sexta-feira, 29 de abril de 2016

Escritor Arievaldo Viana convida para o lançamento de seu livro "Sertão em desencanto", no dia 7 de maio, em Canindé


SERTÃO EM DESENCANTO – I VOLUME DE MEMÓRIAS

Novo livro de Arievaldo Vianna resgata a história dos clãs Sousa-Mello, Martins Vianna, Barbosa-Severo, Fonseca-Lobo, Chagas, Paulino, Araújo, Maciel, Aderaldo, Lima, dentre outros. São 300 anos de história que se desenrolaram nos municípios de Sobral, Santa Quitéria, Quixeramobim, Canindé, Itatira, Madalena e Boa Viagem.


SERTÃO EM DESECANTO – I VOLUME DE MEMÓRIAS, o 31º livro do escritor Arievaldo Vianna, será lançado no próximo dia 07 de maio em Canindé-CE. Essa data marca o 75º aniversário de seu pai, Francisco Evaldo de Sousa Lima, que também completa este ano suas bodas de ouro com dona Hathane Viana Lima.
Este livro, a rigor, não é um livro de GENEALOGIA, porém um livro de história. Não é a visão de quem esteve no centro da história, ou fazendo história, mas de quem participou discretamente ou a ouviu contar, num ambiente totalmente fora do eixo onde os acontecimentos se desenrolavam.


As vilas de QUIXERAMOBIM, CANINDÉ E SOBRAL, como qualquer outra, tinham os seus figurões, os seus mandantes, os seus caciques. No final do Século XVIII e primeira metade do Século XIX nossos antepassados eram mais atuantes e estiveram à frente de alguns acontecimentos importantes. Depois do fracasso da Confederação do Equador, os SOUZA-MELO, MARTINS-VIANA, SEVERO-BARBOSA preferiram o anonimato. Focaram suas ações na lida do campo, na agricultura e na pecuária, participando discretamente dos acontecimentos ao longo de quase 200 anos de história.


À exceção do PADRE MORORÓ, pelo lado SOUSA MELO e do ex-ministro ARMANDO FALCÃO pelo ramo BARBOSA-SEVERO, ao qual era filiado meu avô MANOEL BARBOSA LIMA, não tenho notícias de grandes voos de parente algum no campo da política.Tem sido sempre uma colaboração discreta, persistente e um olhar atento à história, desde os avós dos meus avós.


No campo da CULTURA, entretanto, a coisa muda de figura. Os LIVROS sempre estiveram presentes nesses lares sertanejos e o homem de letras sempre foi visto com entusiasmo pelos meus antepassados. Um José de Alencar, um Machado de Assis, um Humberto de Campos sempre gozaram de mais prestígio que qualquer figurão da política. Aprendi com os antigos, sobretudo com a minha avó ALZIRA o respeito e o carinho pelos homens de letras e a devoção pelo universo da Literatura.


Daí que a proposta desse livro, SERTÃO EM DESENCANTO, é contar a saga dessas famílias ao longo dos últimos 300 anos, mesclando-a com acontecimentos históricos dos sertões de Sobral, Quixeramobim e Canindé, permeando-a com citações recorrentes à João Brígido, Barão de Studart, Manuel de Oliveira Paiva, Gustavo Barroso, D. Antônio de Almeida Lustosa, Martins Capistrano, Antônio Bezerra, Rodolfo Teófilo, Rachel de Queiróz e outros expoentes do mundo das letras que se ocuparam dessa região em seus escritos.
O lançamento contará com a presença dos artistas canindeenses JOTA BATISTA e HILDEBRANDO DO ACORDEÓN.


Sintam-se convidados, desde já!

Governo Municipal implanta projeto de melhorias na Iluminação Pública






Paróquia realizará promoção beneficente do mês mariano


A Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé se prepara para realizar mais uma promoção beneficente no mês mariano, no dia 31 de maio de 2016, logo após a carreata de Nossa Senhora, desta vez em prol de reformas nas caixas d’água do Abrigo São Francisco que necessitam de reformas importantes em sua estrutura, e ainda em prol da realização da Coroação de Nossa Senhora.

As cartelas do sorteio beneficente já podem ser encontradas na Secretaria da Paróquia, Livraria São Francisco, Sede da Campanha dos Benfeitores, e com agentes das pastorais nas comunidades em Canindé, devidamente autorizados. O valor da cartela custa 10,00 reais, e o participante irá  concorrer aos seguintes prêmios:1º Prêmio - 01 Moto Shineray 50cc 0km; 2º Prêmio – 01 Moto FAN 125cc 0km; e 3º Prêmio – 01 Moto FAN 125cc 0km. Ainda para os ganhadores serão presenteados com capacetes.

Com informações do Site o Santuário 

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Seduc disponibiliza plataforma virtual para estudantes da rede estadual

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) disponibiliza aos mais de 400 mil estudantes da rede estadual o Portal Aluno Online - www.aluno.seduc.ce.gov.br - uma plataforma que oferece diversos recursos que estimulam o desenvolvimento escolar e a interação entre os alunos num ambiente virtual educativo.

A plataforma possui três perfis: social, acadêmico e profissional. Os alunos poderão interagir por meio de desafios, notícias, dicas de estudo, grupos de trabalho; além acessar informações acadêmicas, como horários de aulas, boletim, material de apoio e o calendário letivo.

A ideia é que o portal fique cada vez mais atrativo para os estudantes, com oportunidades de cursos gratuitos e de estágio, informações sobre orientação profissional, metodologias inovadoras de aprendizagem, dentre diversas outras opções. Futuramente, o Aluno Online será integrado ao Professor Online - http://professor.seduc.ce.gov.br - favorecendo a troca de ideias e materiais educacionais entre docentes e discentes. Leia aqui mais informações sobre o portal direcionado aos professores da rede estadual.


Acesso ao Descomplica está liberado

Em 2016, a Seduc continua a parceria com o Descomplica, possibilitando aos alunos e professores das 2ª e 3ª séries o acesso gratuito ao portal que disponibiliza videoaulas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acesso é possível através dos dois portais da rede estadual: www.aluno.seduc.ce.gov.br /http://professor.seduc.ce.gov.br.

 Confiram os passos para acessar o Aluno Online:
 1. Acessar a página: www.aluno.seduc.ce.gov.br
2. Clicar no link "ACESSAR", no canto superior direito;
3. Clicar em “PRIMEIRO ACESSO”
3. Informar a sua matrícula;
4. Confirme seus dados e atualize a data de nascimento e o sobrenome; 
5. Informe seu e-mail e telefone; 
6. Acessar o e-mail informado e utilizar a senha recebida para fazer o login.

Em caso de dúvidas, o estudante deve entrar em contato com a Coordenação de Protagonismo Estudantil da Seduc através do telefone (85) 3101-2693 ou (85) 3101-4375. 

Fonte: Governo do Estado do Ceará





Prefeito fala sobre projeto de Iluminação Pública

Em entrevista coletiva, o prefeito municipal de Canindé, Celso Crisóstomo, falou sobre o andamento do projeto Canindé Iluminado que está sendo implantado no município. 

Confira:

video



Import´s.com  levando o mundo até você 
Baterias para controles elétricos, Brinquedos, Óculos, Jóias, Relógios, Camisas, Presentes, e Importados em Geral.
Galeria Frei Lucas Dolle – Loja 07 Organização Glaubeci Gomes (85)99978-6811

quarta-feira, 27 de abril de 2016

TCM dá parecer favorável à gestão do Consórcio Público de Saúde

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará TCM deu parecer favorável à administração do Consórcio de Saúde Pública dos Sertões de Canindé, referente ao exercício de 2014.  

A informação foi divulgada em entrevista coletiva, na manhã de terça-feira (26), pelo assessor técnico Ilomar Vasconcelos. 

Confira: 

video

terça-feira, 26 de abril de 2016

Conferências de direitos humanos discutem políticas públicas nesta semana

Clique aqui e confira a notícia




PÓS GRADUAÇÃO UNOPAR,

Em todas as áreas do CONHECIMENTO: 

Escolha a sua acessando o www.voceespecialista.com.br
Administração
Administração Pública
Agronegócio
Direito
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia/tecnologia/gestão
Ensino-aprendizagem
Estética
Meio Ambiente
Meio Ambiente e Agrárias
Mercadologia
Negócios e Gestão Empresarial
Políticas Sociais
Saúde
Saúde Pública
Serviço Social e Direito

domingo, 24 de abril de 2016

Tribunal mantém condenação de ex-gestores por aumento ilegal de salários

Clique aqui e confira a notícia


Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e outros.
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição 

Corrupção: 28 deputados que apoiaram o impeachment estão nas planilhas da Odebrecht

Clique aqui e confira a notícia


- JM Comunicações e Eventos
Aluguel de mesas, mesões, cadeiras, congeladores, som, iluminação.
Assessoria e cerimonial completos para casamentos, festas de 15 anos, e términos de cursos.  Estúdio para gravação em áudio.
Maiores informações ligue: (85) 99911-0773

Canindé sedia Encontro de Comunicação da Província de Santo Antônio


O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé está recebendo o Encontro de Comunicação – da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil – EnComun.

O evento acontece de 22 a 24 de abril, no Centro de Treinamento, do Convento Santo Antônio.

Cerca de 30 religiosos participam do encontro, representando os diversos serviços de comunicação nas paróquias, casas conventuais, com frades, leigos/as, jovens engajados nos serviços pastorais de comunicação.

A abertura do encontro aconteceu na noite do dia 22, com o palestrante Frei Marconi Lins, OFM, que trouxe o tema: “Comunicação Franciscana”. O frade motivador do encontro, Frei Marcos, também ressaltou a alegria e poder o encontro ser um momento de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre a comunicação na Província.

Com informações do Site o Santuário de Canindé

Mais detalhes: http://www.santuariodecaninde.com/noticias-destaques/santuario-sedia-encontro-comunicacao-provincia-santo-antonio/




PÓS GRADUAÇÃO UNOPAR,

Em todas as áreas do CONHECIMENTO:
Escolha a sua acessando o www.voceespecialista.com.br
Administração
Administração Pública
Agronegócio
Direito
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia/tecnologia/gestão
Ensino-aprendizagem
Estética
Meio Ambiente
Meio Ambiente e Agrárias
Mercadologia
Negócios e Gestão Empresarial
Políticas Sociais
Saúde
Saúde Pública
Serviço Social e Direito


II Encontro de Chorinhos de Canindé no Jardineira Park - Fotos: Everton Félix (85) 99606-6875