segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ex-prefeito Ximenes Filho informa em seu programa de rádio que será levado a julgamento no mês de agosto

O ex–prefeito do município de Canindé, Luiz Ximenes Filho, confirmou a informação de seu julgamento em um programa de rádio, o qual ele apresenta aos domingos em uma emissora local.

Ximenes deverá ser julgado no dia 28 de agosto de 2014. 

No que se refere a esse julgamento, nos autos do processo consta que a decisão é da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que decidiu levar a júri popular o ex-prefeito, supostamente acusado de ter sido o autor intelectual (o mandante) de um crime de pistolagem contra o advogado canindeense José Wilson de Andrade Freire, eliminado com vários tiros no dia 23 de junho de 2001, na Capital Fortaleza.

Trata-se de uma denúncia do Ministério Público Estadual. 

Os executores, apontados como matadores de aluguel (pistoleiros), teriam sido identificados como Francisco Fábio da Silva; Edneudo Oliveira da Silva, o "Pipoca"; e Manoel Carneiro Neto, o "Manuel Preto".

No domingo passado, o político confirmou a informação de seu julgamento e ressaltou sua ilibada reputação, enfatizando ser inocente desta suposta e infundada acusação.

domingo, 29 de junho de 2014

Partidos iniciam escolha de Candidatos ao Governo do Estado em convenções


O deputado estadual Camilo Santana (PT)  foi o nome de consenso escolhido pela coligação que reúne o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar o cargo de Governador do Ceará nas eleições de 2014. A escolha foi anunciada em nota na noite de sábado (28) pelos presidentes Danilo Serpa e Francisco De Assis, do Pros e do PT, respectivamente.

O nome de Camilo Santana – que também já exerceu os cargos de secretário do Desenvolvimento Agrário e secretário das Cidades, do Governo do Estado - foi homologado na manhã deste domingo (29) durante convenção dos partidos na Faculdade Ari de Sá, localizada na Avenida Heráclito Graça, no Bairro Centro, em Fortaleza, segundo a nota.

Os nomes restantes da composição da chapa para os cargos majoritários, vice-governador e senador, assim como os de candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, serão definidos nesta segunda-feira (30). O Partido Comunista do Brasil (PC do B) também integra a coligação.


 Já a coligação formada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido da República (PR) e Democratas (DEM) escolheu para concorrer ao Governo do Estado nas eleições 2014 o Senador Eunício Oliveira (PMDB). A convenção que homologou a candidatura do senador Eunício Oliveira foi realizada na manhã deste domingo (29), no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza. O candidato a vice-governador é o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), termina na segunda-feira (30), o prazo para que os partidos políticos realizem convenções destinadas à deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos para as Eleições Gerais de 2014.

Fonte: G1 Ceará 

Promoter de Festa é roubada em Caridade

Por volta das 03h40, na madrugada deste domingo (29), cinco homens não identificados chegaram à localidade de Carneiro, Zona Rural do Distrito de Campos Belos, no Município Caridade, efetuando vários disparos de arma de fogo, e em seguida renderam a pessoa de Francisca Iris Celestino Muniz, 30 anos, a qual era responsável pela realização de um evento dançante ocorrido minutos atrás, naquela localidade. 

Os acusados roubaram uma quantia em dinheiro não especificada do apurado no evento, além de várias bebidas. 

Policiais do Destacamento de Campos Belos foram até o local, onde fizeram diligências no sentido de localizar os autores do roubo, mas não houve êxito até o momento.

Moto é furtada no bairro Santa Luzia

Uma moto foi furtada, em Canindé, na por volta das 21 horas, no último sábado (28). 

De acordo com a vítima, Rafaela Brito Teixeira, residente no bairro São Mateus, a sua motocicleta HONDA/ CG 125 FAN KS, de cor preta, placa ORS-840, estava estacionada em frente a casa de um amiga, na Avenida Luciano Magalhães, no bairro Santa Luzia, quando foi furtada.


A Polícia Militar realizou diligências no intuito de localizar o veiculo, mas até o momento nada foi encontrado. 

COLAÇÃO DE GRAU da 1ª turma de HISTÓRIA do INSTITUTO ACERTE/IFETE


No último dia 26, aconteceu em Canindé a solenidade de COLAÇÃO DE GRAU da 1ª turma de HISTÓRIA do INSTITUTO ACERTE/IFETE que teve como Paraninfo o historiador canindeense Augusto César Magalhães.















sábado, 28 de junho de 2014

Inaugurada em Canindé Loja da franquia Shoe Shop


Foi Inaugurada, na última sexta-feira (27), no Centro da cidade, a Loja Shoe Shop. Canindé ganha, assim, mais uma franquia de sucesso e renome nacional no setor de calçados femininos.

A Loja Shoe Shop de Canindé é um empreendimento do mesmo grupo empresarial que administra o Supermercado Feirão do Lar.






Jovem de 18 anos é assassinado no bairro das Campinas

Foi vítima de homicídio a bala na noite da última sexta-feira (27), na rua Francisco das Chagas Barros, bairro Campinas, em Canindé, o jovem Francisco Anderson Pinto Cardoso, de 18 anos, residente na rua João Batista Rodrigues, no mesmo bairro.

A vítima foi encontrada já sem vida, atingida por dois disparos de arma de fogo, sendo um na região do tórax e outro na nuca. 

O corpo foi levado ao IML de Canindé.

A polícia não tem informações sobre quem matou a Anderson.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dilma Rousseff sanciona sem vetos Plano Nacional de Educação

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos o Plano Nacional de Educação, que inclui entre as 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor.

“Nós sabemos que vamos precisar sim de mais reforço na educação e a destinação dos recursos dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal para a educação são muito importantes para dar condições de tornar realidade essa meta”, disse o ministro da Educação, José Henrique Paim.

As metas do PNE compreendem ainda a erradicação do analfabetismo na população com 15 anos ou mais de idade, a universalização da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, a elevação da escolaridade média da população entre 18 e 29 anos de idade para um mínimo de 12 anos de estudo.

“Sabemos que o PNE foi construído a partir de várias discussões com a sociedade, dos movimentos educacionais, a partir de toda a contribuição do Congresso. A presidenta reconheceu todo esse esforço e fez essa sanção”, observou Paim.

Segundo o ministro, o formato adotado no atual plano, com 20 metas, vai permitir que governo e sociedade façam um acompanhamento mais efetivo do PNE. “É fundamental que tenhamos as condições de alinhar ações governamentais da União, estados e municípios para cumprir as metas desse programa”, afirmou Paim.

De acordo com o ministro, essa é a primeira vez que um PNE inclui metas de qualidade. “Um dos elementos importante para alcançar essas metas é a valorização do professor, que está presente em várias das metas, tanto em relação à remuneração e à carreira, quanto também à formação dos professores, que é fundamental para melhorar a qualidade da educação”, reforçou.


Fonte: Portal Brasil

Marco civil da internet entra em vigor - Lei define direitos e deveres de usuários e provedores de internet

Entrou em vigor na última segunda-feira (23) o marco civil da internet (Lei 12.965/14), uma espécie de constituição do setor, que define os princípios para uso da rede, os direitos e os deveres de usuários e de provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet.

A lei foi sancionada no dia 23 de abril pela presidente Dilma Rousseff, com prazo de 60 dias para entrar em vigor, após ter sido aprovada pelo Senado Federal no dia 22 de abril. O texto foi analisado em menos de um mês pelos senadores, após ter tramitado por mais de três anos na Câmara dos Deputados (Projeto de Lei 2126/11, do Executivo).

Neutralidade de rede
Na Câmara, um dos pontos que causou polêmica durante a tramitação do projeto foi o princípio da neutralidade de rede, mantido no texto final. Pelo princípio, todo o pacote de dados que trafega na internet deve ser tratado de forma igual pelos provedores, sem discriminação quanto ao conteúdo, origem, destino, serviço, terminal ou aplicativo.

De acordo com o relator da proposta na Casa, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), com a garantia da neutralidade, as empresas não poderão oferecer pacotes com acesso só a alguns serviços, como só para e-mail ou só para redes sociais. Entretanto, ainda conforme Molon, o texto permite aos provedores ofertar pacotes com velocidades diferentes.

A lei prevê, todavia, que poderá haver exceções à neutralidade de rede desde que decorram de requisitos técnicos indispensáveis para fruição do serviço ou para serviços de emergência. Essas exceções ainda serão regulamentadas por decreto da Presidência da República.

Liberdade de expressão
Outro princípio garantido pela nova lei é a liberdade de expressão na internet. Agora, um provedor de aplicações de internet (como o Facebook ou o Google, por exemplo) só poderá ser responsabilizado por eventuais danos de conteúdos publicados por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar providências para tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente. Hoje há decisões judiciais diferentes sobre a responsabilização do provedor no caso de conteúdos publicados por internautas, e vários provedores retiram conteúdos do ar a partir de simples notificações.

Na nova lei, a exceção fica por conta de conteúdo de nudez e sexo. Nesse caso, o provedor deve retirar o conteúdo a pedido da vítima. O provedor poderá ser punido caso não retire do ar “imagens, vídeos ou outros materiais contendo cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado sem autorização de seus participantes quando, após o recebimento de notificação pelo ofendido ou seu representante legal”.

Privacidade
A “Constituição da internet” também traz como princípio a proteção da privacidade e dos dados pessoais do usuário. Os direitos do internauta, nesse sentido, incluem a inviolabilidade da intimidade e da vida privada; e a inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet.

Os contratos de prestação de serviços deverão ter informações claras e completas sobre os o regime de proteção aos dados de navegação do usuário. Deverão estar destacadas das demais cláusulas contratuais as informações sobre coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais, o que inclui a forma de compartilhamento desses dados com outras empresas. O usuário terá a possibilidade de exclusão definitiva de seus dados pessoais após o término dos contratos.

Pela lei, os provedores, mesmo que sediados no exterior, deverão seguir a legislação brasileira, incluindo o direito à privacidade e ao sigilo de dados.

Obrigações dos provedores
Segundo o texto, os provedores de conexão deverão guardar os registros de conexão do usuário (endereço IP, data e hora de início e término da conexão) pelo prazo de um ano. Já os provedores de aplicações e serviços deverão guardar, sob sigilo, os dados de navegação dos usuários pelo prazo de seis meses. O objetivo é ajudar em investigações policiais de crimes na rede. Esses dados só poderão ser fornecidos, porém, por autorização judicial.


Fonte: Site Câmara dos Deputados  

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ex-prefeito de Santa Quitéria é condenado por abuso de poder

O ex-prefeito do Município de Santa Quitéria, Francisco das Chagas Magalhães Mesquita, não poderá se candidatar pelo período de oito anos e deverá pagar multa de R$ 6.384,60, por realizar autopromoção durante evento de aniversário do Município. A decisão é do juiz Valdecy Braga de Sousa, titular da 1ª Vara da Comarca, distante 222 km de Fortaleza.

O ato ilícito ocorreu entre os dias 25 e 27 de agosto de 2012, no Parque de Exposições da cidade. Segundo denúncia da coligação “Santa Quitéria de volta ao trabalho”, Francisco das Chagas Mesquita teria utilizado o evento para promover campanha de reeleição. A festa contou com a presença de candidatos, que apareceram ao lado de grupos musicais, caracterizando um “showmício”. Uma das bandas chegou a cantar a música da campanha do político.

Na contestação, o ex-prefeito argumentou que a festa acontece anualmente, sem a interferência de partidos políticos. Disse que não foi reeleito e não se beneficiou com o evento.

Ao julgar a ação (n° 298-33.2012.6.0054), no último dia 18 de junho, o juiz considerou que houve violação aos princípios da moralidade e da impessoalidade. Além da inelegibilidade por oito anos, o ex-prefeito deverá pagar multa de R$ 6.384,60. O magistrado também condenou o candidato a vice-prefeito, Anascélio Ferreira Rodrigues, ao pagamento de multa no mesmo valor, por ele ter sido beneficiário do ilícito.

“Não há dúvida de que os investigados, e um deles aproveitando-se e locupletando-se de sua condição de prefeito, perpetraram flagrante uso da máquina administrativa, notadamente de seus recursos e estrutura funcional, para, inquinando a liberdade do voto e a legitimidade das eleições, lograr benefício individual”, afirmou o juiz.

Fonte: Site do Tribunal de Justiça do Ceará

Trabalhadores Rurais interditam BR-020

Trabalhadores Rurais e Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) interditaram, na manhã desta quarta-feira (25), a BR-020, em uma das entradas de acesso a Canindé, na saída para Fortaleza. 

De acordo com o movimento da classe trabalhadora da área rural, o principal ponto de reivindicação é a falta d'água na sede e nas localidades rurais do município.

A rodovia foi interditada por volta das 9h20 e liberada já no inicio da tarde.

Segundo a coordenação, no Ceará foram mais de 2.000 Sem Terra que realizaram estas ações em diversas partes do estado, durante a manhã de de quarta-feira. 

Sendo que cerca de 250 pessoas fecharam a BR 222, no município de Umirim. No município de Limoeiro do Norte, a BR 116 também foi trancada por cerca de 1.000 trabalhadores. Outros 400 Sem Terra trancaram a BR 020, em Canindé, e a estrada do algodão, no município de Quixadá, também foi bloqueada por 350 pessoas.

Os integrantes do MST cobram do governo do estado ações imediatas no combate à seca, a desapropriações de novas áreas e o assentamento das mais de 2.000 famílias acampadas no Ceará.

Os Sem Terra prometem continuar com as mobilizações até que uma audiência com o governador seja marcada.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Prefeito Celso anuncia mudanças em seu Secretariado


O Prefeito Municipal de Canindé, Celso Crisóstomo, anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (25), os secretários que iram dar continuidade durante a sua gestão, diante o seu retorno ao cargo de prefeito do município.

Confira a lista:


De acordo com o anúncio do prefeito Celso, permanece como Chefe de Gabinete, Francisco Jander Pereira da Silva; na Procuradoria reassume o advogado Jerônimo Correia Oliveira; na pasta da Assistência Social, Esperanza Hernandez Castillejos Crisóstomo; na Agricultura assumiu Francisco Arlando Marques de Sousa, na Administração, o vereador Francisco Valdemar Anastácio Filho; na secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo assumiu João Carlos Bezerra Arruda; já na pasta da Infraestrutura, José Carlos de Sousa Anastácio; na Educação, Antônio Edson Nascimento de Araújo, sendo adjunto o professor Antônio Josenildo Germano dos Santos; na secretaria do Meio Ambiente assumiu o vereador Heitor de Paula Menezes Neto; Finanças permanece Vicente Gomes de Souza; Saúde, Aline Macedo de Oliveira Granjeiro permanece ocupando a pasta; na Secretaria de Segurança e Cidadania Guarda Municipal também permanece Carlos Alberto Moreira Martins; Ouvidoria assumiu o conselheiro tutelar Júlio César Lira Abreu; Fundação de Cultura e Esportes, Antônia Iranir Paulino de Freitas; IPMC, permanece Eugênia Chaves Falcão, e no SAAE assumiu o vereador Rômulo Magalhães Cruz.


Homem Morre após ser Lesionado com Espeto em Aratuba

Foi assinado a golpe de espeto, na noite da última segunda-feira (23), no município de Aratuba, Francisco de Paula Pimentel Alves, 51 anos, residente no Centro daquela cidade. 

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 20 horas, em um bar, durante uma confusão, quando a vítima foi lecionada no peito esquerdo com um espeto, vindo a ser socorrida para o Hospital Municipal, mas veio a óbito minutos após dar entrada no setor de emergência. 

O acusado foi preso e identificado como sendo Marcos Antônio Batista do Nascimento, 38 anos, residente no Centro de Aratuba, o qual foi conduzido à Delegacia de Redenção, onde foi lavrado o flagrante por lesão corporal seguida de morte.

A polícia não soube ainda informar o que teria levado vítima e acusado a irem às vias de fato.

Fonte: 4º BPM de Canindé

Prefeitura de Canindé realiza distribuição de água potável nos bairros


Neste momento de escassez de água que passa o município, a Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil Municipal, estão realizando a entrega de água nos bairros da cidade.

O Prefeito Celso Crisóstomo, explica que estão sendo providenciados reservatórios para armazenar água e que serão recarregados por carros pipas. “Essa é uma ação emergencial. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo povo de Canindé, mas estamos buscando diversos meios para não deixar a população sem água”, afirma o gestor.

Na tarde de terça-feira (24), a equipe efetuou a distribuição nos bairros Campinas e Cachoeira da Pasta. O objetivo é atender as partes mais altas da cidade, onde a água não chega.

Outras regiões da cidades serão atendidas nesta quarta-feira (25), em boletim a ser divulgado.

Fonte: Site Prefeitura de Canindé


domingo, 22 de junho de 2014

Presidente do SINDSEC participa de Seminário Regional das Cidades

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé SINDEC, Aurenice Santiago, ao lado da presidente do Conselho Municipal da cidade de Canindé, Fábia Sales, e outros membros que também têm assento no conselho de Canindé participaram, na última segunda-feira (16), em Fortaleza, do último de nove seminários regionais para incentivar e implantação dos Conselhos Municipais das Cidades e fortalecer os já existentes. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual das Cidades do Ceará (ConCidades).

A realização dos seminários está prevista nas diretrizes estabelecidas na 5ª Conferência Estadual das Cidades e na 5ª Conferência Nacional das Cidades. As ações também constam do Plano de Ação para o período de 2014-2016 do ConCidades.

O apoio à criação e ao fortalecimento dos Conselhos Municipais das Cidades tem por objetivo final efetivar o funcionamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; incentivar a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social; além de fortalecer a articulação com os órgãos colegiados municipais e regionais de desenvolvimento urbano, priorizando repasses, convênios e parcerias.

De acordo com a presidente do SINDSEC, Aurenice Santiago, ´´Participar deste debate é, na verdade, uma oportunidade de adquirir uma riqueza de informações necessárias para o bom andamento dos Conselhos Municipais´´.

Já a presidente do Conselho em Canindé, Fábia Sales, informou que o município que não criar o Conselho Municipal, a partir de 2015 não vai mais receber verbas do Ministério das Cidades.

Informou, também, que o município de Canindé está dentro dos critérios porque já existe o Conselho, porém, ainda há necessidade de algumas adequações na Lei Municipal para que não hajam problemas com os repasses Federais, dentre outras necessidades. 


Fonte: Site SINDSEC

sábado, 21 de junho de 2014

Polícia prende acusado de Roubar e Atear Fogo em residência

Policiais Militares do destacamento do distrito de Campos Belos, em Caridade, efetuaram na tarde da última sexta-feira (20), a prisão de José Marcônio Azevedo de Sousa, de 19 anos de idade, residente no bairro Açudinho e apreendeu, também, um menor de 16 anos, ambos acusados de roubar e atear fogo em uma residência naquele distrito.


Policiais Militares informaram que foram acionados via telefone, pois segundo informações, os dois rapazes haviam invadido uma casa na rua Igreja s/n, no bairro Açudinho, em Campos Belos, de onde levaram alguns objetos de pequeno valor e em seguida atearam fogo na residência. 

Os PMS deslocaram-se até o local, onde foram informados por populares que uma tragédia não ocorreu devido à intervenção rápida dos vizinhos e do proprietário da casa, José Gilmário Oliveira Brás, que impediram que o fogo se alastrasse. 

Em seguida, os PMs saíram em diligências conseguindo localizar os acusados em um bar próximo ao ocorrido, os quais foram facilmente reconhecidos pelos moradores e levados à Delegacia de Canindé para os procedimentos cabíveis.

Mototaxista é Assaltado em Canindé e Veículo é Utilizado em Ação Criminosa

Por volta das 22h30, da última sexta-feira (20), o mototaxista Antônio Silva Barbosa, 50 anos, residente no bairro Alto do Moinho, em Canindé, acionou a Polícia Militar, informando que após conduzir um passageiro do Centro para a rua São José, no bairro da Palestina, foi rendido por este falso passageiro, o qual roubou sua moto, uma HONDA/CG FAN DE COR VINHO DE PLACA OCR-3956, fugindo em seguida na direção à rua José Veloso Jucá. 

Os policiais, naquele momento, fizeram diligências, mas não tiveram êxito na ação. Porem já por volta das 23h05, os PMs foram informados que dois homens estavam roubando o posto São Francisco, situado as Margens da BR-020, próximo ao final da rua Joaquim Custódio, e que os bandidos teriam fugido pela BR-020 em uma moto em direção ao Barzão. 

A composição do FTA saiu em perseguição aos dois assaltantes, a qual se estendeu até a parede do Açude Sousa, quando os dois acusados abandonaram a moto e entraram na mata. 

A moto abandonada, tratava-se da moto roubada no bairro da Palestina, uma HONDA/CG FAN de placa OCR-3956. O veículo foi apreendido e levado à Delegacia Regional de Polícia Civil. 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima do posto de combustível, João Humberto Lima Vieira Pessoa, foi rendido pelos bandidos, o qual informou que os mesmos subtraíram cerca de R$ 130,00 reais. 

Diligências foram realizadas, mas ninguém foi preso.

Polícia Militar prende Jovens que estavam em Atitudes Suspeitas

Por volta de 13h20, da última sexta-feira (20), Policiais Militares de Canindé foram acionadas para dar apoio às diligências que estavam sendo realizadas pela equipe do Serviço Reservado do 4ºBPM nas proximidades da Igreja das Dores, no Centro de Canindé, no intuito de localizar dois homens não identificados que estavam em uma moto Honda Fan, de cor preta, sem placa, em atitude suspeita. 

Durante o deslocamento dos PMs, quando nas esquinas das ruas Raimundo da Costa Ribeiro com Mozart Pinto, perceberam dois rapazes com as características citadas passando em alta velocidade pela viatura, iniciando-se uma perseguição com o apoio das Motocicletas da Policia Militar, a qual terminou quando os militares conseguiram encurralar o motoqueiro numa rua sem saída na Vila São Vicente, por trás do Cemitério São Miguel. 

Os dois foram identificados como sendo: Paulo Sérgio da Costa Maciel, 22 anos de idade, residente na rua Belo Horizonte, bairro Palestina, e Adolfo Micael Lima Rodrigues, 20 anos de idade, residente na Rua Aristide Rabelo, Alto Guaramiranga. 

Durante a abordagem policial foi encontrado, jogado no chão próximo ao local onde a dupla foi abordada, um revólver calibre 32, duas mudas de roupa e na posse do Adolfo uma arma branca, tipo punhal. 

Também foi verificado pelos PMS junto ao sistema que a moto utilizada pela dupla (HONDA-CG 125 FAN ES DE COR PRETA DE PLACA OSF-0908), tratava-se de um veiculo com queixa de roubo ou furto. 

A dupla foi conduzida, juntamente com todo o material apreendido à Delegacia Regional de Canindé para os devidos procedimentos.

Dono de Churrascaria é Baleado na Santa Fé

Por volta de 19h30 de sexta-feira (20), o policiamento de Caridade foi acionado por Antônio Vilamar da Silva Ferreira, residente no município de Caridade. 

Segundo  Vilamar, quando estava vindo de Fortaleza com destino a Caridade, na BR 020 próximo a entrada para Maranguape, três homens em duas motos, ambas TITAN 150, sendo uma delas de cor vermelha com placa de Caridade iniciaram uma perseguição contra o mesmo. 

A vítima conseguiu chegar até o distrito de Santa Fé distante cerca de 5 km da sede Caridade, para pedir ajuda, no entanto os criminosos o abordaram e exigiram o veículo, lhe ameaçando com armas de fogo. 

Nesse momento, o proprietário da Churrascaria Santa Fé, identificado como Francisco José Batista Costa, o “Baixim”, de 54 anos, assustou-se com a movimentação e ao tentar evadir-se do local, os suspeitos efetuaram cerca de quatro disparos, sendo o mesmo atingido por dois tiros na região do abdômen. 

O policiamento de Caridade juntamente com o FTA do 4ºBPM iniciaram diligências no sentido de localizar e prender os suspeitos, no entanto ninguém foi preso.

Segundo os familiares da vítima baleada, seu estado de saúde é estável e o mesmo passará por uma cirurgia no Hospital da Unimed.

Já a moto roubada era uma HONDA/CG 125 FAN ESD, ano 2013/2014, de cor amarela, placa OSB 7068.

Fonte: 4º BPM de Canindé

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Postos de Combustíveis são Assaltados

A Polícia Militar informou que na noite da última quinta-feira (19), dois assaltos foram registrados a postos de combustíveis em Canindé. 

O primeiro aconteceu por volta de 21 horas no Posto de Combustível São Francisco, localizado na BR 020. 

Um dos frentistas informou à polícia, que dois homens em uma moto HONDA TITAN 150, de cor prata, o abordaram, quando um deles armado com um revólver lhe ameaçou e subtraiu uma quantia em espécie não informada.

Já por volta das 21h30, na rua Euclides Barroso, também foi assaltado o Posto Sim. Segundo o frentista, identificado como Fernando Antônio, dois homens em uma moto de cor preta o abordaram e lhe ameaçaram com duas facas, e levaram a quantia de R$ 150,00. 

Diligências foram realizadas no sentido de localizar e prender os suspeitos, no entanto sem êxito.

Adolescente é assaltada e Ronda prende suspeitos

Um menor de 17 anos foi apreendido e um maior de idade foi preso por Policiais Militares do Ronda do Quarteirão, na manhã da última quinta-feira (19), em um matagal próximo ao Colégio Estadual Paulo Sarasate, após tomarem de assalto um telefone celular de uma adolescente, em frente ao Fórum da Comarca de Canindé.

O maior foi identificado como Francisco Lindemberg Lopes Dias, de 18 anos, residente na Rua Luis Fabiano I, no bairro Monte, que quando foi preso ainda estava armado com a faca utilizada no crime. 

Os suspeitos e a vítima, acompanhada de sua genitora, foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.

Polícia prende acusado de assaltar residência no Centro da Cidade

Policiais Militares do Ronda do Quarteirão efetuaram, na manhã da última quinta-feira (19), no bairro da Palestina, a prisão de Leandro da Silva Vieira, de 23 anos, acusado de ter assaltado uma residência no Centro de Canindé, da qual levou dois frascos de perfume e um frasco de hidratante.

De acordo com a Polícia Militar, para cometer o delito o assaltante utilizou uma moto DAFRA/ SPEED 150, de cor amarela, ano 2011, de placa OCM 5393, que segundo o proprietário do veículo teria emprestado ao acusado para outras finalidades.

Leandro foi levado para os procedimentos cabíveis na Delegacia de Polícia Civil. A moto também foi recolhida.

Celso e Paulo reassumem a Prefeitura de Canindé


Em cumprimento à decisão do ministro do TSE João Otávio de Noronha, o juiz da 33ª Zona Eleitoral, Antônio Josimar Almeida Alves, determinou, na manhã desta sexta-feira (20), o retorno de Celso Crisóstomo e Paulo Justa, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Canindé.

Os dois políticos haviam sido afastados dos cargos no dia 4 deste mês por determinação do TRE do Ceará, que indeferiu o registro de candidatura de ambos diante processo em tramitação na Justiça Eleitoral desde as eleições de 2012.


A posse de Celso e Paulo foi dada ainda na manhã desta sexta-feira (20), na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, pelo presidente interino, Francisco Justa, que em seguida transferiu a presidência para o titular, vereador Pedro Mirialdo, que estava assumindo interinamente o cargo de prefeito de Canindé.


Em seu pronunciamento, o prefeito Celso afirmou que dará continuidade aos trabalhos que já vinham sendo executados, como o projeto de habitação Minha Casa, Minha Vida. 

Celso Crisóstomo agradeceu o apoio recebido da população de Canindé e reafirmou o compromisso de trabalhar em defesa do povo.

Fotos: João Paulo Silva

CDL promoverá a 1ª Feira de Negócios de Canindé - I FENECAN


Foi realizado, na noite da última quarta-feira (18), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Canindé, o lançamento da 1ª Feira de Negócios de Canindé- I FENECAN.

De acordo com as informações do SEBRAE, que organiza o evento em parceria com a CDL e a Prefeitura do município, em apenas dois dias foram vendidos 20 Stands de um total de 45; na apresentação do evento foi explanado o layout do projeto onde identifica a localização exata de cada espaço. A feira acontecerá nos dias 15 e 16 de Agosto, na praça Dr. Aramis, no Centro de Canindé.


A coordenação do evento espera atrair em seus dois dias, um público superior a 15.000 mil pessoas.  Para o Presidente da CDL de Canindé, Paulo Magalhães Filho, “o sucesso no lançamento da feira, se dá em virtude da forte interatividade e credibilidade que a CDL tem junto aos associados, ressalta, ainda, a forte parceria com o Sebrae/CE para a realização de um evento desse porte.


Paulo Magalhães destaca, também, todo empenho do poder público, na pessoa do secretário Robério Mesquita, do Prefeito Celso Crisóstomo, Vice-Prefeito Paulo Justa, Presidente da Câmara Pedro Mirialdo e Vice-Presidente Chico Justa, que não estão medindo esforços para  ajudar na realização da feira". 

Além do desfile de modas e shows culturais, a feira terá como expositores comércios dos mais diversos segmentos, e a intenção é de que essa feira se torne uma tradição no calendário de eventos de Canindé. 

Maiores informações na CDL de Canindé, pelos fones 3343-1119 ou 3343-0103, contato com Wagna Sally, Secretária Executiva.

Fonte: CDL de Canindé 

Procissão de Corpus Christi na quinta-feira, 19 de junho, em Canindé

Locais das Reflexões e Bênçãos:

1ª BÊNÇÃO: Sede da Congregação Mariana. Reflexão: “A igreja vive da Eucaristia”.

2ª BÊNÇÃO: Residência da Sra. Divanira Santiago. Reflexão: “Eucaristia: Fonte de vida e esperança para as famílias”.

3ª BÊNÇÃO: Basílica.



Imagens: Everton Félix (85) 9606.6875