábado (2), às 14h:30min, acontecerá o 1º páreo. De meia em meia hora saem os outros páreos, sendo um total de  5 páreos.

Às 18h do Sábado, Leilão Elite, entrada valor R$30,00. Qualquer pessoa poderá ir ao leilão no Sábado, pagando a entrada.

No Domingo (3), páreo dos 3º lugares às 15h;  15h:30min, consolação e às 16h corrida dos campeões.


ASSESSORIA : BETO DUWEL - Fone: (11) 9219 3137 / (11) 7808 2862
LOCAL : HARAS PRIMAVERA - CANINDÉ - CEARÁ

RAÇA(S): QUARTO DE MILHA
TRANSMISSÃO : AGRO CANAL - PARABÓLICA - polarização vertical 960 MHZ
LEILOEIRO : NILSON FRANCISCO GENOVESI

Maiores informações: Paulo Sampaio (85) 9978 0238

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Projeto Desenvolve Sertão, formado por um grupo de jovens da região, busca a implantação de uma Escola SENAI em Canindé


O Projeto Desenvolve Sertão é formado por um grupo de pessoas organizadas sem fins lucrativos, que surgiu dentro do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Canindé, no final de 2012. Têm em seu corpo funcional, integrantes residentes nos municípios que fazem parte das ações do grupo, como Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti. É um grupo apolítico, que tem por princípios básicos, funcionar como uma ferramenta do cidadão, ligando-o aos setores público e privado, buscando com estudos e ações integradas a identificação de necessidades da população desses municípios.

Como exemplo disto, há ações em andamento desde 5 de fevereiro de 2013, que buscam a implantação do SENAI em Canindé, para promover formação profissional de mão de obra em todo o Sertão Central. Essa necessidade foi comprovada através de pesquisa realizada com jovens e adultos, onde pode ser observado o desejo por capacitação profissional da mão de obra da região que poderia ser feita aqui mesmo em Canindé, sem a necessidade inconveniente de se deslocar para outros centros de treinamento mais distantes do SENAI.


O grupo Desenvolve Sertão trabalha diretamente com a comunidade e seus órgãos legais. Uma das principais formas de mostrar aos setores público e privado o interesse e a necessidade de toda uma comunidade é a coleta de assinaturas que comprovam a veracidade das solicitações feitas, sendo este o primeiro meio utilizado pelo grupo.

Nesta primeira ação, o grupo está contando com o apoio das agentes comunitárias de saúde de Canindé, que coletam as assinaturas diretamente nas residências da população. Esse apoio acrescenta credibilidade e agilidade nas ações do grupo.

Nos municípios de Caridade, Madalena e Paramoti, as ações estão em fase de implantação para o início da coleta. Posteriormente as autoridades políticas dos municípios serão convidadas a juntar-se ao projeto, dando sua contrapartida para a implantação do órgão. Ao final, as assinaturas coletadas em todos os municípios participantes, serão anexadas a um documento destinado ao Excelentíssimo Senhor Roberto Proença de Macêdo, Presidente do SENAI no Ceará. Estima-se que a conclusão dessa ação ocorra no mês de maio de 2013.


O grupo Desenvolve Sertão busca adesão de novos membros que tenham interesses convergentes a causa do grupo e que desejem fazer a diferença.

MEMBROS
Canindé:
Sergio Dias – Coordenador Geral;
Robério da Silva – Relações Públicas;
Felipe Guerra – Agente de Desenvolvimento;
Crisla Bessa – Agente de Desenvolvimento;
Gyrlano Ederson – Estudo de Tecnologias e Mídias.
Paramoti:
Gilailson Gomes – Coordenador (equipe de atuação em fase de implantação).
Madalena:
Dalverlânio Pereira – Coordenador (equipe de atuação em fase de implantação).
Caridade:
Solon Gomes - Coordenador (equipe de atuação em fase de implantação).

CONTATOS
Telefone: (85) 8690-1761
Facebook: Desenvolve Sertão

Tempo continua promissor para chuvas em Canindé

Foto: Débora Alves Costa

O tempo continua promissor, pois mantém-se nublado na região e há possibilidade de novas precipitações de chuvas, segundo estimativas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME.

O pluviômetro localizado no açude São Mateus já chegou a marcar cerca de 70,4 milímetros de chuvas em Canindé.

Inicialmente, foi registrado cerca de 38,4 milímetros na madrugada de sexta-feira (15) e a tarde mais 32,00 milímetros, totalizando mais de 70 milímetros; isto sem contar com as chuvas deste sábado (16).


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chuvas animam agricultores de Canindé


A situação de seca vinha preocupando o homem do campo de Canindé, pois nestes últimos meses, com a falta de chuva, algumas criações, como o gado, têm sobrevivido com muita dificuldade, inclusive alguns animais vieram a morrer de fome e sede em algumas localidades rurais do município. 

O baixo volume d'água dos açudes que abastecem a sede do município também eram uma constante preocupação para a população, que temia por desabastecimento caso a estiagem continuasse.

A falta d’água nas localidades rurais era uma constante preocupação dos movimentos sociais do município, devido aos relatos de dificudades enfrentadas pelos agricultores e pecuaristas.

Mas deste do início da tarde da última quinta-feira (14) que as condições atmosféricas mudaram para melhor em Canindé, o que foi fundamental para animar a toda a população do município, trazendo esperanças de uma promissora quadra chuvosa, pois somente na madrugada desta sexta-feira (15) choveu na sede do município 38.4 milímetros e na tarde de hoje voltou a chover, com previsão de continuidade ainda no período da noite e também no sábado.
 

Muitos agricultores já estão se preparando para plantar; outros já iniciaram o plantio mesmo durante esta sexta-feira.

Um fato curioso que assustou os moradores do Assentamento Jacurutu foi uma chuva de granizo registrada na madrugada desta sexta-feira (15) naquela comunidade, e de acordo com alguns moradores, além da chuva de granizo, ocorreram ventos fortes.  

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeito Celso anuncia que Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará - UFC poderá ser instalado em Canindé



Prefeito Celso Crisóstomo anunciou, na quarta-feira, 13, a possibilidade da instalação de um Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará - UFC em Canindé, o que beneficiaria em muito a comunidade estudantil não só do município de Canindé mas de toda a região.

Programa Água para Todos é lançado em Canindé

Foi lançado às 8 h desta quinta-feira, 14, no Parque de Exposições, em Canindé, o Programa Água para Todos, que beneficiará quase 3.000 famílias de Canindé com 2057 cisternas de polietileno e cerca de 700 cisternas de placas de concreto.



Estiveram presentes ao lançamento do programa: o Deputado Federal Danilo Forte; Prefeito Celso Crisóstomo; Superintendente da FUNASA, Dr. Germano Fontenelle; Presidente da Câmara de Vereadores de Canindé, Pedro do Germano; vereadora Zeleide Araújo; Secretário de Agricultura, Valdenir Amâncio;  Coordenadora da 5ª Regional de Saúde, Rosélia Mesquita; vereadores Rômulo Magalhães e Manin Barroso, dentre outras autoridades locais e representantes de associações comunitárias.





FOTOS: Jander Silva

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013