quarta-feira, 31 de agosto de 2016

COGERH diz que Açude General Sampaio tem capacidade de abastecimento até Setembro de 2017


Um relatório apresentado por técnicos da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos – COGERH, em uma reunião realizada na cidade de Canindé preocupa moradores que são abastecidos com as águas do General Sampaio. Sem chuvas o precioso líquido suporta atender os habitantes de General Sampaio, Canindé, Paramoti e Caridade até setembro de 2017.

A criticidade cresce a cada dia. Em 2010, era 278 milhões de metros cúbicos, o que representava 86,4%. 2011 o açude tinha 179 milhões, num percentual de 55,63%. No ano de 2012, caiu para 154 milhões e a água chegava a 47,8%.
Em 2013, o reservatório tinha acumulado 74 milhões de metros cúbicos e sua capacidade atingia apenas 23,17% de sua totalidade. No ano de 2014, o armazenado era de 21 milhões e 6,65% da capacidade. Em 2015 atingiu apenas nove milhões e 2,84%.

Até o dia 30 de agosto de 2016, só sete milhões e 970 mil metros cúbicos e 2,47% da capacidade de 322 milhões e 200 mil metros cúbicos, se encontravam no açude. A evaporação na região é de dois mil milímetros por anos, enquanto a média pluviométrica é de 756 milímetros. Vale salientar que a região de Canindé em épocas de inverno bom, manda as águas que correm para os açudes Pereira de Miranda – Pentencoste pelo rio Canindé e General Sampaio do rio CURU, ambos no Município franciscano.

O Município localizado no Vale do CURU distante 124 km da Capital, tem um dos maiores reservatórios do Ceará. Faz parte de uma das Bacias que mais tem sofrido com as constantes secas.  2016 estar sendo muito ruim para o Açude General Sampaio, que mostra um cenário preocupante e, que deixa a população temerosa quanto ao abastecimento.

O complexo é formado por 13 reservatórios. Destes, apenas quatro estão com níveis maiores do que os atuais 2,47% que o açude apresenta, num claro reflexo da seca.

Mesmo chegando a uma situação preocupante, o Açude General Sampaio, da Bacia do CURU, encontra-se em um patamar razoável, se comparado com outros reservatórios do Sertão Central. A região é uma das que mais sofrem com a seca nos últimos 50 anos. De acordo com técnicos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), todos os quatro açudes de Canindé, Salão, com capacidade para seis milhões e 40 mil metros cúbicos, tem 0,10 de sua capacidade o que represente 1,60%. Escuridão com dois milhões e 720 mil metros cúbicos, comporta 0,07 m3, o equivalente a 2,49%. São Matheus com uma capacidade de 10 milhões e 330 mil metros, conta apenas 0,05m3, um total de 0,48% da capacidade. O Sousa, o maior da cidade com uma capacidade de 30 milhões e 840 mil metros, estar com 0,02 metros cúbicos, um percentual de 0,06%. Todos eles estão no volume morto. As informações são do Portal Hidrológico da COGERH. ‘’Graças à adutora, que traz as águas do reservatório do General, o Município não sofre um colapso de água.

Além da cidade de origem, o açude garante água para as cidades de Caridade, Paramoti e Canindé. A água chega às residências por meio de uma adutora de montagem rápida (AMR) de 54 km. A adutora começou a ser instalada no início de 2014 e passou a funcionar em dezembro do mesmo ano. O gerente da Bacia explica que a instalação foi necessária devido ao cenário hídrico da região. "O Ceará está no quinto ano de seca, mas a Bacia do CURU se encontra no sexto ano. O último grande inverno na região foi em 2009 e, desde então, o abastecimento tem sido irregular. Por isso que essa foi à solução tomada para regularizar o abastecimento nas cidades que o açude atende", explicou.

Em Canindé essa atribuição fica a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. Além disso, os aportes funcionam como uma poupança de água. Mesmo o inverno sendo irregular, ele terá um aporte sim! Hoje a gente começou um verão melhor do que o ano passado, mas trabalhamos sempre como se não tivesse, sempre na pior situação para podermos garantir esse abastecimento", informou.

José de Arimateia explicou que, graças às medidas adotadas, a água chega diariamente às residências dos usuários. Somada a alternativas, como poços profundos, que também foram cavados, as cidades aguardam que as previsões de continuidade do abastecimento se confirmem. "A gente tem procurado alternativas para amenizar a situação da quadra invernosa irregular e tentando reverter esse quadro por meio de outras ações. O que não pode haver é calamidade e falta d'água", explicou o gerente.

Foto e texto de Antônio Carlos Alves

Naila Confecções - Criando o Seu Estilo  

Trabalhamos com fardamentos para empresa, escolas e camisas personalizadas sob encomenda. Rua Francisco Justa de Araújo, 1658, Santa Luzia, Canindé-CE / Fones:(85) 9 8720 7762 ou 9 9707 3796

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SINDSEC em preparativos para Grito dos Excluídos 2016

Juiz de Canindé divulga nota de advertência sobre poluição sonora

NOTA DE ADVERTÊNCIA

Com o início da propaganda eleitoral mediante a utilização de veículos equipados com aparelhagem de som, aumentou significativamente a poluição sonora na cidade, uma vez que tem sido observada a circulação e a utilização dos denominados “Paredões de Som”, bem como veículos circulando ou parados com potentes equipamentos de som, inclusive veiculando propagada comercial, fontes de perturbação do sossego alheio, sem que as autoridades públicas responsáveis pela ordem e a segurança públicas, de uma forma geral, adotem qualquer providencia para coibir os abusos e responsabilizar os infratores, mesmo tendo conhecimento da legislação e das Portarias judiciais que tratam da matéria, o que caracteriza, em tese, flagrante omissão e prevaricação.

A propaganda eleitoral sonora está regulamentada em Resolução do TSE que trata desta modalidade de propaganda, mas aqueles que desfilam pela cidade com seus veículos exibindo seus potentes e caríssimos equipamentos de som, imaginam que estão acima da lei e que gozam da proteção de algum poder superior, e que podem, a qualquer hora e em qualquer local, ouvir suas músicas e no volume que bem entendem, numa atitude exibicionista que fere o direito dos demais, e desafiadora, pois, conscientes da ilegalidade desta pratica, não se intimidam em razão da ausência de fiscalização e da atuação das autoridades responsáveis, e em decorrência do medo das pessoas, que preferem se submeter ao barulho excessivo a ter que denunciar os infratores, pois eles são arrogantes e intimidadores.    

É irrelevante, em muitos casos, a existência de prova técnica para aferição da quantidade de decibéis, uma vez que é flagrante e facilmente constatáveis os abusos, com a lamentável omissão das autoridades.   

Lembro que o sossego público não é um bem irrelevante e por isso tem proteção na lei. O silêncio é um direito do cidadão. O agente púbico, por sua vez, é obrigado a coibir essa prática desrespeitosa e promover a paz pública.
Lembro também que a perturbação do sossego alheio mediante o uso de equipamentos sonoros, independente da fonte, além de constituir contravenção penal prevista no art. 42, inciso III, do Decreto-lei nº 3688/41, É CRIME, descrito no artigo 54 da Lei 9605/98, Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, além da apreensão do equipamento causador da poluição sonora, tratando-se também de infração de transito de natureza grave, sujeita a pontuação na CNH, multa e apreensão do veículo.

É atribuição das autoridades públicas responsáveis por manter a ordem e a segurança públicas, independente da corporação ou instituição a que pertença, atuar ostensiva e coercitivamente no sentido de promover a tranquilidade social, a paz coletiva, e atender às ocorrências de perturbação do sossego, seja o solicitante quem for, inclusive independente de solicitação, mas por dever de ofício. 

O cidadão tem o direito de viver sem perturbações, e a força do Estado é o Poder de Polícia, independente da instância de atuação, sob pena de cometimento do crime de prevaricação ou até mesmo de crime omissivo impróprio, respondendo o agente pelas lesões causadas pelos ruídos.

Concito o cidadão a exercer a sua cidadania. Se você se sente incomodado em seu sossego, chame um agente do Estado e exija seus direitos – não é preciso prova do decibelímetro. Outra coisa, o solicitante pode se recusar a acompanhar o agente da lei para a Delegacia. O cidadão que noticia o Estado acerca de uma infração penal ou de transito não comete ato ilícito para lhe gerar uma obrigação, antes exerce seu direito e não pode ter sua liberdade mitigada por isso. Acontece sempre, pois as pessoas incomodadas realmente não gostam de ser identificadas para não causar um problema interpessoal com o infrator. Nada impede, porém, que ele forneça seus dados para a autoridade, até mesmo via telefone a fim de serem arrolados no procedimento investigatório. O agente do Estado não deve obrigar o noticiante a acompanha-lo, mas precisa pegar os dados e constar em relatório. 

Em decorrência dos abusos, o Poder Judiciário convidará os Órgãos e autoridades públicas responsáveis pela segurança e a ordem públicas, para uma reunião a fim de discutir e estabelecer estratégias e ações no sentido de coibir os abusos e responsabilizar os infratores, inclusive com a aplicação de multas, e apreensão de veículos e os respectivos aparelhos de som, independente da instauração de procedimento criminal.

Serve esta mensagem, portanto, de advertência para àqueles que pretendem continuar desafiando o Estado e o império da lei.


Bel. Antonio Josimar Almeida Alves
Juiz de Direito

Homem tem cabeça decepada por foice em Campos Belos

Um homem teve a cabeça decepada a foice no distrito de Campos Belos, no Município de Caridade. De acordo com informações da Polícia Civil de Canindé, a vítima foi identificada como José Flávio Rodrigues Chaves, 54 anos residente naquele distrito.

O crime foi registrado por volta das 19 horas do último sábado (27).
Após informações da população, a Polícia Militar conseguiu prender o suposto acusado, identificado como Francisco Anildo Pereira Vieira, 46 anos, também morador do mesmo distrito.

Na Delegacia Regional de Polícia Civil, o suspeito confessou o crime e disse que matou a vítima porque sofria ameaças de morte por parte de Flávio.

Sobre a forma que matou seu desafeto, Anildo disse à autoridade policial que encontrou com a vítima e estando com a foice na mão, deu uma foiçada que arrancou a cabeça do corpo, vindo a pegar a cabeça onde colocaria em praça pública, mas um popular pediu para ele não fazer isso, foi quando ele desistiu e fugiu.


O suposto criminoso foi autuado em flagrante delito na Delegacia Regional por homicídio  Artigo 121 do CPB. Já o corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Canindé.

Homem morre vítima de atropelamento na Japuara

Na noite do sábado (27), um homem morreu vítima de atropelamento na comunidade de Japuara, zona rural do município de Canindé.

O acidente aconteceu na BR 020, quando a vítima atravessava a estrada e foi atropelada por uma caminhão que fugiu do local  sem ser identificado. A vítima, José Oscar Maciel da Silva, 55 anos, era residente naquela comunidade. O corpo foi encaminhado ao IML de Canindé.

CDL promove em Setembro Entrevista com Candidatos a Prefeito

A Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Canindé vai estar promovendo a partir das 20h00 do próximo dia 9 de Setembro uma entrevista com os cinco candidatos ao cargo de prefeito do Município de Canindé.

O evento foi autorizado pela Justiça Eleitoral e terá transmissão Ao Vivo das rádios de Canindé Jornal AM, Aquarela FM, São Francisco AM, Santa Clara FM, Líder FM, Somzoom Sat FM de Aratuba e Vanguarda AM de Caridade.

De acordo com o presidente da CDL de Canindé, Paulo Magalhães, os candidatos terão a oportunidade através da entrevista de levar seus planos de governo para a população.

A CDL informou que foi realizado um sorteio com a presença dos representantes das coligações para definir a ordem da entrevista dos candidatos.

Onde ficou da seguinte forma:

Daniela Monteiro, PSD; Rozário Ximenes, PMDM, professor Luiz Damião, PT do B; Celso Crisóstomo, PT; e Pedro do Germano, PSDB.

Poderão estar presentes no auditório da CDL: imprensa, associados, servidores do judiciário, candidatos a prefeito (a) e vice-prefeito e pessoas ligadas diretamente na organização do evento

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Iniciado julgamento de registro de Candidatos no município de Caridade

Já teve início o julgamento de candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Caridade.

Nesta sexta-feira feira (26), o juiz Saulo Belfort Simoes da 111ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Caridade e Paramoti, indeferiu o registro da candidata à vice-prefeita da coligação "É mudando que vai dar certo", Teresa Helena Oliveira de Lima, que está na chapa da candidata à prefeita pelo PMDB, Ângela Maria Barroso da Silva.

Decisão do Juiz:

Em razão disso, acolhendo o parecer do Ministério Público, com esteio no artigo 51 da Resolução TSE n. 23.455/2015, considerando a necessidade de se julgar a chapa em única decisão, indefiro o registro de candidatura requerido nas exordiais, em razão da Sra. Teresa Helena Oliveira de Lima não ter preenchido todos os requisitos de elegibilidade, in casu, o domicílio eleitoral pelo prazo legal.

Registre-se, publique-se e intimem-se.
Após a preclusão desta decisão, arquivem-se os autos.

Caridade, 26 de agosto de 2016.

O juiz da mesma zona eleitoral também julgou e deferiu a candidatura ao cargo de prefeita de Maria Amanda Lopes Costa e do vice-prefeito José Renato Barros Timbó, da coligação "O povo seguindo em frente".

Fonte: TRE CE

Comunicado da Agência do Banco do Brasil de Canindé sobre Interrupção de Serviços de Autoatendimento nos Caixas Eletrônicos no próximo final de semana

Comunicado da Agência do Banco do Brasil de Canindé
Interrupção de Serviços de Autoatendimento
Caixas Eletrônicos


Prezados clientes,

Comunicamos que às 15h00 do dia 26/08/2016 (sexta-feira), os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) da agência de Canindé-CE ficarão indisponíveis para qualquer transação, uma vez que serão desligados em virtude de reforma na sala de atendimento. 

Os serviços serão normalizados às 10h00 do dia 29/08/2016 (segunda-feira).

Durante a interrupção dos serviços, os saques em dinheiro poderão ser realizados nas casas lotéricas, e transações como pagamentos e transferências via internet (www.bb.com.br) e/ou Central de Atendimento BB (0800.729.0001 ou 4004.0001).

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

TVs poderão convidar todos os candidatos para debates

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (25), que as emissoras de televisão poderão convidar para o debate eleitoral candidatos de partidos com menos de 10 representantes na Câmara dos Deputados. A decisão é uma resposta a cinco Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que questionam dispositivos da Lei Eleitoral aprovada na reforma eleitoral de 2015.

Na prática, candidatos como o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), segundo lugar na pesquisa do Ibope para a Prefeitura do Rio de Janeiro, poderão participar de debates em emissoras de TV. Freixo ficou de fora, por exemplo, do debate que será realizado nesta quinta-feira (25) pela TV Bandeirantes depois que outros dois candidatos, Pedro Paulo (PMDB) e Flávio Bolsonaro (PSC), vetaram sua participação.

Pela minirreforma política e eleitoral, somente partidos com mais de nove parlamentares na Câmara têm a garantia de participação nos debates. Nos demais casos, é preciso haver consenso entre dois terços dos candidatos registrados na disputa.

Relator das ações, o ministro Dias Toffoli, que iniciou nesta quarta-feira (24) o julgamento com posição contrária à alteração da lei, mudou seu entendimento nesta quinta-feira (25) e acompanhou o voto do ministro Luis Roberto Barroso. Os ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia também votaram em acordo com a ADI sobre debates. Rosa Weber, Teori Zavascki e Ricardo Lewandowski votaram pela manutenção da lei.

Em quatro ADIs (5423, 5487, 5491 e 5557) os questionamentos foram apresentados por partidos políticos que se sentiram prejudicados com as regras que restringem a participação das agremiações com menos de 10 parlamentares. Na ADI 5488, a AssociaçãoBrasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) pede que seja dada interpretação conforme a Constituição para que os partidos aptos a deliberar possam definir o número de participantes dos debates.

Fonte: Jornal do Brasil

Candidatos iniciam Campanhas no rádio e na televisão



Mulheres representam 30% do total de candidaturas no CE

Nos 184 municípios do Ceará, o número de mulheres candidatas às eleições deste ano representa 30,95%, somados todos os cargos (prefeito, vice-prefeito e vereador). As candidaturas de homens somam 69,05% do total. Estão incluídos no Sistema de Registro de Candidaturas da Justiça Eleitoral 14.591 candidatos, 4.516 do sexo feminino e 10.075 do sexo masculino.

Em todo o Estado, dos 506 candidatos a prefeito, 430 são do sexo masculino (84,98%) e apenas 76 são mulheres (15,02%). Para o cargo de vereador, dos 13.574 candidatos que entraram com o pedido de registro, 9.248 são homens (68,13%) e 4.326 do sexo feminino (31,87%). No cargo de vice-prefeito, existem 511 pedidos no Cand – 114 mulheres (22,31%) e 397 homens (77,69%). 

Baixio é o município do Ceará onde a relação de candidatos por sexo mais se aproxima. Dos 25 candidatos registrados no Sistema Cand, em todos os cargos, 12 são mulheres (48%) e 13 homens (52%). 

Em Fortaleza, dos 1.117 candidatos que pediram o registro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, 338 são mulheres (30,25%) e 779 homens (69,75%). 

O TRE-CE esclarece que esses números não são definitivos, porque alguns partidos e coligações ainda deverão se adequar para cumprir o percentual mínimo de 30% por sexo para o cargo de vereador, exigido em lei. Além disso, poderá haver substituição de candidatos e os juízes eleitorais julgarão os pedidos de registro de candidaturas. No dia 13 de setembro, o Sistema Cand será fechado para que todos os candidatos possam ser incluídos na urna eletrônica.

Com informações do TRE CE

Reunião Discute PCCs da Saúde

Clique aqui e confira a notícia

Senado começa a julgar Dilma nesta quinta

Clique aqui e confira a notícia

terça-feira, 23 de agosto de 2016

domingo, 21 de agosto de 2016

30ª Motorromaria de Fortaleza a Canindé será dia 18 de setembro


A 30ª Motorromaria de Fortaleza a Canindé já tem data marcada para ser realizada. De acordo com os assessores de Romarias do Santuário de São Francisco em Canindé, Helton Lopes e Rodesio Silva, os motociclistas partirão de Fortaleza em expedição à cidade de Canindé no Sertão Central, com o objetivo de fazer preces e agradecer graças alcançadas a São Francisco das Chagas, no dia 18 de setembro de 2016, às 8h, da Avenida Mister Hull.

Para garantir a integridade dos participantes e evitar transtornos durante o percurso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já começa a preparar um plano para controlar o trajeto de ida, da Capital à cidade do Sertão Central, e ao longo do percurso no retorno para casa dos motociclistas.

As prefeituras de Caucaia, Maranguape, Caridade e Canindé irão ceder ambulâncias dos Municípios para ficarem de plantão nos principais pontos do cortejo. Além disso, caminhões de apoio serão colocados à disposição dos participantes para atender eventuais necessidades, como pane nos veículos.

O trajeto seguirá pela rodovia BR-020, que será fechada durante a passagem dos romeiros na parte da manhã. A estrada terá sentido único (Fortaleza-Canindé) ao longo de todo o percurso, enquanto o comboio se deslocar.
A expedição terá início às 8h, saindo de concentração em frente ao Colégio da Polícia Militar, na Avenida Mister Hull.

A Motorromaria foi idealizada pelo engenheiro mecânico Edson Maia, que sofreu um acidente de trânsito em 1984 e, durante a recuperação, fez promessa a São Francisco, de vir anualmente a Canindé de moto para agradecer pela cura. 

Iniciada de maneira tímida, a romaria hoje atrai dezenas de milhares de motociclistas de várias cidades. Assim como Edson, a maioria dos romeiros comparece ao evento para pagar promessa pela recuperação de acidentes de trânsito.
"O povo de Canindé tem gratidão muito forte com nossos motociclistas. Estamos conseguindo conscientizar nossa gente da importância de uma romaria sem bebida, porque valoriza a vida e fortalece a nossa fé’’, comemora Edson.

De acordo com frei Marconi Lins, pároco e reitor do Santuário de Canindé, as romarias são fruto da religiosidade popular e uma das expressões mais fortes da devoção do povo brasileiro.

Com informações do site o Santuário de Canindé

Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e outros lanches
Rua Gerôncio Brígido Neto nº 816 – Bairro Imaculada Conceição  

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

No dia do Vaqueiro, cenas da novela Velho Chico gravadas em Caridade e Canindé serão exibidas na Praça Thomaz Barbosa


Para mostrar a força da cultura popular no Nordeste, a TV Globo gravou cenas da novela ‘’VELHO CHICO’’ nos municípios de Caridade e Canindé no último dia 16 de julho. Durante as gravações, um cenário de fazer inveja: 222 vaqueiros vestidos com gibão, perneira, chapéu, chinelos e guarda peito que montados em seus cavalos participaram da pega do boi na mata na Fazenda Ideal.

Todo esse material de rara beleza que tem um significado muito forte para a cultura popular vai para as Praças, Escolas, Associações, Comunidades e casas de cultura espalhadas Sertão afora.

A primeira exibição será na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, na Praça THOMAZ BARBOSA, por ocasião do dia Municipal do Vaqueiro, onde a Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Criadores dos Sertões de Canindé realiza uma programação especial para homenagear esse homem sertanejo de força, coragem e simplicidade.

Às 18h, com a participação de Savinho do Acordeon e Wertas Júnior, dois jovens sanfoneiros de Canindé, será executada a "Oração Sertaneja" de Luiz Gonzaga; e, logo em seguida, a participação de Ronaldo do Berrante. A Banda de Música Jota Ratinho também se apresenta. Às 20 horas, serão exibidas as cenas da ‘‘NOVELA VELHO CHICO’’, que mostram a participação dos vaqueiros dos Sertões de Canindé.

O conteúdo do vídeo traz cenas que mostram os personagens canindeenses em plena caatinga, encourados e montados em seus cavalos. É um momento ímpar para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir à novela. Essa será a primeira exibição organizada pela Associação dos Vaqueiros que pretende expandir o áudio visual para outros centros.

Uma data será agendada para que os vaqueiros de Caridade também possam assistir aos capítulos que ficaram marcados na mente de cada membro que participou das gravações. 


Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Assessor de Comunicação da Associação dos Vaqueiros 

Audiência pública referenda novos cursos para o IFCE campus Canindé

Clique aqui e confira a notícia


Após impasse, rotina de Canindé recomeça



Juiz Eleitoral fala sobre eleições em Canindé e Itatira

O juiz da 33ª Zona Eleitoral, Antônio Josimar Almeida Alves, após reunião com partidos políticos e diretores de emissoras de rádio que definiram a geradora da programação eleitoral para este período de propaganda dos candidatos de Canindé e Itatira, concedeu entrevista coletiva na tarde da última quinta-feira (18) falando sobre propaganda eleitoral e outros temas das eleições de 2016, confira:


Do município de Canindé, participaram da reunião representantes das Rádios São Francisco AM, Jornal AM, Aquarela FM, Líder FM e Santa Clara FM. A Rádio Jornal foi escolhida através de sorteio para gerar em rede a propaganda eleitoral gratuita no rádio a partir de 26 de Agosto.

Por GCCOM

Aedes aegypti: Saúde reforça importância da prevenção


Governo libera 1ª parcela do garantia-safra só para o estado de Minas Gerais


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Definida data do lançamento da 3ª FENECAN


Estiveram reunidos no SEBRAE Metropolitano de Caucaia, no último dia 8 de Agosto, o Presidente da CDL de Canindé, Paulo Magalhães Filho; a Articuladora do Sebrae/Regional Metropolitano, Kamila Nadja; o técnico analista do SEBRAE, Carlos Paulino e a Consultora credenciada ao SEBRAE, Betiane Campos,que na ocasião definiram a data em que se realizará a 3ª FENECAN.

De acordo com o presidente da CDL Paulo Magalhães Filho, o lançamento ocorrerá na sede da CDL Canindé, no dia 8 de setembro, às 19h, onde haverá um mapa com todos os 55 STANDS à disposição, para que os comerciantes possam fazer a escolha do seu expositor.

Com informações da CDL Canindé

Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e outros lanches
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição 


Toma posse Nova Diretoria do Sindicato dos Radialistas do Ceará


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Confira divulgação de candidaturas 2016

Tribunal de Justiça determina retorno do prefeito de Canindé

Clique aqui e confira a notícia

Palestra esclarecerá informações sobre concurso da PM


Vai ser realizada no próximo dia 26 de Agosto na Quadra Paroquial em Canindé, a partir das 19h30, uma palestra para as pessoas interessadas no concurso da PM CE.

O evento contará com a participação de palestrantes de renome e está sendo organizado pela turma de Administração 2015.1

Com informações de Juliana Brito

Canindé comemora Dia do Vaqueiro


O dia oficial do Vaqueiro é 22 de agosto, mas, por conta de ser uma segunda-feira, dia de trabalho dos profissionais, a Associação dos Vaqueiros, que este ano completa 21 anos, em reunião da diretoria, resolveu antecipar as comemorações para este sábado dia 20 de agosto, com uma cavalgada saindo da Estátua de São Francisco às 8h percorrendo as principais ruas da cidade em direção ao Parque de Exposição Francisco de Assis Bessa Xavier, onde será celebrada a missa presidida por Padre Roberto Reinaldo da Paróquia de São José.

Após o ato religioso, aos participantes será servido um almoço e, em seguida, acontece a escolha da rainha. As grandes novidades ficam por conta da escolha do rei e rainha dos vaqueiros mirins e a primeira corrida de jumentos e forró pé de serra, resgatando as músicas de Luiz Gonzaga, com Thakas do Forró e Cleber Rodrigues.

Foto e texto de Antônio Carlos Alves
Assessor de imprensa da associação dos vaqueiros de Canindé

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Insegurança nos Fóruns do Interior preocupa presidente da ACM




Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e outros lanches
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição  


Comissão de Direito Previdenciário da OAB promove Caravana Social


A Comissão de Direito Previdenciário da OAB Ceará promove, na próxima sexta-feira (19/08), a VIII Caravana Social. Neste ano, o evento ocorrerá em Fortaleza e no Interior. Na Capital, a iniciativa acontece na Praça do Ferreira, no Centro, das 8h às 16h. No interior, ocorre em Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Crateús, das 8h ao meio-dia.

“A Caravana faz parte da função social da advocacia previdenciária, sobretudo neste momento em que estão ocorrendo várias mudanças na concessão dos benefícios previdenciários, precisamos esclarecer a sociedade sobre essas mudanças, informando, esclarecendo, tirando duvidas”, destaca a presidente da Comissão, Regina Jansen.

Durante a Caravana, serão realizados esclarecimentos e soluções de dúvidas sobre a concessão de benefícios previdenciários e assistência social. O evento está sendo promovido pela Comissão da OAB-CE em parceria com a Justiça Federal, Exército e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que participa por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP), cujo objetivo é levar à sociedade informações sobre a concessão dos benefícios previdenciários.
O público alvo são contribuintes da previdência, empregados domésticos, trabalhadores de carteira assinada, donas de casa, empresários, idosos, pessoas com deficiência.

Veja programação do Interior:
Canindé (Praça Tomaz Barbosa, Centro)
Iguatu (Praça da Caixa Econômica)
Juazeiro do Norte (Praça Padre Cícero)
Sobral (Beco do Cotovelo, Centro)
Crateús (Praça da Coluna da Hora).

Com informações da OAB CE

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Sindicato dos Radialistas abre inscrições para curso de formação profissional em função de nível médio

Clique no link abaixo e confira:

                                https://sindradioce.wordpress.com/cursos/

Camelôs cobram espaço para trabalhar


Camelôs de Canindé realizaram na manhã desta segunda-feira (15) um ato na Praça Tomaz Barbosa no Centro da cidade. A categoria solicita das autoridades uma solução para resolver o impasse que prejudica os vendedores. Eles cobram um local para comercializar seus produtos.

Anteriormente, os camelôs comercializavam na Praça Tomaz Barbosa, mas depois da inauguração da praça, os comerciários não puderam mais voltar para o local e passaram a ocupar um espaço ao lado do posto de táxi. 

Segundo a categoria, o pouco espaço não comporta a quantidade de bancas que antes estava na praça. “Muitos dos nossos colegas estão em casa sem poder trabalhar por falta de um local”, explica um dos ambulantes.

Exibindo faixas com frases como: “somos cidadãos, queremos trabalhar”, um grupo de pelo menos 100 camelôs participaram da manifestação. Um camelódromo seria construído pela prefeitura no local onde hoje é o ponto de táxi, porém, um processo de desapropriação do espaço ainda transita na justiça. 

Por GCCOM

Diário do Nordeste destaca Festa de São Francisco em Canindé



TRE recebe listas de gestores com contas rejeitadas pelo TCM e TCE

Em sessão realizada pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nesta sexta-feira, 12/8, o presidente do TRE CE desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu das mãos dos presidentes dos Tribunais de Contas dos Municípios e do Estado, conselheiros Francisco Aguiar (TCM) e Edilberto Pontes (TCE), as listas de gestores públicos com contas analisadas e rejeitadas pelos dois tribunais.

Ao receber as listas, o presidente do TRE-CE entregou cópias ao subprocurador regional eleitoral, Anastácio Tahim Júnior. As listas com os nomes serão enviadas pelo Ministério Público Eleitoral aos promotores das zonas eleitorais para possíveis impugnações de registro de candidaturas. A relação completa, inclusive com o inteiro teor de cada processo, encontra-se disponível das páginas do TCE e do TCM

A lista do TCE contém apenas 47 nomes de gestores com contas rejeitadas. Mas a do TCM tem 4.368 prefeitos e gestores públicos relacionados a 9.276 processos com contas desaprovadas. Nela, há 252 nomes a mais em comparação à relação de 2014, um aumento de 6,12%. 
Destaca-se, na lista, a inclusão dos nomes de 105 prefeitos com contas de governo rejeitadas pelas respectivas Câmaras Municipais. Em julgamento de recurso de processo originário de Horizonte (CE), na quarta-feira, 10, o Supremo Tribunal Federal. decidiu que, além das contas de governo, é de competência das Câmaras Municipais o julgamento das contas de gestão dos prefeitos, e não do TCM.


Fonte: TRE CE

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Servidores Municipais ocupam Banco e recursos são liberados apenas para pagamento de pessoal

Servidores Públicos do Município de Canindé decidiram na manhã desta quinta-feira (11) fazer uma manifestação na agência do Banco do Brasil por conta do bloqueio sem ordem judicial das contas da prefeitura municipal.  

Os servidores ocuparam a frente e parte das instalações internas da agência bancaria para cobrar explicações e a liberação das contas da prefeitura, para que, assim, o poder executivo municipal pudesse efetuar o pagamento dos vencimentos já em atraso por ocasião do bloqueio das contas.

De acordo com o presidente Interino do SINDSEC, Diassis Farias, a gerência da instituição financeira informou que as contas teriam sido bloqueadas por uma solicitação do vice-prefeito. 

Na entrevista, Diassis informa as deliberações após uma conversa entre os servidores e o gerente do Banco.



Fonte: Site SINDSEC

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Prefeitos com contas rejeitadas podem se candidatar, decide STF após caso do Ceará

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/prefeitos-com-contas-rejeitadas-podem-se-candidatar-decide-stf-apos-caso-do-ceara-1.1598116

TRE alerta partidos sobre o feriado de quinta-feira, 11/8




Palestra sobre prestação de contas eleitorais será realizada em Canindé

A série de palestras sobre prestação de contas eleitorais, a ser realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade em todas as regiões do Ceará, chegará nesta quinta-feira (11) à cidade de Canindé. O evento será no auditório da Coelce (Av. Luciano Magalhães, 245), a partir das 14 horas, com acesso aberto a profissionais da contabilidade, representantes de partidos, candidatos, eleitores e interessados.

Ao todo, 17 eventos serão realizados na capital e no interior do Estado, até o mês de agosto. A ideia do circuito é garantir que o profissional de contabilidade esteja seguro com todas as mudanças nos procedimentos exigidos pela Justiça Eleitoral quanto à prestação de contas para as eleições de 2016. As palestras têm como base o livro lançado pelo Conselho Federal de Contabilidade sobre o assunto.

Um dos focos estará no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE, pelo qual devem ser prestadas as contas da campanha pelos partidos políticos e candidatos. Outros pontos estabelecidos pela Lei 13.165/2015, chamada de minirreforma política, serão abordados, como o limite de gastos para candidatos.

Zap Eleição

O CRCCE também lançou o serviço Zap Eleição, que tira dúvidas sobre a prestação de contas eleitorais por meio do aplicativo Whatsapp. As perguntas devem ser enviadas por escrito para o número 98698.3248 – usuários de outras cidades devem colocar 85 antes do número.

O Zap Eleição é gratuito e ficará disponível 24 horas por dia, até 19 de novembro, fim do prazo para a prestação de contas dos candidatos que disputarão o segundo turno. As respostas serão dadas por ordem de entrada da pergunta no aplicativo, por escrito ou por áudio, por contadores especialistas credenciados pelo CRCCE.

Fonte: Kelvin Alencar 

CONVOCATÓRIA DO SINDSEC AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé - SINDSEC convoca seus associados para Assembleia Geral Extraordinária que terá como pauta discutir e deliberar sobre o PAGAMENTO DE SALÁRIOS dos SERVIDORES.

A Assembleia Geral Extraordinária será realizada no Auditório Paulo Freire, na sede do SINDSEC, às 7h30 de amanhã, quinta-feira (11/08).

Bancos bloqueiam contas e prefeitura de Canindé deixa de pagar servidores

Clique aqui e confira a notícia