quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Professores iniciam greve em defesa do rateio do FUNDEF

Clique aqui e confira a notícia


Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e o mais delicioso café da manhã.
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição

MOTORROMARIA DE MOSSORÓ CHEGA SEXTA-FEIRA (2) EM CANINDÉ


Chega na próxima sexta-feira (2), na parte da tarde, no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, a 38ª Motorromaria de Mossoró, no Rio Grande do Norte com destino ao Ceará.

De acordo com os coordenadores de Romaria do Santuário Rodésio Silva e Helton Lopes, serão cerca de 150 motociclistas que farão um percurso de fé e aventura para cumprirem suas promessas a São Francisco.

A viagem sobre duas rodas é coordenada por Aldenir Sales, criador do evento que já se tornou tradição no meio religioso. ‘’Serão mais de 300 pessoas entre acompanhantes e garupeiros que virão ao Santuário’’, ressalta Aldenir.

A saída para Canindé está prevista para 8h e 30 minutos da Avenida Presidente Dutra. Antes eles participam de um café da manhã e rezam antes de partirem.
Antes das rezas, orientações para que a viagem seja a mais tranqüila possível. ‘’Não devemos nos distanciar muito um dos outros, para evitar choques e também evitarmos transtornos. Deveremos viajar sempre em bloco. Somos um grande grupo de amigos’’, frisa o organizador.

Segundo ele, para participar da moto romaria, basta o interessado doar um quilo de alimento não perecível. ‘’Os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas de Mossoró’’, assegura Aldenir Sales.

Em troca da doação feita cada motoqueiro receberá uma camisa do evento entregue pela MOTOESTE, principal incentivadora da fé sobre duas rodas.

Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé

Foto: Arquivo da Paróquia

Prefeito de Paramoti é afastado pelo tribunal de justiça

O desembargador Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos suspendeu, até o dia 31 de dezembro, Samuel Boyadjian do cargo de prefeito do Município de Paramoti. A decisão foi proferida nesta terça-feira (29/11). Segundo denúncia do Ministério Público do Estado (MP/CE), o gestor teria descumprido os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, além de nomeado servidores para cargos inexistentes.

Ainda segundo o MP/CE, as infrações teriam ocorrido durante o exercício do mandato do prefeito, ocasionando atraso no pagamento do salário de servidores e a interrupção de serviços essenciais. Por essa razão, o MP/CE ingressou com ação cautelar inominada (nº 0001664-68.2016.8.06.0000), requerendo a suspensão do gestor do exercício da função.

O desembargador explicou que, “a presença de indícios suficientes de autoria está demonstrada nos autos, bem como a prova da materialidade dos delitos, consistente em diversos documentos e provas colhidas no curso da investigação”.

O magistrado também destacou que “evidencia-se a necessidade de afastamento do denunciado, diante das sólidas evidências de que a permanência do mesmo poderá agravar ainda mais o quadro de desordem financeira no Município de Paramoti”.

Com informações do TJCE

Naila Confecções - Criando o Seu Estilo 
Trabalhamos com fardamentos para empresa, escola e camisas personalizadas sob encomenda
Rua Francisco Justa de Araújo, 1658 - Bairro Santa Luzia, Canindé -CE



Prefeita de Baturité é afastada pela justiça




terça-feira, 29 de novembro de 2016

Agora ficou fácil de você realizar o sonho da Casa Própria


PM prende suspeitos de roubar celulares em Canindé

Policiais Militares de Canindé efetuaram, na manhã do último sábado (26), a prisão de dois homens suspeitos da prática de assaltos no Bairro do Monte.

Os homens presos, um de 25 e outro de 34 anos, são suspeitos de estarem armados de faca na madrugada do dia 26, na Vila Joaquim Magalhães, s/n, bairro do Monte, e terem roubado quatro telefones celulares. 

A PM, com base nas informações repassadas pelas vítimas, realizou diligências nas imediações, sendo, então, identificados e localizados em suas residências os suspeitos; onde foram recuperados os objetos roubados.

Os suspeitos foram levados para Delegacia de Canindé onde foram autuados  no Art. 157, § 2, Inciso I do CPB. 

Policial Militar morre em acidente de trânsito


Um policial lotado no 4º BPM de Canindé morreu vítima de um acidente de trânsito no município de Guaramiranga.

De acordo com as informações apuradas até o momento, o acidente aconteceu na madrugada de domingo (27), naquele município. O soldado da Polícia Militar identificado como João Batista de Menezes Barbosa (sd Menezes) morreu após o carro em que estava cair em um lago. O corpo do policial foi encontrado preso dentro do veículo no fundo de um lago na localidade de Venezuela. 

O corpo de Bombeiros informou que o veículo saiu da via e caiu na água. O policial não conseguiu sair do automóvel, que ficou submerso.

Quando os Bombeiros chegaram ao local do sinistro, o carro já tinha afundado. Mergulhadores entraram no lago e retiraram o corpo do PM que estava sozinho no momento do acidente. Sd Menezes, trabalhava na 2ª Cia do 4º Batalhão da Polícia Militar, no município de Baturité.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Repercussão nacional : jovem é flagrado agredindo ex-namorada em Canindé

Clique aqui e confira a notícia

EM CANINDÉ, CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO LOTOU A QUADRA DA GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES


A paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé celebrou ontem, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o primeiro domingo do advento. A celebração eucarística foi presidida pelo Vice Ministro Provincial e Guardião do Convento de Santo Antônio, frei Sérgio Moura.

A Santa Missa das 9h lotou a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Fiéis do Piauí, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e várias cidades do Estado do Ceará, participaram do momento religioso.

A emoção tomou conta dos presentes. Choro, emoção, aclamação e louvação, eram visíveis no rosto de cada fiel que participou do momento religioso. Ângela Maria de Sousa, romeira de Parnaíba, no Piauí, ajoelhou-se para receber a comunhão.

O advento começa com as vésperas do domingo mais próximo aos 30 de novembro e termina antes das vésperas do Natal. Os domingos deste tempo se chamam 1º, 2º, 3º, e 4º do Advento. Os dias 16 a 24 de dezembro (Novena de Natal) tendem a preparar mais especificamente as festas do Natal.

O tempo do Advento tem uma duração de quatro semanas. Este ano, começou no domingo 27 de novembro, e se prolonga até o último domingo de dezembro, em que começa propriamente o Tempo de Natal.  





Com Informações da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé
Fotos de Antônio Carlos Alves

domingo, 27 de novembro de 2016

Peregrinação da imagem da beata irmã Dulce dos pobres chega a Canindé


Com o intuito de proporcionar aos fiéis e admiradores a oportunidade de agradecerem e adorarem a vida e obra da freira baiana, um grupo de 21 pessoas do Grupo da Melhor Idade ‘’IRMÃ DULCE’’, de Juazeiro do Norte, está visitando os principais pontos turísticos do Ceará com a imagem peregrina da Bem-aventurada. 

Ela chegou a Canindé às 17hs do dia 24 de novembro, participou da santa missa das 18hs celebrada pelo Bispo Dom Martinho Lammers. Na manhã desta sexta-feira, a celebração foi presidida pelo pároco e reitor do Santuário Frei Marconi Lins. As irmãs Missionárias da Imaculada Conceição em Canindé que faz parte da mesma ordem de Irmã Dulce participaram das homenagens na manhã do dia 25.

De acordo com Ronildo Oliveira, líder dos peregrinos, a visita ao Santuário de São Francisco das Chagas dar-se por se tratar de um centro de romarias muito famoso no mundo inteiro e porque a irmã Dulce era uma devota de São Francisco. De Canindé, ela segue para Aracati e em seguida retorna para Juazeiro do Norte, onde visitará todas as paróquias do Cariri.

Irmã Dulce é conhecida como Anjo Bom da Bahia, uma referência à sua vida devotada em favor dos pobres enfermos. Mesmo com a saúde debilidade, a mulher empreendeu uma obra de caridade sem precedentes no estado da Bahia. 
Hoje, a beata é conhecida em todo Brasil e a Igreja dedicada em sua honra recebe peregrinos inclusive de outros países.




Com Informações do Santuário de São Francisco das Chagas
Fotos: Antônio Carlos Alves

sábado, 26 de novembro de 2016

'Ceará de Ponta a Ponta' prevê construção e restauração de estadas no CE - Programa prevê a recuperar e construir quase 2 mil Km de estradas

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/11/programa-preve-duplicacao-e-reforma-de-622-km-em-rodovias-do-ceara.html

CDL escolhe Lojista do ano

Na noite da última quarta-feira, 23 de novembro, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL Canindé realizou a apuração da votação para a escolha do lojista do ano que irá receber o 19º TROFÉU CÉSAR CAMPOS. 

De acordo com o que anunciou do presidente Paulo Magalhães, Luciano Chaves de Mesquita, proprietário da empresa Cerâmica Arimateia, foi o vencedor; ficando a Churrascaria o Doquinha como empresa destaque. 

A partir desse ano, o Troféu CDL de Comunicação passa a se chamar Troféu José Hugo Coelho, em virtude dos seus relevantes serviços prestados no meio da comunicação em Canindé. 

Confira todos homenageados:

Troféu César Campos 2016: Cerâmica Arimatéia -
Luciano Chaves de Mesquita
Empresa Destaque: Churrascaria O Doquinha-
Marta Germano e Juca
Troféu José Hugo Coelho: Radialista Assis Vieira – Rádio Aquarela FM
Honra ao Mérito: José Anastácio Pereira 
Aluno Padrão/2016: Ainda não divulgado

O presidente da CDL, Paulo Magalhães, informou que a solenidade de entrega das comendas já está marcada para o dia 14 de dezembro, na sede da entidade.


Com informações da CDL de Canindé


Professores paralisam atividades na próxima semana


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), uma assembleia para deliberar sobre as últimas informações que envolvem o acordo entre a prefeitura e os sindicatos para o repasse do Fundef. O movimento teve a participação de professores ativos e inativos.

Por ampla maioria, a categoria decidiu paralisar as atividades a partir da próxima quarta-feira (30). O Sindicato espera que durante segunda e terça-feira possa haver uma nova negociação com o município para resolver e manter o acordo. 

O Sindsec, vai comunicar a decisão da assembleia à prefeitura do municipio. 

Além do sindsec, o sindicato APEOC também participou da assembleia. 

Por GCCOM 

Naila Confecções - Criando o Seu Estilo 
Trabalhamos com fardamentos para empresa, escola e camisas personalizadas sob encomenda
Rua Francisco Justa de Araújo, 1658 - Bairro Santa Luzia, Canindé -CE

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Motocicletas são alvos de assaltos em Canindé

Na noite da última quarta-feira (23), a Polícia Militar de Canindé registrou uma série de assaltos a motociclistas. 

O primeiro caso aconteceu na Avenida Luciano Magalhães, próximo ao prédio da Escola Profissional; em seguida no bairro Palestina, próximo ao CAIC, mais uma moto foi levada por assaltantes. A terceira moto foi tomada na Rua J. Pinto, no Alto do Moinho. 

De acordo com o 4º BPM, duas das três motocicletas roubadas foram recuperadas e um homem de 22 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Canindé suspeito de participação nos assaltos. Uma moto, também, foi aprendida por supostamente ter sido utilizada nos roubos. A polícia investiga se os casos teriam relação e qual seria o destino das motocicletas. 


Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e o mais delicioso café da manhã.
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Aeronave apreendida com drogas em Canindé se transforma em ferramenta para salvar vidas

Clique aqui e confira a notícia


Naila Confecções - Criando o Seu Estilo 
Trabalhamos com fardamentos para empresa, escola e camisas personalizadas sob encomenda
Rua Francisco Justa de Araújo, 1658 - Bairro Santa Luzia, Canindé -CE

domingo, 20 de novembro de 2016

Homem morre após ser lesionado a faca em Itatira

Um homem morreu no Hospital do distrito de Lagoa do Mato, no município de Itatira, após ser lesionado a faca.
De acordo com a Polícia Militar do 4º BPM de Canindé, o crime foi registrado por volta 19h00 do último sábado (19), na localidade de Morro Branco, distante 25 km da sede.

A vítima foi identificada como Antonio Edson Pinho Sousa, 30 anos. O suspeito também já foi identificado e está sendo procurado pela polícia.

A PM informou que populares disseram que o suspeito desferiu duas facadas na vítima, e que, após as lesões, evadiu-se do local. Já a vítima foi socorrida por populares para o Hospital de Lagoa Do Mato, onde veio a óbito. Também, foi informado que vítima e suspeito já tinham um desafeto.

Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e o mais delicioso café da manhã.
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição  

Agência de Banco sofre incêndio criminoso

A agência do Banco do Brasil de Madalena foi alvo de um incêndio criminoso.

De acordo com as informações do 4º BPM de Canindé, a ação dos criminosos foi registrada por volta de 01h40 da madrugada deste domingo (20), na Avenida Antonio Costa Vieira, Centro de Madalena-CE.

Os policiais do Destacamento do Município de Madalena foram acionados via celular e informados que três homens em duas motocicletas entraram na Agência do Banco e atearam fogo na instituição bancária.

Caixas eletrônicos e grande parte do ambiente interno ficaram destruídos com o fogo.

Foram realizadas diligências pela PM, no intuito de capturar os vândalos, mas nenhum suspeito foi identificado. Foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para conter as chamas.


Moto é roubada próximo ao hospital

Uma moto Bros foi roubada próximo ao Hospital Regional São Francisco. De acordo com a Polícia Militar, o fato ocorreu por volta das 21h50 da última sexta-feira (18), na Rua Joaquim Magalhães, Centro de Canindé.

A PM informou que um homem não identificado jogou a motocicleta HONDA/CG150 FAN ESDI, 2013/2014, cor vermelha, placa OSL 6966 contra uma moto Bros HONDA/NXR160 Bros ESDD, 2015/2015, cor preta, placa PNQ 9188, sendo que o ocupante da moto Bros acabou caindo, ocasião em que o agressor abandonou a motocicleta FAN a qual estava conduzindo e evadiu-se do local na motocicleta  BROS da vítima. 

A Polícia apreendeu e apresentou a motocicleta FAN abandonada na Delegacia Regional de Canindé para os devidos procedimentos legais, e realiza diligências para identificar o autor do crime.

Import´s.com  levando o mundo até você 
Baterias para controles elétricos, Brinquedos, Óculos, Jóias, Relógios, Camisas, Presentes, e Importados em Geral.
Galeria Frei Lucas Dolle – Loja 07 Organização Glaubeci Gomes (85)99978-6811

sábado, 19 de novembro de 2016

Chalé Casa Grande apresenta Show de Higor & Mateus a partir do meio-dia deste Domingo (20)


Corpo de Bombeiros resgata cobra em casa abandonada no Centro de Canindé





Policiais militares salvam criança engasgada em Caridade

Um bebê de 11 meses foi salvo por Policiais Militares após se engasgar na manhã desta quinta-feira (17) no município de Caridade-CE.

Os Policiais Militares estavam se deslocando para dar cumprimento a um mandado de prisão, quando perceberam uma senhora com uma criança no colo, em plena via pública, pedindo por socorro. Ao se aproximarem da senhora, os Policiais Militares verificaram que a criança estava desmaiada e segundo a mãe, seu filho havia se engasgado.

Diante da situação o comandante do policiamento (ST PM Clarindo) pegou a criança e tratou de conduzi-la ao hospital local na viatura em que estava, realizando paralelamente a manobra de heimlich, ação esta que permitiu a desobstrução das vias aéreas do bebê.

No hospital, a criança foi atendida e logo e após receber o atendimento especializado, recebeu alta para a alegria de sua mãe, que ficou muito agradecida com a ação dos Policiais Militares.

A ação do policiamento de Caridade, composta pelos ST Clarindo, Sgt Sousa e SDs Pires, Rodrigues e Girão, foi fundamental para que a vida do bebê fosse salva ou até mesmo para que não viesse a sofrer sequelas posteriormente.

Com informações do 4º BPM de Canindé 


Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e o mais delicioso café da manhã.
Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição  


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Vigilância Sanitária fiscaliza validade de garrafões de água na região de Canindé

A vigilância sanitária vai estar intensificando a partir de 2017, no estado do Ceará, a fiscalização de data da validade dos garrafões de água vendidos à população.

Na região de Canindé, a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRES) já iniciou o trabalho de orientação para comerciantes e a população através da imprensa.

Outras informações na entrevista do coordenador da Vigilância Sanitária da 5ª CRES, Maciel Brasileiro: 






quinta-feira, 17 de novembro de 2016


Sindsec programa ato público em defesa dos professores

Clique aqui e confira a notícia



Import´s.com  levando o mundo até você 
Baterias para controles elétricos, Brinquedos, Óculos, Joias, Relógios, Camisas, Presentes e Importados em Geral.
Galeria Frei Lucas Dolle – Loja 07 
Organização Glaubeci Gomes (85) 99978-6811

Matrículas do curso Técnico em Eventos do campus de Canindé seguem até hoje (17) - Quem deixar de comparecer perderá a vaga


Os estudantes aprovados no Processo Seletivo 2016.2, que disponibilizou 35 vagas para o curso Técnico Integrado em Eventos no campus de Canindé do IFCE, têm até às 17h de hoje (17) para efetuar a pré-matrícula. Quem deixar de comparecer ao local e horário informados para efetuar a pré-matrícula perderá a vaga.

Para efetuar a pré-matrícula, é necessária a seguinte documentação: duas fotos 3 x 4 recentes; certidão de nascimento (original e cópia); carteira de identidade e CPF (original e cópia); Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição, se maior de 18 anos (original e cópia); Certificado de Quitação com o Serviço Militar, se do sexo masculino (original e cópia); comprovante de endereço (original e cópia); Histórico Escolar e Certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou declaração de que está concluindo o Ensino Fundamental (original e cópia); e, para candidatos optantes pelo Sistema de Cotas - com renda familiar inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo -, formulário de informação de renda (Anexo II do Edital), devidamente preenchido, acompanhado de documentação comprobatória. Além disso, os candidatos aprovados e menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.

CLASSIFICÁVEIS

Caso haja vagas remanescentes por ausência de candidatos aprovados no período de pré-matrícula, o edital do Processo Seletivo 2016.2 prevê a chamada dos candidatos classificáveis, que ocorrerá, impreterivelmente, no campus de Canindé, às 9h do dia 18 de novembro. O candidato classificável será chamado de forma oral, pelo menos duas vezes. Aquele que não estiver presente, no momento que seu nome for citado, perderá a vaga.
 
O semestre 2016.2 inicia-se em 20 de novembro. A lista com os aprovados e classificáveis pode ser acessada aqui.
 
Serviço:
Pré-matrícula do curso Técnico Integrado em Eventos
Data: 17 de novembro de 2016                  
Horários: 8h às 12h e 14h às 17h 
Onde: Coordenação de Controle Acadêmico do campus de Canindé do IFCE – Rodovia BR 020, km 303, Jubaia – Canindé/CE


Homem é executado a tiros na zona rural de Canindé



Foi vítima de homicídio a bala, na manhã desta quinta-feira (17), Francisco José dos Santos Silva, de 33 anos, residia na localidade Santa Maria II, zona rural de Canindé.

De acordo com a Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado por populares no final da manhã, na localidade de Sousa, área bem próxima à sede de Canindé.

Segundo populares, a vítima seguia em uma motocicleta para o trabalho na sede, quando foi atingido por cerca de 11 disparos de arma de fogo. Pessoas que passavam pelo local encontraram o corpo na estrada carroçável que liga a cidade ao Açude Sousa. 

O corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao IML de Canindé. A Polícia Civil deve abrir um inquérito para investigar o crime.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Prefeito de Canindé e Secretário de Finanças são afastados pela justiça

Atendendo solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPE-CE) com base no relatório das fiscalizações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e da PROCAP (Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública), realizados nos dias 24, 25, 26 e 27 de Outubro na Prefeitura Municipal de Canindé, a justiça local afastou nesta quarta-feira (16) Celso Crisóstomo (PT) do cargo de prefeito, por 60 dias.

Conforme matéria do site Canindé On-line, no pedido da promotoria, por Ato de Improbidade Administrativa, além do prefeito, o secretário de finanças Arlindo Andrade, também é apontando no processo. Entre as denúncias estão o não repasses de recursos de empréstimos consignados para as agências bancarias, obstrução durante a fiscalização do TCM, atraso dos repasses do IPMC, equipamentos não localizados no patrimônio, sucateamento dos veículos, vários medicamentos fora do prazo de validade, inúmeras irregularidade nos processos licitatórios, entre outras denúncias.

O afastamento veio quando faltava apenas um mês e 15 dias para conclusão do mandato de prefeito, haja vista que Celso Crisóstomo não foi reeleito e concluiria sua gestão no dia 31 de Dezembro de 2016.

Durante seu governo, Celso Crisóstomo enfrentou diversos afastamentos. Entre eles, o afastamento e cassação pela câmara em 2015, mas conseguiu anular os processos na justiça e retornou ao cargo em outubro do ano passado. Com o novo afastamento o vice-prefeito Paulo Justa, assume o cargo de prefeito. 


Por GCCOM

Agricultores ocupam sede da Prefeitura de Canindé, após ficarem fora do Garantia-Safra



Homem é executado a bala em Caridade

Um homem de 38 anos foi morto a bala na tarde de ontem, terça-feira (15), na Localidade Angelim, zona rural de Caridade divisa com Paramoti. 

Segundo a Polícia Militar, Aocídio Teixeira de Sales teria sido vítima de uma emboscada por dois homens que estavam em uma moto. Ainda de acordo com as informações, os disparos efetuados atingiram a cabeça e o tórax, o que levou a vítima a óbito no local.

A vítima já tinha passagem pela polícia. Os autores do homicídio não foram identificados. O corpo foi encaminhado ao IML de Canindé. As informações fora repassadas pelo 4º BPM de Canindé. 


Por GCCOM


Naila ConfecçõesCriando o Seu Estilo 
Trabalhamos com fardamentos para empresa, escola e camisas personalizadas sob encomenda

Rua Francisco Justa de Araújo, 1658, Bairro Santa Luzia, Canindé -CE

Diagnóstico do MPF aponta suspeitas de irregularidades no Bolsa Família de Canindé



Lanchonete Super Doidão
Pastel, Sanduíches, Salgados, Mousses, Vitaminas, Sucos e o mais delicioso café da manhã.

Rua Gerôncio Brígido Neto, 816 – Bairro Imaculada Conceição 

ARQUIDIOCESE ENCERRA ANO SANTO DA MISERICÓRIDA EM CANINDÉ


“Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores.” Com estas palavras, o Papa Francisco convida o povo católico à conversão e a passar pela Porta Santa da Misericórdia. Espelhando-se no exemplo generoso do Santo Padre, ontem domingo dia 13 de novembro, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi encerrou na Basílica de São Francisco das Chagas em Canindé, o Ano Santo da Misericórdia e abriu simbolicamente a Porta Santa, fechada por ele inicialmente no dia 13 de dezembro de 2016. 

A cerimônia na Basílica marcou, na Arquidiocese de Fortaleza, o encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Ano Santo instituído pelo Papa Francisco, período que compreende de 08/12/2015 a 20/11/2016, onde está previsto conceder o perdão àqueles que estão arrependidos de seus pecados.
Vale destacar que para alcançar as indulgências, antes de passar pela Porta Santa, a Igreja Católica orienta que é preciso receber o Sacramento da Penitência (confissão), participar da Missa, comungar, fazer a Profissão de Fé e refletir sobre a misericórdia.

Por determinação do Papa Francisco, pela primeira vez na história da Igreja, não foi necessário ir a Roma para receber as indulgências referentes à passagem pela Porta Santa. Ou seja, os fiéis tiveram o direito de receber as graças jubilares em qualquer diocese, Catedral e/ou Santuário do mundo. A expressão “Porta Santa” se refere exatamente às quatro Portas Santas das Basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, que ficam sempre fechadas e são abertas somente por ocasião de um Ano Santo. 

Durante a celebração do Ano Santo da Misericórdia em Canindé o arcebispo Dom José Antônio disse que é uma grande graça para todos nós. ‘’Pessoalmente, cada um de nós é chamado a experimentar o imenso Amor de Deus que nos salva, renovando nossa vida, manifestando toda a sua ternura no perdão e na misericórdia. Participaram da solenidade religiosa, o Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos, pároco e reitor frei Marconi Lins, Guardião da Casa de São Francisco frei Sérgio Moura, e padres que coordenam as paróquias da Região Sertão.

‘’A Misericórdia divina que nos toca também nos capacita da mesma misericórdia para a prática com relação ao próximo. Assim o Ano da Misericórdia é conseqüentemente chamado à prática das obras de misericórdia, o amor concreto voltado ao próximo em suas mais diversas situações corporais e espirituais. “Misericordiados” tornamo-nos “misericordiosos” – Misericordiosos como o Pai!’’, lembrou o arcebispo.

E os atos de misericórdia se concretizam em obras de misericórdia. E a misericórdia recebida, que une todos numa só comunhão – uma Igreja de Misericórdia realiza-se não apenas individualmente, mas também coletivamente. Para ações maiores, de maior abrangência e profundidade, unem-se os cristãos: na assistência emergencial, na promoção humana, na ação social e política em prol da justiça e fraternidade universal.

Em continuidade com os anos anteriores de celebração do Centenário da Arquidiocese de Fortaleza (Ano da Fé, Ano da Esperança, Ano da Caridade), também e especialmente neste Ano da Misericórdia.

A obra de Deus, desde os inícios da criação, foi realizar sua imagem e semelhança na criatura humana, feita assim relacionamento, sociedade. A obra de Deus na redenção realizada em Cristo é a comunhão de toda a humanidade. Deus se revela Amor em seu próprio ser e em sua obra: e Amor é Unidade Infinita das Pessoas Divinas em Sua Trindade. A unidade da pluralidade humana é a imagem e semelhança de Deus, assim criada e mais ainda recriada em Cristo, Filho de Deus.

Maior consciência e missão mais eficaz querem a Igreja no testemunho e anúncio da alegria do Evangelho da Misericórdia e da Comunhão. Ela nos chama a maior transparência desta Graça que é a participação na Vida Divina. Somos todos chamados, responsabilizados e mobilizados a sermos “Misericordiosos como o Pai é Misericordioso” (cf. Lc 6, 36) nas conseqüências da Fé na vida, da comunhão de vida com Deus na comunhão de vida da humanidade’’, ressaltou Dom José Antônio. 

História- A Igreja Católica deu início à tradição do Ano Santo em 1300, durante o pontificado do Papa Bonifácio VIII, que planejou a realização de um jubileu por século. No entanto, para permitir que cada geração presenciasse ao menos um ano santa, em 1475 foi instituído um jubileu ordinário a cada 25 anos. O jubileu extraordinário, como ocorre agora entre dezembro de 2015 a novembro de 2016, é proclamado por ocasião de um acontecimento particular.

A cada 25 anos a um ano santo, mas, de vez em quando, o Papa institui um ano extraordinário da misericórdia. O ano de 2016 é considerado extraordinário porque o Papa Francisco sentiu que o peso do pecado no mundo está muito forte. As pessoas têm que se libertar disso e se voltar para Deus e para o irmão. Sem o perdão dos pecados não há paz no mundo. Conforme a Igreja Católica, até hoje, 26 Anos Santos Ordinários foram proclamados, sendo que o último ocorreu no ano de 2000. Já os extraordinários – dois ao todo – aconteceram no último século: em 1933, proclamado pelo Papa Pio XI, por ocasião do 19º Centenário da Redenção, e em 1983, pelo papa João Paulo II, pelos 1950 anos da Redenção.

Os fiéis participaram do encerramento da Porta Santa no Município de Canindé, vivenciando assim, a graça do jubileu e obtendo a indulgência. A Basílica de São Francisco foi escolhida pelo Arcebispo Dom José Antônio Tosi para representar a região ser um local tradicionalmente procurado por romeiros e fiéis devotos do santo mais popular do mundo e que em vida imitou Jesus Cristo.

O encerramento do Ano Santo nos santuários de Dioceses do Brasil aconteceu dia 13 de novembro por determinação do Papa Francisco. Durante um ano fieis tiveram a oportunidade de conseguir indulgências a partir da passagem pela porta Santa que pela primeira vez foram abertas em vários lugares santos do mundo.

No santuário de Canindé a estimativa foi que mais de três milhões de pessoas passaram pelo Santuário durante este ano santo e puderam fazer a experiência da misericórdia feita por São Francisco lembrada pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio na Missa de Abertura.

Em uma carta circular, divulgada no último dia 13 de outubro, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio convida as comunidades, paróquias, áreas pastorais, associações e movimentos eclesiais, novas comunidades, organismos eclesiais e coordenações pastorais para participarem deste momento importante e que significa comunhão eclesial e ação de graças comum.

O papa Francisco proclamou o Jubileu da Misericórdia com a publicação do documento Misericordiae Vultus, no qual explicou que o Ano Santo se iniciaria em 08 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição, e se encerraria em 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei. Com isso, o Santo Padre convidou toda a Igreja a contemplar, ao longo desse ano, a misericórdia de Deus, pois é com misericórdia que Ele nos trata e espera que tratemos os nossos irmãos.

No domingo seguinte a abertura do Ano Santo, o Papa abriu a Porta Santa na Catedral de Roma e o mesmo aconteceu em todas as catedrais do mundo e também em santuários ou igrejas onde ocorrem peregrinações.






VOCÊ SABIA?

Na Igreja Católica, quando há um Jubileu, os fiéis que cumprem certas disposições estabelecidas pelo papa recebem indulgências ao longo de um ano.
Quando alguém se arrepende de seus pecados e se confessa, recebe o perdão de Deus para os pecados cometidos, contudo, ainda sim há uma pena a ser cumprida. Quando o fiel recebe uma indulgência, a pena é remida, ou seja, deixa de existir.

Para receber a indulgência concedida nesse ano, o fiel deve fazer o caminho da misericórdia, passando pela Porta Santa em qualquer igreja que a tenha aberto, confessando-se, participando da Eucaristia, rezando nas intenções do papa e realizando as obras de misericórdia.

As obras de misericórdia corporais são: dar de comer aos famintos, dar de beber aos que têm sede, vestir os nus, acolher o estrangeiro, visitar os enfermos, visitar os encarcerados e sepultar os mortos.
As obras de misericórdia espirituais são: aconselhar os duvidosos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as injustiças e rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves