segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Protestantes invadem Festa de São Francisco e Causam Revolta na População



A Festa de São Francisco das Chagas, em Canindé, que teve inicio no último dia (24), foi invadida por um grupo de protestantes que estão na cidade tentando "converter" a fé dos romeiros. 

De acordo com que apurou nossa reportagem, os protestantes estavam utilizando as ruas e espaços religiosos da Igreja Católica para entregar panfletos com mensagens evangélicas e um outro panfleto usava a imagem e a oração de São Francisco de forma indevida, já outro grupo entregava água e fazia criticas à devoção do romeiro a São Francisco.
  
De acordo com relatos de várias pessoas, outro grupo se veste com roupas de romeiros e até usam imagens do santo para profanar atos de desrespeito.

Devido à tamanha falta de respeito com os romeiros e com as pessoas da cidade e com os franciscanos que administram o Santuário, o Guardião do Convento Frei Jean Souza saiu às ruas dos principais bairros acompanhado de uma caravana de jovens que logo ganhou total apoio da comunidade e até de evangélicos da cidade que não apoiam a atitude adotada por esses protestantes que vieram de outras cidades para conturbar a Festa de São Francisco; porém nossa reportagem apurou, também,que algumas pessoas que dizem serem evangélicas em Canindé estão apoiando o movimento que tem causado divisão de opinião e revolta entre as várias Igrejas Evangélicas existentes hoje na cidade, tendo em vista que a atitude desse grupo também está prejudicando às outras Igrejas Evangélicas que fazem um trabalho sério na cidade.

Depois que as emissoras de rádios abordaram o assunto, a população de Canindé ficou completamente revoltada e manifestou apoio total aos frades franciscanos.

Uma evangélica participou por telefone em uma das emissoras de rádio e disse que "isso é uma desmoralização para a Igreja Evangélica". Não se fala em outra coisa na cidade a não ser a falta de respeito e ousadia que tiveram os protestantes com os católicos em plena Festa de São Francisco, invadindo a Cidade da Fé, que há mais de 250 anos celebra o evento nesta data.
  
Frei Jean falou na missa de 9 horas do domingo (29), que vai acionar o Ministério Público Federal para como resguarda a Constituição Federal que garante a liberdade de crença religiosa.

Já um irmão de outra Igreja Evangélica que não apoia o movimento disse 
"que infelizmente tem algumas pessoas irresponsáveis de Canindé que apoiam o movimento".

Devido a esse fato, a população está em alerta caso a cidade sofra um novo ataque de desrespeito no período festivo; já que nesse primeiro momento o movimento foi enfraquecido com a resposta dada pela comunidade.



Fotos: Da movimentação Católica em reação ao movimento Protestante





domingo, 29 de setembro de 2013

Programa Diário Turismo destaca o Turismo Religioso em Canindé


A Diretoria da CDL de Canindé, pelo seu presidente Paulo Magalhães esteve apoiando o Programa Diário Turismo, exibido aos Sábados no horário de 10h30 na TV Diário, comandado pelo Jornalista Marcos Valli.

O Programa Diário Turismo esteve em Canindé a convite da CVC Canindé coordenado pelos empresários Karla e Glauton Monteiro, onde os empresários tiveram total apoio do Complexo Jardineira Park (Família Pontes).

Na oportunidade, foi realizada matéria/reportagem do Município de Canindé, dedicado especialmente aos "Festejos de São Francisco", todos os canindeenses estão convidados a assistir o Programa que será exibido em dois sábados seguintes, 05/10 e posteriormente, tudo isso devido as inúmeras informações, e assim, enfatizando o término dos Festejos de São Francisco. 



sábado, 28 de setembro de 2013

Juiz de Canindé é destaque em uma matéria Nacional pela TV Justiça

O juiz de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, foi destaque em uma matéria Nacional pela TV Justiça, onde teve o reconhecimento pelo Conselho Nacional de Justiça diante o trabalho realizado na Comarca de Canindé.

Confira a Matéria:

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cantora Joanna fará Show no Encerramento da Festa de São Francisco


A cantora Joanna fará um Show Cultural no encerramento dos festejos de São Francisco 2013, em Canindé.

De acordo com o Guardião do Convento Santo Antônio, Frei Jean Sousa, a apresentação da cantora vai acontecer logo após a procissão com São Francisquinho, no dia 4 de Outubro, em frente à Basílica de São Francisco.

Joanna tem uma  carreira sólida e muito bem alinhavada durante vários anos o que faz dela uma das cantoras de maior sucesso tanto no Brasil como em todos os países de língua portuguesa e hispânica. 

Desde a sua estréia em 1979, Joanna optou por cantar e compor nas mais variadas tendências musicais , mas seu canto romântico sempre teve destaque maior.

Em 1984, dá-se início a uma nova fase da carreira de Joanna. A partir do álbum daquele ano, sem título, apenas Joanna percebe-se uma maior simplicidade tanto nas canções escolhidas para seu repertório quanto no tratamento dado a elas em estúdio e em palcos. Com “Recado”, canção de Renato Teixeira conquista o gosto de milhões de ouvintes em todo o Brasil, seguida pelo sucesso de "Espelho", vendendo milhares de cópias e se tornando uma das cantoras prediletas pelo público.



Entrevista de Frei Jean:



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Promoção Kero Mais um Tablet
Junte as embalagens das pipocas de 40 gramas ou cinco dos produtos Kero Mais e concorra a um Tablet Indique o nome do comércio onde você comprou os produtos Kero Mais e o comercio será contemplado com um Freezer.
Adquira os produtos Kero mais em todas as Bombonieres ou no comércio mais próximo de sua residência
O sorteio vai acontecer no mês de Outubro
Deixe seu Envelope na Emissora de Rádio de Sua Preferência e Boa Sorte

IFCE está com inscrições abertas para Cursos Técnicos

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para o exame de seleção para cursos técnicos integrados e EJA. São 519 vagas em seis campi: Canindé, Cedro, Crateús, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Quixadá.
O campus de Canindé oferece 35 vagas (manhã) para o curso técnico em Telecomunicações, modalidade integrado (ensino médio + profissionalizante). As inscrições estarão abertas até o dia 4 de outubro pela internet. Informações e inscrições: http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=217


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Afiliada da Rede Globo destaca romaria de Canindé


O CETV 2ª Edição, telejornal noturno da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, abriu o noticiário desta quinta-feira (26) com uma ampla reportagem sobre a Romaria de São Francisco das Chagas, em Canindé. 

O repórter Thiago Meireles acompanhou um grupo de romeiros de Fortaleza em direção ao município, mostrou a Basílica e exibiu entrevista com dois secretários municipais: Alex Barroso, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, que falou da maior geração de emprego e renda com o turismo religioso; e Aline Macêdo, da Saúde, que destacou as ações de atenção à saúde dos romeiros. 

Assista a reportagem neste link:http://bit.ly/1bfVR3x

Canindé terá motoqueiros socorristas para prestar primeiros socorros a romeiros

Canindé vai investir na agilidade no atendimento de saúde aos romeiros. Nos dias de maior concentração de peregrinos na cidade (de 1º a 4 de outubro), dois socorristas motoqueiros vão ficar de prontidão para prestar os primeiros socorros às vítimas.

Aline Macêdo, titular da Secretaria de Saúde do município, explicou que os profissionais de saúde vão carregar uma mochila com todo o material necessário para prestar assistência, enquanto as ambulâncias não chegam ao local.

"É um serviço inédito na cidade que estamos chamando de Moto-Urgência", disse a secretária, que deu entrevista hoje à TV Verdes Mares sobre o reforço do atendimento da saúde durante os Festejos da Romaria de São Francisco das Chagas.

TV Verdes Mares faz matéria sobre ações do município para Turismo Religioso e Apoio ao Romeiro


Os Festejos de São Francisco favorecem o mercado de trabalho em Canindé. Em entrevista ao repórter Thiago Meireles, da TV Verdes Mares, o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo do município contou que o número de vagas na cidade dobra durante o período da Romaria. Ele também disse que a hotelaria é bastante beneficiada, pois trabalha com 100% da taxa de ocupação. Há cerca de 40 opções de hospedagem na cidade.

Também foi entrevistada Aline Macêdo, Secretaria de Saúde do município, sobre o reforço no atendimento da rede pública de saúde que vai receber os romeiros. Ela disse que a desidratação dos peregrinos, após dias de caminhada, é uma das preocupações dos profissionais de saúde. Três ambulâncias estão de prontidão para realizar atendimentos emergenciais.

Com apoio da Secretaria de Cultura, Trupe fará apresentações de teatro de rua durante a romaria



Com apoio da Secretaria de Cultura de Canindé, o grupo de teatro de rua Xique-Xique fará apresentações na Basílica de São Francisco, no sábado e domingo, às 8h.

Quem conta é Magno Calixto, um dos responsáveis pela trupe. Formado por 30 componentes, o Xique-Xique pretende desenvolver em Canindé o teatro de rua.


Na apresentação "A Lenda do Santo Vivo", o grupo retrata a realidade dos romeiros que chegam a Canindé para reverenciar o santo padroeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Banheiros Químicos já estão instalados em diversos pontos turísticos de Canindé


Os romeiros que chegam a Canindé já encontram banheiros químicos instalados nos principais pontos de visitação, como a área da Estátua de São Francisco das Chagas, no bairro Alto do Moinho. 

A ação faz parte da série de medidas tomadas pela Prefeitura para garantir a melhor recepção possível da cidade aos peregrinos. Os visitantes vão ter ainda bebedouros à disposição nos principais pontos de encontro. 

Guias turísticos também vão distribuir folhetos ilustrados com a história das atrações da cidade, como a Basílica de São Francisco, o zoológico, a estátua e a praça dos romeiros.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Canindé ganha decoração para recepcionar romeiros durante a Festa de São Francisco


Canindé ganhou, na quinta-feira (26), uma decoração especial para receber milhares de turistas para a Romaria de São Francisco, padroeiro do município.

 "O material já está pronto. Começamos a fixar cartazes, banners e painéis durante a noite", conta o músico Jander Silva, titular da Secretaria de Cultura e de Esporte de Canindé. 

São 20 banners que serão afixados nos postes do corredor religioso, além de painéis que vão servir de cenário para fotografias dos visitantes. Silhuetas prateadas e douradas de São Francisco vão decorar árvores, bem como um molde da Basílica.

A decoração também vai homenagear os 9 Estados nordestinos, temas das novenas, com reprodução de suas respectivas bandeiras. A equipe contou com o trabalho dos artistas Claudio Barreto, Magno Calixto, Matheus Rawelly, entre outros membros da equipe de Jander.





Com a Romaria, Hotéis e Pousadas trabalham com 100% de ocupação

A hotelaria é um dos setores da economia de Canindé que mais fatura no período da Romaria de São Francisco das Chagas, que vai até o próximo dia 4 de outubro. Na rua João Pinto Damasceno, corredor de hospedagens de diferentes tipos e preços, há 22 estabelecimentos do setor, que já registram um forte movimento de chegada de visitantes.

"Nossa hotelaria vai trabalhar com 100% de taxa de ocupação durante os Festejos do padroeiro", prevê Alex Barroso, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo do município.

No total, Canindé possui cerca de 40 estabelecimentos de hotelaria. Até o final do ano, este número deve crescer com a inauguração do hotel do Jardineira Park, que está em fase de acabamento de suas instalações.

"Não é só o turismo religioso que estimula a abertura de novos hotéis. Canindé também virou um destino de vendedores, comerciantes e profissionais liberais que fazem negócios na cidade", observou Barroso.


A maior importância do município no cenário econômico da região é um dos motivos dos novos investimentos no setor. Segundo o secretário, o hotel a ser inaugurado no complexo de lazer do Jardineira Park terá 52 quartos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura 

Cisternas garantem abastecimento nos bairros de Canindé

Para garantir o abastecimento de água nos bairros, a Prefeitura de Canindé determinou a instalação de cisternas de polietileno em dez pontos da sede do município, cada uma com capacidade de armazenar 16 mil litros de água.

O prefeito Celso Crisóstomo ouviu moradores do bairro da Boa Vista, enquanto acompanhou a chegada de uma máquina retroescavadeira para preparar o terreno onde ficará a cisterna.

Caminhões-pipa vão levar a água para esses reservatórios. Além da Boa Vista, também vão ter cisternas os bairros Palestina, Alto do Moinho, Bela Vista e Canindezinho.

O presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Nelson Bandeira, acompanhou o gestor munipal na visita ao bairro Boa Vista. Ele disse que o abastecimento de água está garantido em Canindé durante os Festejos da Romaria de São Francisco das Chagas, que vão até o próximo dia 4 de outubro.

O órgão já deslocou a bomba até o meio do açude Sousa para captar o volume que resta no reservatório. Além disso, a adutora emergencial do açude Escuridão está na reta final da montagem de suas tubulações para conectá-las até a rede do SAAE. Será mais um reforço no abastecimento de Canindé, juntamente com novos cacimbões e poços profundos cavados pela Prefeitura.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Santuário monta Tendas de Evangelização Missionária Franciscana em vários locais de Canindé


 “Francisco, um jeito sempre jovem de evangelizar”, é o tema da Festa de São Francisco das Chagas neste ano. O tema em comunhão com a Campanha da Fraternidade é um convite a juventude para ir e evangelizar. Neste sentido foi montada as tendas missionárias de evangelização franciscana, com a juventude anunciando a boa Palavra e convidando aos romeiros a entrar nessa vivência de amor e fraternidade entre irmãos.

“O coração da experiência cristã é sermos filhos de Deus e irmãos entre nós”, uma outra bonita mensagem proferida pelo santo padre Papa Francisco a todos nós cristãos, para uma vida mais fraterna, ecumênica, geradora de paz e justiça. Com a JMJ realizada no Rio de Janeiro, trouxe novo animado para a juventude e para todos os cristãos que um Reino mais próximo de Jesus Cristo é possível.

Uma temática também destacada é: “O evangelho é paz, respeito a fé do romeiro”, dentro do sentido que toda manifestação religiosa e cultural deve ser preservada e respeitada, além do mais já são mais de 250 anos da devoção a São Francisco em Canindé.

Os Jovens na Tenda e o acolhimento aos romeiros montada em vários pontos da cidade de Canindé: nas praças; os jovens missionários da juventude fazem um trabalho evangelizador com músicas, acolhimento, informação e um sorriso no rosto como aqueles que tem desejo em anunciar a boa nova de Jesus Cristo: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Os romeiros aproveitam e entram na dinâmica com a juventude, como membro dessa vida franciscana, à luz do evangelho, que nos faz mais irmãos e irmãs.
Bom trabalho os jovens missionários da juventude e sejam bem acolhidos devotos e devotas do santo seráfico Francisco de Assis, das Chagas, de nossa Canindé terra da fé.






Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé

Sineiro Getúlio Colares, um dos símbolos marcantes da Festa de São Francisco


Um dos símbolos marcantes da Festa de São Francisco de Canindé é o som das batidas do sino da Basílica, como algo que alegra o coração de seus devotos, conduzido há 69 anos pelo sineiro Getúlio Colares (Mestre da Cultura), de 84 anos de idade.

Os devotos, romeiros, conhecem de longe esse bonito som, sendo uma imensa alegria, uma verdadeira inspiração divina que os emociona e reaviva na fé, e na a proximidade do santo seráfico.

Getúlio explica que foi a mãe dele que o incentivou na profissão de sineiro: “Em julho de 1944 teve uma celebração na igreja. Nesse dia faltou a pessoa responsável para tocar o sino. Minha mãe pediu para ir. Então resolvi me candidatar não mais deixando o ofício”, explica.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé.

Instituto Acerte é destaque nas áreas da Educação e da Cultura em Canindé

O Instituto ACERTE em parceria com a UNITINS deu grau  no último dia 21 de setembro do corrente á mais de 25 profissionais de nível SUPERIOR em DIFERENTES ÁREAS do CONHECIMENTO.

São mais 25 profissionais entregues à sociedade cearense, graduados em Serviço Social, Administração, Teologia e Licenciatura em Matemática, dos municípios de Canindé, Barreira, Boa Viagem, Caridade, Paramoti e Ipu, pelos CAs Instituto Acerte UNITINS.


Vejam as fotos da Colação de Grau do Polo Presencial Instituto Acerte UNITINS, que ACONTECEU no Jardineira Park, em Canindé, e contou com a presença de autoridades dos municípios de BARREIRA e CANINDÉ estando presentes o PREFEITO de BARREIRA; o Sr. ANTÔNIO PEIXOTO SALDANHA e  a 1ª Dama e SECRETÁRIA da AÇÃO SOCIAL, LÚCIA MARIA GONZAGA SALDANHA;  o presidente da CÂMARA, JOSÉ JOAQUIM FREITAS e vereadores também de BARREIRA estiveram presentes. 

Já de CANINDÉ, teve a presença da SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL, MARIA HIDELVANICE SANTOS SOARES SAMPAIO; SECRETÁRIO DE CULTURA FRANCISCO JANDER PEREIRA DA SILVA; Major RONDON e da SECRETÁRIA EXECUTIVA do GABINETE Gerrinha COLARES....distribuídos em eventos DIFERENTES....pela manhã DESCERRAMENTO da PLACA e ATO ECUMÊNICO....À NOITE COLAÇÃO DE GRAU E BAILE....tiveram também presentes  familiares dos formandos e convidados.